Pesquisar
Close this search box.

Colunistas

A cidade solidária aos políticos envolvidos na corrupção

Colunistas

 

FILOSOFANDO
“Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga.” DENIS DIDEROT (1713/1784), filósofo e escritor francês. Preocupou-se sempre com a natureza do homem, a sua condição, os seus problemas morais e o sentido do destino. O intelectual francês nascido na histórica província de Champanhe é considerado o precursor da filosofia anarquista.

DEMOLIÇÕES
Até agora, segundo informação oficial, a prefeitura de Porto Velho identificou cerca de 1.500 ocupações irregulares de caráter crítico em Áreas de Preservação Permanentes (APPs) na capital. Construção em fundo de vale é proibida por legislação federal. Devido à praxe das gestões anteriores de “deixar para lá”, esse tipo de ocupação irregular proliferou por toda a cidade, contribuindo para degradar ainda mais o meio ambiente.
A nova gestão não vai tolerar mais essa prática. As construções nessa faixa proibida começaram a ser notificadas e serão demolidas a partir de agora, atendendo requisição do Ministério Público Estadual.

POSTO DE GASOLINA
Como os prefeitos nunca levaram a sério a legislação sobre as Áreas de Preservação Permanente, em Porto Velho há claros exemplos da presença de invasores desses espaços, até com construção de Postos de combustíveis, como se constata na avenida Calama, junto ao Igarapé do Bairro 22 de Dezembro.
Essa situação foi registrada na coluna no a início da obra. Na época havia informe de que o dono do posto era o vice-prefeito de Guajará-Mirim. Por isso o gestor municipal preferiu fechar o olhos para a irregularidade. Não se sabe se a demolição do posto está na relação da Diretoria de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da Subsecretaria de Meio Ambiente (Sema) que pretende manter as operações de desobstrução das APPs de forma sistemática.

CABEÇA DE VILHENENSE
Imagino que mesmo sociólogos experientes teriam dificuldades de entender o que se passa na cabeça dos vilhenenses. Afinal a importante cidade sulista de Rondônia não se destaca apenas pelo seu potencial econômico, especialmente na produção de grãos. Destaca-se também pelo sentimento de solidariedade a políticos corruptos, eleitos com votação expressiva, até mesmo aqueles colocados no xilindró.

EXPLICAÇÃO
Será que a psicologia pode explicar isso?
E assim é difícil acreditar que os vereadores da cidade de Vilhena irão cassar os colegas que saíram da cadeia para tomar posse, retornando à prisão após o ato. É uma indecência constatar que os praticantes de falcatruas e corrupção não chegam a escandalizar o eleitorado daquela importante cidade.

PREFEITA
Não importa a opinião dos amigos e defensores do clã Donadon, mais uma vez prestigiado pelos eleitores de Vilhena, com a vitória da mulher de Melki para a prefeitura da cidade. O envolvimento dos nomes maiores do clã com a corrupção (dois ex-deputados condenados, um ainda foragido da Justiça) contribuiu para manchar ainda mais a recente história política rondoniense. E mesmo assim não faltaram solidariedade e simpatia dos vilhenenses ao clã na última eleição.

NOVA ELEIÇÃO
Agora há um risco real de mudança no resultado daquele jogo. Uma ação prestes a ser decidida em corte superior, em Brasília pode cancelar o resultado do pleito, determinando que se faça outra eleição naquela que é a principal cidade de Cone Sul. Se essa decisão se materializar os vilhenenses terão uma oportunidade de resgatar a dignidade da escolha de seus representantes. Isso se não continuar praticando essa Síndrome de Estocolmo que acaba premiando aquela região como a “terra da omertá” cabocla.

X DA QUESTÃO
No passado ele foi um personagem sempre presente nas coxias do Poder. Tinha enorme influência e não escondia sua alegria quase infantil de postar-se como um “brujo” nas cercanias do palácio, a ponto de chegar a bancar a publicação de uma revista feita para influenciar o centro do poder estadual.
Após ganhar rios de dinheiro, o X da Questão desapareceu do circuito, não antes das grandes tacadas lucrativas até no centro da república. Agora ele está de volta. É visto com frequência na Assembléia Legislativa. Tudo leva a crer que busca recuperar o papel de quem sabe mexer o doce nos financiamentos da campanha.
Como andou recebendo um rio de dinheiro com desapropriações de áreas para os interesses do complexo hidrelétrico, o X da Questão já está na ribalta para ser paparicado por quem anda de olho em 2018.

SARNEY
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, realiza hoje viagem oficial a Rondônia como parte das políticas brasileiras de combate ao desmatamento na Amazônia Legal. Em Porto Velho, Sarney Filho conduzirá reunião técnica com o governador do Estado, Confúcio Moura, para o estabelecimento de estratégias de gestão ambiental do território rondoniense. O evento começa às 9 horas no auditório Governador Jerônimo Santana – Avenida Farquar, 2.988, Palácio Rio Madeira, 9º Andar.

MELHORES
O reconhecimento é geral: Airton Gurgacz figura no ranking dos melhores deputados de Rondônia. Mesmo entre seus colegas de parlamento o deputado aparece como um que deve renovar o mandato nas eleições de 2018 ou até mesmo ser um candidato muito forte – se quiser – para a disputa de uma cadeira de deputado federal.
Atento a todas as necessidades da população rondoniense, Acir está sempre apresentando propostas para aperfeiçoar a legislação existente ou criar mecanismos capazes de induzir ações do governo em favor do desenvolvimento sustentado.
Nesta semana o parlamentar está sendo lembrado especialmente pela sua intransigente defesa das pessoas com deficiências, sempre disposto a contribuir com entidades que cuidam desse segmento. Dessa feita o parlamentar recebeu aplausos por seu gesto de emenda para custear um ônibus moderno e equipado às necessidades dos alunos da APAE de Ji-Paraná.

CONVERSAÇÕES
O presidente regional do PSDB, Expedito Júnior, reafirmou que ainda não se definiu sobre o cargo que disputará nas eleições de 2018. Todavia, o ex-senador Expedito garante que o PSDB terá nome próprio para a disputa do Palácio Rio Madeira, pois “nos quadros” dos tucanos “há pessoas valorosas” que podem dar sua contribuição para transformar o estado de Rondônia, colocando seu governo verdadeiramente a favor do povo.
Expedito não esconde as “conversações” mantidas com políticos de diversas siglas sobre “o futuro do estado” mas com o cuidado de não antecipar o processo eleitoral de 2018.

O QUE QUEREM OS RONDONIENSES
Como membro da executiva nacional do PSDB, Expedito tem tratado com os nomes de maior expressão nacional do partido do tema eleitoral, ouvindo o feeling de tucanos experientes como o governador Alckmin e o senador Aécio.
Fora o consenso de que o PSDB tenha candidato próprio ao governo rondoniense, Expedito destacou que há também uma preocupação única do partido: “Principalmente pelo reflexo da grande vitória conseguida para a prefeitura de Porto Velho, com a eleição de Hildon Chaves, estamos convencidos de que a população vai escolher em 2018 um governo que olhe para frente, capaz de buscar e manejar as mais modernas ferramentas de gestão e, cabe ao nós do PSDB apresentar uma proposta, um programa para realizar um governo ousado, diferente do que o estado teve até agora”, sublinhou Expedito.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA