Colunistas
A safra recorde, também prevista para Rondônia, deverá impulsionar a venda de máquinas agrícolas.
Colunistas
FILOSOFANDO
“Há pessoas que têm os defeitos das suas qualidades, mas outras têm as qualidades dos seus defeitos. Muita mulher honesta deverá, por exemplo, a virtude à sua falta de encantos; muita gente honesta deverá a lisura à falta de inteligência.” JOAQUIM NABUCO (1849/1910), era o apelido de Joaquim Aurélio Barreto, político, diplomata e historiador brasileiro.
BOA NOTÍCIA
A safra recorde, também prevista para Rondônia, deverá impulsionar a venda de máquinas agrícolas. A produção de veículos em janeiro cresceu 17,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, chegando a 174,1 mil unidades fabricadas. A produção de máquinas agrícolas cresceu 82% no mês, com a produção três mil máquinas agrícolas. A previsão é que as exportações cresçam 7% em 2017, o que deve movimentar 11,7 bilhões de dólares no ano. Os postos de trabalho no setor seguem estáveis, com ligeira queda em janeiro de 0,04% em relação a dezembro de 2016.
A DÍVIDA
O colunista ficou assustado com a revelação feita por um economista bem informado sobre a realidade do Brasil. Quando a classe política terá coragem de tocar no tema mais explosivo e mais cruel da história recente desse país?
A maior sangria praticada contra o povo é a dívida pública brasileira. Pagamos diariamente R$ 2 BILHÕES e 600 milhões de juros. Em 40 anos o Brasil pagou R$ 28 TRILHÕES somente de juros. Estamos enxugando gelo. Petralhas e Coxinhas são parceiros do mesmo golpe. E o analfabeto eleitor paga a conta.
RAIVOSOS
Saiu-se muito bem o prefeito Hildon Chaves no discurso que pronunciou na tarde de segunda-feira, na sessão de abertura da nova legislatura, na Câmara Municipal. Deve ter identificado imediatamente que atrás do movimento dos servidores manifestando contrariedade com o novo prefeito tinha o DNA da raivosa e contumaz oposição (sindicalista) acostumada a manipular segmentos esperançosos de que na gestão que se inicia será possível conseguir dividendos fora da legalidade.
CONVENCEU
A explicação dada sobre a incorporação de gratificação a quem já recebia e a impossibilidade legal de conceder novos prêmios ferindo a legislação baixou o tom da manifestação. O discurso do chefe da administração municipal, reafirmando compromissos de prestigiar o servidor e convocando a categoria para melhorar a prestação de serviços aos contribuintes foi alinhavado com aplausos da quase totalidade dos presentes àquela sessão parlamentar, pela pública declaração de reconhecimento aos servidores conscientes de seu papel.
VIA CRUCIS
Assim que o parlamento estadual terminar o recesso e voltar à plena atividade o governador rondoniense deverá fazer o esforço máximo para aprovar as medidas do ajuste fiscal rondoniense, sem o qual não terá as vantagens (??) da suspensão de sua dívida com a União. Mais do que a questão da dívida (e a principal é a do Beron, fechado nos tempos em que Raupp governou o estado) o governador deverá apelar também para o alto valor da folha de pessoal.
É nesse momento que Confúcio vai ter pela frente seu grande calvário. Certamente as corporações vão gritar e pressionar muito os deputados que, como se sabe, estarão preocupados em aplainar dificuldades para renovar mandatos em 2018.
FALTA DINHEIRO
Rondônia não enfrenta ainda os problemas verificados em outros estados como, só para exemplificar, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e, agora mais recentemente, o Espírito Santo.
Aqui o pagamento do pessoal está em dia e – até onde se sabe – o estado ainda não pediu ajuda extra à União para equilibrar déficits. Mas que a população e os servidores não se enganem: não existe dinheiro sobrando no caixa do executivo estadual. Certos analistas entendem que a situação é ainda de aparente equilíbrio pelo fato de não existir gastos com investimentos em obras estruturantes.
OPÇÕES
Certamente servidores estaduais, especialmente das categorias mais organizadas, vão reivindicar aumentos de salários (ou pelo menos reposição de perdas) e não serão convencidos com essa conversa de ajuste fiscal. Para lideranças do movimento sindical de servidores, a melhor opção de Rondônia seria abrir novas negociações da divida com a União (especialmente a do Beron), algumas consolidadas pela inoperância dos políticos rondonienses no Congresso. Esse pessoal não aceitará de bom grado o argumento governo peemedebista de Confúcio para reduzir drasticamente as despesas aplicando sacrifícios exatamente no salário defasado dos servidores.
VÍTIMAS DA PRAXE
É praxe histórica do parlamento estadual adotar posições do agrado do Executivo, sem maiores questionamentos. Os deputados (salvo honrosas exceções) relutam em se aliar ao pensamento da maioria dos rondonienses não suscetíveis à propaganda oficial.
Nem a propaganda caríssima do governo custeada com o dinheiro do cidadão-contribuinte-eleitor consegue mudar a realidade de um governo que até agora, faltando menos de 2 anos para encerrar o segundo mandato, nada realizou.
INDIGENTE DE IDÉIAS
Não gerou os empregos necessários para atender as necessidades das famílias do estado, não conseguiu criar ou concluir nenhuma obra estruturante para fortalecer, fomentar e ampliar a economia rondoniense.
Os deputados que preferem ficar do lado que a vaca deita não conseguem dimensionar que o governo confuciano é indigente de ideias e de políticas capazes de esconder sua desastrosa gestão. Por isso – se não abrirem os olhos – poderão soçobrar na hora que esse “Titanic” for a pique.
MAIS POBRE
Atender simplesmente o desejo de um governo sem iniciativas de progresso, votando a favor de mais arrocho salarial contra os servidores, aprovando o tal pacote meio que de olhos fechados não será apenas um tiro no pé de quem pretende continuar na vida pública após 2018.
Será também uma maldade contra quem tem dedicado suas vidas para manter a máquina pública funcionando. Ninguém melhora de vida ficando mais pobre. E será isso o que se pretende fazer com o tal pacote de ajuste fiscal que deverá chegar a Assembleia após o recesso. O aviso está dado. Para quem sabe ler um pingo é letra.
PARA REFLETIR
Que esperança nos resta quando vemos um forte candidato a um novo mandato presidencial não hesitar em transformar em palanque eleitoral o velório da própria esposa? Do mesmo jeito que o fez com a miséria deste país? Deu-se de um lado, tirou mil vezes mais de outro lado? Quem defende pobre desvia recursos públicos? Fica rico de forma inexplicável? Que esperança restaria a um país de miseráveis que banca mandatários dos três poderes podres de ricos e privilegiados? Há reforma que dê jeito nisso?
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE