Colunistas
A LUTA DO SINDISEF PARA FAZER JUSTIÇA ÀS VÍTIMAS DO DDT
Colunistas
Enquanto a Justiça comum e a do Trabalho empurram uma para a outra a competência sobre decisão se os trabalhadores destruídos pelo DDT sejam indenizados, muitos continuam perdendo as forças e outros tantos já morreram. Não há mais dúvida de que os que atuavam em Rondônia, na antiga Sucam, no combate à malária, foram contaminados pelo veneno. O Sindicato dos Federais do Estado, o competente Sindsef, presidido pelo atual vice governador Daniel Pereira (em fevereiro tem nova eleição), teve que recorrer à Organização dos Estados Americanos (OEA), para denunciar o descaso das autoridades, que até hoje jamais deram qualquer tipo de apoio; não indenizaram os doentes ou as famílias dos mortos, vítimas das doenças causadas pelo agrotóxico. O contágio e a destruição do organismo humano com o DDT e outros pesticidas, ignorados até agora pelo governo brasileiro e pelo Judiciário, pode ser assunto da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ao destacar que “a denúncia visa que o Governo seja responsabilizado a arcar com as despesas do tratamento de saúde dos servidores e familiares intoxicados e a indenizá-los por danos morais”, Daniel Pereira deixa claro que a iniciativa inédita do Sindsef se tornou o único caminho para que, finalmente, se faça Justiça a tantas vítimas dos pesticidas utilizados pela Sucam durante décadas, em Rondônia e que tantos danos causou aos seus servidores.
O DDT (Dicloro Difenil Tricloroetano), é uma das substâncias sintéticas mais utilizadas no século 20. Surgiu na Segunda Guerra, para prevenção de tifo em soldados, que o utilizavam na pele para combate a piolhos. Posteriormente foi usado na agropecuária, no Brasil e no mundo, como pesticida, por cerca de 30 anos, também no combate à malária. O DDT atua sobre o sistema nervoso central, resultando em alterações de comportamento, distúrbios sensoriais, do equilíbrio, da atividade da musculatura involuntária e depressão dos centros vitais, particularmente da respiração. Foi isso que aconteceu com dezenas e dezenas de ex funcionários da Sucam em todo o país e principalmente em Rondônia. Até hoje, as vítimas não foram indenizadas e nem suas famílias. O Sindisef está lutando para que, finalmente, a Justiça seja feita.
INTERVENÇÃO NA MADRUGADA
Há algo diferente no ar. No último sábado, por volta das duas horas da madrugada, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da avenida Mamoré, no Tancredo Neves, mais de uma centena de pessoas esperavam atendimento, porque o sistema tinha travado e parece que, sem ele, nada funciona no serviço público. Pois foi nessa hora que chegaram, juntos, o vice prefeito Edgar do Boi e o secretário de saúde Alexandre Porto. Em poucos minutos, os dois organizaram o atendimento manual e, rapidamente, todos os pacientes estavam sendo atendidos. Provavelmente, ao menos na recente história de Porto Velho, houve intervenção direta – e ainda mais na madrugada – de autoridades do primeiro escalão, mandando e desmandando num posto de saúde e, mais que isso, resolvendo o problema. O prefeito Hildon Chaves, via redes sociais, gravou vídeo no domingo, elogiando a ação da dupla.
ZUMBI INVEJOSO
Quase como zumbis políticos, sem rumo e sem argumentos, alguns petistas e esquerdopatas desesperados, partem para ofender seus agora ex amigos, apenas por discordância ideológica. Quem vivia pedindo bexiga, mesmo sem ter qualquer peso (e democraticamente o espaço lhe era dado), agora cospe no prato que comeu, dizendo asneiras ofensivas, imaginando que vá receber o troco à altura do seus ataques doentios. A inveja é mesmo, uma merda. Certo advogado, quase anônimo; motivo de gozação, porque onde põe a mão, tudo desaba, está louco para ter seu nome citado por alguns dos expoentes da mídia rondoniense, que fazem o maior sucesso. É o esquerdopata típico. Frustrado e invejoso; cheio da grana, mas exige que todos sejam pobres, menos ele, é claro. Também tipicamente, não aceita opiniões diferentes. Nunca protestou contras as dezenas de ladrões que formaram seu partido para roubar o país (muitos estão presos, muitos outros ainda o serão), mas adora ofender quem não pensa igual. Vai fazer de tudo para aparecer, mas, pobre coitado, seu nome não será dito ou escrito. Não merece atenção alguma!
GUINESS, DE NOVO!
Podemos entrar para o Guiness em mais um recorde. Quase 9 por cento de toda a força de trabalho da Prefeitura de Porto Velho está em casa, ganhando sem trabalhar, abrigada em atestados médicos para problemas de saúde. Mais de 1.100 dos 13 mil servidores, incluindo cargos comissionados e concursados, garantem estar com algum tipo de moléstia, a tal ponto que não podem servir à população que os paga. O prefeito Hildon Chaves, quando recebeu o levantamento, levou um susto. Tem que mandar investigar a fundo. Certamente, em muitos casos, há sim pessoas com problemas de saúde. Mas quase 1.100 numa tacada só, é impressionante. A comunidade, que paga pesados impostos e que vive reclamando do mau atendimento do serviço público, certamente vai querer explicações do Poder Público. Quando as tiver, é bom que o prefeito explique porque temos, nessa Capital, o maior número de doentes, proporcionalmente aos trabalhadores, na nossa Prefeitura….
TALENTO DA NOSSA GENTE
Duas meninas do interior de Rondônia, duas irmãs, da roça, foram a grande atração do programa de Rodrigo Faro, na Rede Record TV, nesse domingo. As meninas, cantando músicas sertanejas, talentosas, competentes e que também compõe músicas, fizeram o maior sucesso num dos programas de maior audiência da TV brasileira no seu horário. As duas garotas cantaram até com duplas famosas como Chitãozinho e Xororó e Bruno e Marroni. Embora o colunista deteste música sertaneja, não tem como não se emocionar com a bela história das irmãs, que cantam em barzinhos em Alvorada e saltaram para a fama em todo o país, de uma hora para outra. De vez em quando, pelo talento da nossa gente comum, saímos do noticiário negativo e policial; dos erros políticos e da violência que nos assola, para o que de melhor temos nessa terra. Foi o caso do domingo, onde por mais de uma hora, as duas meninas encantaram os telespectadores do país. Maravilha!
ORGULHO PROBLEMÁTICO
A coisa não anda boa para quem reside no Orgulho do Madeira. Muitos moradores estão reclamando da violência, da invasão de alguns apartamentos por traficantes de drogas e da falta de infraestrutura. Um dos moradores, que pediu para não ser identificado, mas é uma fonte confiável da coluna, diz que já existem várias habitações alugadas, o que é totalmente proibido, além de outras tantas invadidas simplesmente. Quem teme a violência do local e acha que falta de tudo um pouco, está abandonando o imóvel que recebeu ou passando-o para outras famílias. O problema é que quando a mídia vai ao local ou até gente do Governo, os moradores temem fazer denúncias, para não virarem alvo dos bandidos. Quem sabe a PM infiltra gente do setor de inteligência na área, para descobrir exatamente o que está acontecendo? Não é possível que um conjunto habitacional de tal grandeza tenha tantos problemas ainda nessa fase inicial de implantação. Algo de muito errado há!
PERGUNTINHA
Você concorda ou discorda com o artigo publicado pelo ex Presidente Lula, na Folha de São Paulo, afirmando que nunca fez nada de errado e que tudo o que lhe acontece é perseguição política, por causa da sua defesa do povo brasileiro?
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE