Pesquisar
Close this search box.

Colunistas

A METÁSTASE QUE SE ESPALHOU NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Colunistas

O câncer nacional, agora já em fase terminal  praticamente uma metástase, começou já na chegada dos portugueses. A corrupção se enfronhou na sociedade quando os colonizadores exploravam nossas riquezas naturais e subornavam os índios, para levar nossos tesouros. Os indígenas eram roubados e também escravizados, depois de caírem na armadilha dos corruptos portugueses.  Outra forma de corrupção foi utilizada com os mais abastados do Rio de Janeiro, quando a família real e seu séquito fugiram de Napoleão, para viver no Brasil. Os portugueses distribuíam a torto e  a direito títulos de nobreza aos da colônia. Em troca, tomavam as casas deles, mandando os brasileiros se virarem e procurarem outro lugar para morar. Eram Condes, Duques e outros títulos nobiliárquicos, mas sem teto. De lá para cá, a história da corrupção só se agravou. Nos anos 70, recebeu um símbolo. “Todo brasileiro adora   levar vantagem em tudo!”. A propaganda de uma marca de cigarros, feita pelo jogador Gerson, marcou a oficialização da corrupção, como forma de vida da sociedade. Claro que jamais foi essa a intenção do comercial. Mas a frase resumia tão bem a forma do brasileiro ver a vida e sempre dar um jeitinho de tirar vantagem, que acabou se tornando simbólica.

Os políticos, com sua criatividade e invencionice, principalmente para encher os próprios bolsos, criaram a Universidade Federal da Corrupção, onde eles são doutores, mestres, professores e alunos. Todos os dias, em sua grande maioria, nossos representantes foram aprimorando métodos de corrupção, para enriquecerem, enquanto o país andava para trás. Chegamos ao ápice da roubalheira oficializada no governo do PT, apoiado por vários partidos (ladrão não tem sigla partidária) e continuamos na mesma caminhada no governo de Michel Temer, com grande parte da sua turma também enrolada com sacanagem. A metástase se amplia pelo organismo nacional. Será que surgirá o milagre da cura? Essa, nem os que vendem a Salvação em troca de algum dinheirinho, poderão resolver….

 

 

ENGANANDO OS TROUXAS

Reeducandos, socioeducadores, menor em situação de risco: estas babaquices, inventadas por quem acha que o palavreado bonito resolve problemas, tomou conta das conversas entre autoridades. A Lígua Portuguêsa foi aviltada por essas mesuras, logicamente quando se trata de falar sobre crimes e criminosos. Quando são as vítimas o sujeito da frase, aí as coisas são mais simples: morreu degolada, foi estuprada, levou cinco tiros. Não há poesia nem palavras rebuscadas para falar sobre os mortos na violência que assola nosso país e destrói milhares de vidas e de famílias todos os anos. Mas quando é para falar sobre bandidos, aí sim, o Português é rebuscado, escavado, apelidado. Não aqui. Aqui preso é preso, agente penitenciário é isso mesmo; menor bandido é menor bandido. Danem-se os que acham que fazendo mesuras ao crime, isso fará com que ele diminua. Vade retro, idiotas!

 

TERCEIRA SEMANA

A semana deve começar com muitas nomeações pelo prefeito Hildon Chaves. Mudanças devem acontecer em cargos importantes do segundo escalão para baixo, já que muitos cargos não foram preenchidos. Também haviam fortes comentários de que haveria mudanças em comando de postos de saúde e até na Maternidade Municipal, mas essa informação não se confirmou. Cláudia Reck deve continuar à frente da instituição, mesmo depois de pesadas críticas que recebeu por uma série de problemas registrados com bebês e suas mamães, nos últimos dois anos principalmente. O secretário Alexandre Porto ainda está avaliando todo o contexto da saúde municipal, antes de tomar as medidas que pretende, para melhorar os serviços. Por enquanto, pouco se fala em nomes para postos importantes, mas as mudanças devem começar com tudo a partir dessa terceira semana da administração municipal.

PEÕES SEM SALÁRIO

Um dos setores onde não há funcionários responsáveis, já que os que comandavam o setor foram exonerados, está dentro da Sempla e é responsável pela assinatura de documentos que permitem pagamentos de serviços prestados à Prefeitura. Só uma empresa, por exemplo, tem mais de 300 mil reais a receber, depois de concluir seu trabalho e apresentar todos os comprovantes e negativas. Não recebeu até agora – e seus funcionários, a maioria peões de obra – não receberam seus salários, apenas porque não tem ninguém nomeado para resolver o problema, que depende apenas de uma assinatura. Outros setores da Prefeitura também estão sofrendo com a situação e é vital que o Prefeito termine de montar a sua equipe o mais rápido possível, para que não sejam interrompidos os serviços públicos.

DINHEIRO FÁCIL

O fascínio pelo dinheiro fácil, sem precisar dar duro, sem precisar estudar, sem ter que enfrentar noites em claro para se preparar para vestibulares; sem precisar madrugar para trabalhar, atrai cada vez mais jovens, principalmente os que já tem tendência à vagabundagem. Pronto. Falei. Vida fácil, dinheiro fácil. E o tráfico de drogas é o caminho mais curto. Nessa semana, mais uma prova disso. Gabriel Nicole Silva, filho de família de classe média, optou pelo tráfico, para não precisar fazer como a grande maioria dos jovens brasileiros: lutar pela sobrevivência. Foi preso no centro de Porto Velho com dezenas de comprimidos de Ecstasy e películas de LSD, drogas pesadíssimas. Distribuía entre viciados na famosa “Calçada da Fama”, área central da Capital. Pena que em breve estará solto de novo, beneficiado por leis criminosas, para voltar a fazer o mesmo do mesmo. Lamentável!

PAGAMENTO AOS 300

O presidente da Câmara, vereador Maurício Carvalho, anuncia medidas de contenção de despesas na Casa e nega que vá fazer obras e “puxadinhos” no prédio. Uma das medidas já tomadas foi da redução de 24 mil para 18 mil reais, nas verbas de gabinete. Outra, a de pedir o prédio da Assembleia, ao menos provisoriamente, quando os deputados ocuparem o novo edifício sede do parlamento estadual, para que o antigo seja usado pelos vereadores, já que tem uma boa estrutura para isso. Maurício esteve com o presidente Maurão de Carvalho, semana passada, fazendo o pedido. Vem mais por aí. O jovem presidente afirmou que sua prioridade é pagar as rescisões de mais de 300 comissionados, demitidos na Câmara e que até agora não viram a cor do dinheiro. Outras dívidas serão pagas e novas medidas de economia estão sendo estudadas. Esperemos para ver!

 

]PERGUNTINHA

Você está pronto para um novo governo Lula, que se lança oficialmente candidato à Presidência da República no início de fevereiro, em São Paulo?

 

 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA