Tecnologia
5G: Tecnologia 5G chega para 39 cidades em Rondônia
Tecnologia
Liberação da faixa é o primeiro passo para que as prestadoras que adquiriram lotes instalem estações de quinta geração nas cidades
Um total de 39 municípios receberam autorização para implementar o sinal de telefonia móvel 5G no estado de Rondônia. A possibilidade de cobertura nas cidades aumenta a cada mês com acompanhamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações.
Com a autorização, cerca de 700 mil pessoas serão beneficiadas com acesso à tecnologia 5G no estado, sendo as localidades contempladas: Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alvorada D’Oeste, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Castanheiras, Cerejeiras, Corumbiara, Costa Marques, Espigão D’Oeste, Governador Jorge Teixeira, Guajará-Mirim, Jaru, Machadinho D’Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova Brasilândia D’Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia D’Oeste, São Felipe D’Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse que tem trabalhado para avançar, junto à Anatel e às operadoras de telefonia móvel, a implantação do sinal por todo o país.
“Expandir o 5G é revolucionar diversos setores do país, desde a indústria, educação, saúde e entretenimento. Seguiremos com o avanço na expansão do sinal e o cronograma estipulado no leilão 5G está sendo cumprido. Nosso compromisso é levar o 5G para o todo o Brasil”, disse Juscelino.
A liberação da faixa é o primeiro passo para que as prestadoras que adquiriram lotes instalem estações de quinta geração nas cidades. A liberação, no entanto, não significa que o 5G será instalado de imediato nas localidades. O processo depende do planejamento individual de cada prestadora.
Com a decisão, o total de cidades que vão poder contar com o 5G na faixa de 3,5 GHz chegará a 4.302, nos quais vivem pouco mais de 192 milhões de brasileiros – aproximadamente 90,2% da população do país.
Com a antecipação dos 168 municípios no fim do semestre, os estados do Acre (AC), Amazonas (AM) e Goiás (GO) foram totalmente liberados para a ativação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz.
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) disponibiliza um painel de dados para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados. O indicador mostra as cidades em que a faixa de 3,5 GHz já está liberada e as próximas que vão receber o benefício.
2 anos de 5G
O 5G completou neste mês dois anos do início de sua implantação no Brasil. Brasília foi a primeira capital a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para o 5G em 6 de julho de 2022.
O 5G é uma tecnologia até 10 vezes mais rápida que o 4G, possibilitando a conexão de milhares de dispositivos simultaneamente na mesma rede e possui baixa latência.
Hoje, de acordo com dados da Anatel, 753 municípios estão com a infraestrutura necessária já licenciada para a ativação, nas diversas faixas da tecnologia (700 MHz, 2,3GHz e 3,5GHz).
A limpeza da faixa de 3,5 GHz para que o serviço possa ser ofertado é de responsabilidade da Anatel – e mais de 1,6 mil municípios já estão aptos a receberem a tecnologia.
Leilão 5G
O certame estabeleceu um cronograma para a ativação da quinta geração de dados móveis de acordo com a quantidade de habitantes nas localidades e as operadoras têm a liberdade de seguir seus planejamentos de implantação, desde que cumpram os prazos.
O edital do 5G, que fixou as regras da licitação realizada no final de 2021, estabelece compromissos para que todas as cidades do país tenham sinal 5G até o final de 2029.
Esforços estão sendo feitos pelo setor e governo para antecipar essas ativações, bem como para que a cobertura nas cidades onde estão sendo vendidos o serviço possa ser igual ou até maior que a do 4G.
Tecnologia
5G da TIM chega em Rolim de Moura
A operadora está presente também com a cobertura de quinta geração em Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena.
A TIM segue com a expansão da maior cobertura 5G do Brasil e comemora a ativação da tecnologia para os clientes de Rolim de Moura, em Rondônia. O objetivo é aprimorar ainda mais a experiência e possibilitar novas oportunidades de navegação, com velocidades superiores ao 4G.
Para desfrutar da nova rede 5G da TIM, não é preciso trocar de chip, basta possuir um smartphone compatível com a tecnologia, sendo que quase 90% dos aparelhos disponíveis nos canais de venda da companhia são compatíveis. A TIM está comprometida em proporcionar uma experiência de alta velocidade e conectividade confiável aos seus clientes em todo o Brasil.
A TIM também está presente com o 5G em Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena.
O 5G leva benefícios significativos para a economia local, possibilitando a automação do agronegócio e facilitando a vida da população e o crescimento do comércio eletrônico de pequenos empresários e novos empreendimentos. Além dos benefícios para o consumidor final, o 5G impulsiona fortemente o mercado corporativo, porque viabiliza a chamada Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas. A tecnologia também pode estimular o crescimento de importantes setores da economia, como educação, saúde, transporte e segurança, entre outros.
Em setembro, a TIM ativou sua tecnologia de quinta geração em 92 novas localidades, abrangendo estados como o Pará, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Amapá, entre outros. Essa ampliação reflete o compromisso da companhia em fornecer uma cobertura abrangente e de alta qualidade aos seus clientes, garantindo uma melhor experiência no uso de dados.
O diretor de Rede da TIM Brasil, Homero Salum, afirma que a operadora vem trabalhando continuamente para ampliar sua rede. Segundo o executivo, a expansão do 5G traz diversos benefícios não só para os clientes, mas para o país como um todo. “A tecnologia 5G eleva a experiência de conectividade junto aos usuários, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e social das cidades e regiões conectadas. Impulsiona a economia local, favorece a automação industrial, o acesso a serviços essenciais e o crescimento da economia digital”.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, S&P/B3 Brasil ESG, IDIVERSA e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Desde 2022, tem sido selecionada anualmente para o Sustainability Yearbook, publicação da S&P que reúne as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index). Para mais informações, acessewww.tim.com.br.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia5 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE