Pesquisar
Close this search box.

Detran

Ações de apoio operacional e logístico são desenvolvidas pelo Detran-RO e Polícia Militar

Detran

Em 2023, o Detran-RO garantiu a segurança no trânsito e preservação de vidas nos municípios 

Com o objetivo de promover segurança e fluidez ao trânsito em grandes festividades, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), executou o projeto “Apoio Operacional e Logístico em Grandes Eventos”, desenvolvendo ações mistas de fiscalização e educação de trânsito em locais estratégicos, visando acima de tudo a segurança no trânsito e preservação de vidas.

O governador do Estado, Marcos Rocha  reforça as ações desenvolvidas pelo Detran-RO quanto à educação de trânsito e manter o trabalho de respeito à legislação. “O Detran-RO atua na importante missão de conscientização da população quanto às boas práticas de segurança para alcançar a paz no trânsito e prevenir sinistros de trânsito. As ações são fundamentais para a redução de acidentes de trânsito em todo o Estado, com objetivo de salvar vidas”, disse.

O diretor-geral da Autarquia, Léo Moraes, explica que a fiscalização de trânsito, por meio da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), em consonância com a educação de trânsito, através da Escola Pública de Trânsito (EPT), e engenharia de tráfego (Ditet), têm cumprido um papel vital na promoção de condições seguras e valorização da vida no trânsito do Estado de Rondônia. “O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e o Detran-RO não tem medido esforços na adoção de medidas com o objetivo de assegurar esse direito”, explicou.

As ações de fiscalização de trânsito são uma das mais importantes funções da segurança pública e possuem o papel de verificar se as leis e normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estão sendo cumpridas corretamente pelo Detran-RO e parceiros.

DADOS

Ações mistas de fiscalização e educação de trânsito foram realizadas em locais estratégicos 

O Detran-RO e Polícia Militar de Rondônia (PMRO) realizaram em conjunto em 2023, diversas atividades de apoio a grandes eventos, promovendo segurança viária nos municípios do Estado. No total, foram realizadas 189 ações entre Apoio Operacional (APOL) e Patrulhamento Viário, executadas em Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.

O diretor técnico da Dtfat, Breno Victor, destaca que através da Coordenadoria de Operações – COOPTRAN foi possível a realização das ações em parceria com a PMRO com êxito. “Atendendo a orientação do Governo do Estado, o Detran-RO em 2023 cumpriu sua missão em 2023 agregando parcerias – com instituições ligadas, direta e indiretamente, com o Sistema Nacional de Trânsito, em suas ações, criando políticas públicas, envolvendo participação de setores, bem como a sociedade civil organizada, a fim, de direcionar ações efetivas para a construção de um Trânsito seguro”, disse.

“Destacamos o fato de que não houve registro de morte em sinistro de trânsito nos períodos em que as ações e operações de trânsito conjuntas da DTFAT e Batalhão de Polícia de Trânsito  (BPTran) evidencia a importância das atividades executadas em atenção aos Grandes Eventos do Estado. Nossas ações promovem segurança pública, prevenção, educação e organização das vias”, avaliou Breno Victor.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Candeias do Jamari

Mensagem sobre importância de não misturar álcool e direção é levada para estabelecimentos em Candeias do Jamari

Publicados

em

Objetivo da ação de conscientização no município é reduzir sinistros e salvar vidas

Com o intuito de promover a conscientização sobre a importância de não misturar bebidas alcoólicas e direção, o governo de Rondônia realizou uma ação educativa no município de Candeias do Jamari. As equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) fixaram cartazes em empresas e realizaram atividades pedagógicas de trânsito para os moradores. A ação de rotina faz parte do plano de trabalho da Escola Pública de Trânsito (EPTran) e tem a finalidade de evitar que vidas sejam tiradas em sinistros de trânsito, por irresponsabilidade de quem mistura álcool e direção. 

Os cartazes fixados nas paredes dos estabelecimentos comerciais alertam os cidadãos com a seguinte mensagem: “A chave para chegar bem: passar a chave para quem não bebeu”. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância de não misturar álcool e direção.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que a educação de trânsito é o pilar para um trânsito seguro e consciente, e as atividades rotineiras são fundamentais para resguardar a vida da população. 

ENGAJAMENTO NA AÇÃO

Mensagem é um alerta sobre a importância de evitar álcool e direção

Edna Cláudia, empreendedora do ramo de alimentação há dois anos em Candeias do Jamari, foi uma das empresárias que aceitou passar a mensagem do Detran-RO em seu estabelecimento. “Liberei para conscientizar as pessoas de que bebida alcoólica e direção não combinam, porque a gente sabe que muita gente faz essa mistura e causa acidentes. Se eu posso ajudar a reduzir essas práticas, com certeza irei fazer”, frisou.

Na frutaria do empreendedor Alberone Vieira, o cartaz com a mensagem do Detran-RO também foi fixado. “Apoio qualquer iniciativa que seja benéfica para a sociedade, e este cartaz é muito positivo para todos nós. Estamos aqui, juntos, para ajudar a reduzir os acidentes por conta do álcool e direção”, disse.

REDUÇÃO DE SINISTROS

O diretor da EPTran, Welton Roney, destacou que o trabalho de conscientização e educação de trânsito tem sido contínuo em todo o estado e continuará ativo, a fim de reduzir sinistros e proporcionar um tráfego mais seguro.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, enfatizou que o Departamento tem trabalhado em todos os pilares para reduzir os sinistros de trânsito. “As equipes de engenharia, fiscalização e educação estão em todos os cantos. Nosso objetivo é reduzir os acidentes e salvar vidas.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA