Pesquisar
Close this search box.

Colunistas

WALDO ALVES ASSUME A EDUCAÇÃO COM GRANDES DESAFIOS

Colunistas

 

Toda a troca é traumática, não importa onde ela aconteça. Mudar um secretário é coisa extremamente difícil para um governo, ainda mais se ele é Confúcio Moura, que é cheio de dedos e cuidados, pelo respeito que tem pelas pessoas, quando tem que tomar uma atitude dessas. Mas há momentos em que a mudança é a única alternativa. Veja-se por exemplo, o caso da educação. Confúcio começou seu governo com um técnico no assunto, Jorge Ellarat, em 2011. Durou cerca de seis meses a experiência. Até hoje não se sabe porque ele, um especialista, homem com longo currículo de serviços e conhecido por suas brilhantes palestras, não conseguiu atender as necessidades do Governo. Até hoje, os motivos reais da sua saída da Seduc não foram bem explicados. Interinamente, o posto foi ocupado por Júlio Olivar, que  na verdade pouco conhecimento tinha da área. Júlio era uma espécie de coringa de Confúcio e quando saiu da Seduc, em agosto de 2012, ainda foi para a área de comunicação e, posteriormente, para a Secretaria de Turismo. Isabel Fátima da Luz, a adjunta polêmica, assumiu interinamente, até que Confúcio convocou Emerson Castro para o comando do setor, em setembro de 2013. Novas mudanças no Governo e, novamente, o Governador foi buscar outro nome, esse conhecido mais na região central do Estado (Cacoal), mas desconhecido nas demais regiões. Fátima Gavioli assumiu com a esperança renovado do seu chefe, de que, agora, sim, a educação iria deslanchar. Não deu de novo. Numa reunião recente, Confúcio teria elogiado Fátima Gaviolli, dizendo que ela é extremamente trabalhadora e esforçada, mas que todo esse trabalho não teve o resultado que ele queria.

Assume agora Waldo Alves, homem de confiança do Governador, parceiro de muitos anos, pessoa que convive na cozinha do chefe. Waldo, por onde passou, melhorou muito os setores sob seu comando. É de fácil diálogo, bondoso, respeita os amigos e tem fidelidade a eles, mas quando tem que falar duro e fazer as coisas acontecerem, não há ninguém melhor. Confúcio escolheu certo. Waldo é, sem dúvida, uma boa aposta para a Educação rondoniense. Tomara que repita na Seduc o sucesso que tem tido por onde passou…

 

O SONHO DE CONFÚCIO

Na área da educação, além dos números do Fundeb, que não nos são favoráveis como Confúcio queria que fossem, há o projeto do ensino integral, que é a menina dos olhos do Governador e que não andou. Quando ele assumiu, haviam 17 escolas no Estado, com esse tipo de ensino completo. Hoje, existem as mesmas 17 escolas. Ou seja, a intenção ficou só no discurso, porque na prática, foi um grande fracasso. Waldo Alves conversou longamente com o Governador sobre o assunto. E esse será uma das suas grandes missões: aumentar significativamente o número de educandários com ensino integral. Não como um “crechão”, apelido dado pelo próprio Confúcio, mas como uma escola moderna, de tempo integral, de múltiplas atividades e que signifique um salto de qualidade no ensino rondoniense. Confúcio exige esse resultado. O cara certo para alcança-lo, é quem ele escolheu agora: Waldo Alves.

 

TODO APOIO ÀS MEDIDAS

Todas as opiniões devem ser respeitadas. A democracia é isso, no resumo dos resumos. Então, mesmo respeitando as posições divergentes, é importante que a coluna se posicione sobre as primeiras medidas anunciadas pelo prefeito Hildon Chaves, principalmente as relacionadas com o funcionalismo. Que fique claro que todas elas, se depender desse escriba, têm todo o apoio, todo o aval, todo o respeito. Embora sempre destacando a importância dos servidores, é importante deixar bem claro que a Prefeitura não pertence a eles; que a administração municipal não é propriedade deles. São, ambos, de propriedade da população, dos pagadores de impostos, de quem sustenta toda essa estrutura. Portanto, administrador que vive em função do funcionalismo, como o fez Mauro Nazif, acaba como Nazif acabou. Hildon, nesse quesito, está certíssimo, portanto.

 

DANDO TEMPO AO TEMPO

Já em relação ao secretariado, ainda não se pode dizer o mesmo. Há alguns nomes desconhecidos e outros surpreendentes, que só se poderá avaliar mais à frente. Seria injustiça dizer que essa ou aquela área tendem a fracassar, por causa dos indicados, antes de permitir que eles mostrem a que vieram. Daqui a uns seis meses já saberemos se a equipe montada pelo novo prefeito vai ter mesmo  o sucesso que a Capital necessita. Teoricamente, alguns dos indicados têm tudo para fazer um ótimo trabalho e outros nem tanto. Mas pré julgar, achar que apenas pela indicação já se deve fazer cara feia, é ir contra o bom senso e a própria história. Houve aqui mesmo em Porto Velho, casos de indicados que pareciam não servir para nada, mas que acabaram fazendo um excelente trabalho. E outros de quem se esperava muito, mas que ficaram perdidos pelo caminho. Vamos aguardar, antes de começar a analisar o trabalho de cada um…

 

LUTA CONTRA A MICROCEFALIA

O secretário de saúde, Williames Pimentel, o cara certo no lugar certo, está anunciando um pacote de exames para acompanhamento de crianças com suspeita de microcefalia. Os exames estão sendo realizados no Hospital de Base e os resultados saem logo. Outros 10 casos estão na fila, para serem acompanhados. Não se sabe ainda se a doença, caso confirmada, é congênita ou se há casos de contaminação pelo zika vírus.  “Uma estrutura especial foi montada, com equipamentos e anestesistas para atender somente essas crianças, que após o resultado, já saíram com uma data previamente marcada para o retorno com o neuropediatra, dando sequência ao tratamento”, anuncia Pimentel. É mais uma ação da saúde estadual que merece destaque…

 

UNIVERSIDADE DO CRIME

O domínio dos presídios pelas facções e pelo crime organizado, só surpreende quem não consegue entender que tudo isso faz parte do pacote de bondade das leis brasileiras, para com os criminosos. Ao dar igualdade de tratamento para pequenos foras da lei, muitos deles primários, colocando-as na Universidade do Crime nas mãos dos bandidões, obviamente que as autoridades estão pedindo pelo amor de Deus que os principiantes sejam cooptados pelos chefões e a eles se aliem, se quiserem sobreviver. Impunidade e penas iguais para crimes diferentes; impunidade e benesses para quem não as merece; impunidade e irresponsabilidade de quem faz as leis e as faz cumprir, do jeito que estão, completam a estrutura benevolente que dá boa vida aos grandes bandidos e inferniza aqueles que poderiam ainda ser recuperados. Todo o resto é papo furado e conversa de quem sobrevive em função dos direitos humanos do crime. Pronto. Falei!

 

PERGUNTINHA

Quando o ano que chegou começará a trazer alguma boa notícia e não só mais mortes, mais tragédias, mais acidentes naturais, mais violência nas ruas e no trânsito?

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
1 comentário

1 comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA