Pesquisar
Close this search box.

Colunistas

Um momento inesquecível ou Um sonho de Liberdade

Colunistas

E os partidos políticos, nas maiores democracias do mundo, são o instrumento necessário e suficiente para garantir o desejo mais intenso, depois do anseio pela vida

Aguardei por 35 anos pelo momento de participação política mais intensa do que simplesmente votar. Poucos têm ideia do que é, para um estudioso do direito constitucional, observar à distância, ou do outro lado do balcão, os movimentos internos de um partido político.

Aposentado da magistratura, livre dos impedimentos de exercer atividade partidária acertadamente impostos, me filiei ao MDB de Porto Velho. Afinal, durante os mais de 20 anos lecionando na graduação, me entristecia ver a participação política efetiva quase nenhuma dos milhares de alunos que passaram nas minhas salas.

A participação política é uma conquista recente, notadamente no Brasil, uma vez que as primeiras constituições impunham seríssimas barreiras à participação popular. Essa participação irrestrita, quase absoluta, desde a adolescência até os últimos dias decorre de muito suor, de muitas lágrimas, e nunca deixei de me perguntar por que a imensa maioria das pessoas nunca se interessou por um partido político. Afinal, é ali que se consolidam as candidaturas. Por que eu devo votar simplesmente naqueles candidatos que os partidos políticos oferecem, se eu tenho o poder constitucionalmente assegurado de participar da escolha do candidato a ser apresentado pelo partido?

Hoje, não há nada mais intelectualmente desafiador do que observar os pré-candidatos, seus motivos, suas personalidades. Entrar em contato com seus perfis psicológicos, ideológicos e, principalmente, os objetivos que pretendem alcançar. Os objetivos primários e secundários, os objetivos próximos e os remotos, os planos muitas vezes traçados para os próximos 10 anos.

Você acha que alguém está preocupado com 2022? Tudo isso já está acertado há tempos, e quem pensa em 2026 está muito atrasado.

Você é sempre levado a acreditar que o objetivo de todo partido político é vencer as eleições. Mas, muitas vezes, é preciso perder para vencer. Existem mais pedras no tabuleiro político do que num complexo tabuleiro de xadrez.

Não menos interessante é observar os dirigentes do partido. Alguns merecem absoluta confiança. Contudo, cada frase é um enigma a decifrar. Não, não é um ponto final, mais um talvez que pode se transformar num sim logo adiante. Sim pode ser transformado em não tão peremptório como se fosse gritado. A leitura do discurso político acaba se tornando o maior desafio. Tudo isso sem descuidar de que a liderança pode ser exercida de forma tão discreta que você quase desconsidera uma possibilidade real no líder.

Finalmente, a inteligência política dos integrantes do diretório. Observar seus interesses pessoais, sua disposição em atuar em prol dos objetivos estatutários do partido, seu poder de convencimento, sua liderança lateral, resultaria certamente numa importantíssima dissertação de mestrado.

Se você ainda não tem um partido para chamar de seu, procure ler os estatutos, identifique as filosofias e objetivos, analise os aspectos políticos de comportamento e filie-se. Não se preocupe muito com as pessoas que estão por perto. Pessoas passam mas, diz a história, os ideais de liberdade não morrem. E os partidos políticos, nas maiores democracias do mundo, são o instrumento necessário e suficiente para garantir o desejo mais intenso, depois do anseio pela vida. Mais que um desejo, um sonho de Liberdade.

Walter Waltenberg Silva Junior é professor, político e empreendedor em Porto Velho. Ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA