MP/RO
MP e Fiocruz alinham parceria para análise da qualidade da água em comunidades ribeirinhas
MP/RO
Conforme tratativa, trabalhos deverão ser realizados como parte do conjunto de ações do MP Itinerante
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) e a Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia (Fiocruz/RO) alinharam nesta quarta-feira (13/3) a definição de parceria para o desenvolvimento de um trabalho móvel em favor da melhoria da qualidade da água consumida em comunidades ribeirinhas no estado. A cooperação tornará possível que o órgão de saúde realize, no âmbito do projeto MP Itinerante, a coleta e análise microbiológica de amostras de água das áreas visitadas para subsidiar a atuação de Promotores de Justiça junto ao Poder Público.
As tratativas entre as instituições foram estabelecidas em reunião coordenada pelo Diretor do Grupo de Atuação Especial Cível (GAECIV), Promotor de Justiça Julian Inthom Farago, que apresentou a proposta do trabalho à vice-coordenadora de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, pesquisadora Deusilene Vieira.
Conforme explicou o integrante do MPRO, a necessidade da colaboração da Fiocruz com o Projeto MP Itinerante se mostrou evidente no ano passado, durante os trabalhos realizados na região do Baixo Madeira, onde as equipes do Ministério Público entenderam pela importância de fiscalização da qualidade da água que vem sendo consumida pela população ribeirinha.
A ideia, detalhou o Promotor de Justiça, é que a equipe da Fundação integre as ações do projeto a fim de verificar a qualidade da água em escolas localizadas nas regiões que receberem a iniciativa. “Por ser o público da escola um recorte da comunidade, será possível saber como está a qualidade da água que chega àquela população”, disse.
Nos locais, os profissionais prestarão, ainda, orientações à comunidade escolar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis e vetores/transmissores de doenças febris agudas.
Atendendo ao convite do Ministério Público, a pesquisadora Deusilene Vieira disse que o órgão está à disposição do MP para levar sua atuação técnica e, consequentemente, mais cidadania às populações do Estado.
MP Itinerante – O Projeto MP Itinerante é uma iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça, sob a organização do Centro de Apoio Operacional Unificado, que tem como objetivo ampliar o acesso à Justiça, a prestação de assistência social e ao combate a violações de direitos a localidades afastadas das sedes das comarcas do Estado.
MP/RO
MPRO lança portal para aposentados da Instituição
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta segunda-feira (9/12) o Portal do Aposentado, uma plataforma digital voltada para membros, servidores aposentados e pensionistas. O objetivo é facilitar o acesso a serviços e informações, além de fortalecer o vínculo com aqueles que já contribuíram para a instituição.
Funcionalidades
O portal, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, está disponível no site oficial do MPRO e reúne diversas ferramentas de uso cotidiano, como emissão de contracheques, declarações de rendimentos, acesso ao sistema de auxílio-saúde (PASS) e ao recadastramento previdenciário do Iperon. Também estão disponíveis o Diário Oficial do MPRO, notícias institucionais, homenagens a aniversariantes, informações históricas no memorial da instituição e links para associações de classe e requerimentos.
Integração e acolhimento
A plataforma foi desenvolvida sob determinação do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que atendeu a um pedido da Associação do Ministério Público (Ampro), e tem como foco ampliar a integração e o sentimento de pertencimento entre os aposentados e pensionistas do MPRO. Além disso, o portal busca tornar mais ágil a identificação e a solução de demandas dessa comunidade.
Fortalecimento de vínculos
Ao lançar o Portal dos Aposentados, o MPRO reforça seu compromisso com a valorização e o acolhimento de seus ex-colaboradores. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de quem contribuiu para o fortalecimento da instituição ao longo dos anos, garantindo que continuem conectados e amparados.
O direito ao acesso a informações e serviços é essencial para a inclusão digital e cidadania. O MPRO segue atuando na defesa desses princípios, promovendo iniciativas que assegurem o bem-estar de todos que fazem parte de sua história.
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE