Pesquisar
Close this search box.

FESTIVAL E CULTURA

Ações para garantir a segurança viária são promovidas durante Duelo na Fronteira

Detran

Durante o festival Duelo na Fronteira, realizado de 15 a 18 de novembro, em Guajará-Mirim, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) promoveu ações educativas de trânsito com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre comportamentos seguros. Além do festival, voluntários da Escola Pública de Trânsito (EPTran) estiveram presentes em pontos da cidade onde ocorriam festividades paralelas, distribuindo bafômetros descartáveis, sensibilizando condutores sobre a importância de não misturar bebida e direção. Agentes da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFat), também realizaram a segurança viária nos arredores.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância da iniciativa para promoção de uma cultura de segurança. “A educação no trânsito é fundamental, e o governo tem investido em ações de conscientização, além de garantir que as festividades sejam seguras para todos.”

Pista com mini carros chamou atenção das crianças

O diretor da EPTran, Welton Roney, enfatizou a importância de intensificar as mensagens sobre a necessidade de mudanças de comportamento no trânsito. “O respeito às leis de trânsito pode minimizar os riscos de sinistros para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Em período festivo, é necessário alertar a todos que segurança no trânsito é essencial para que a festa termine feliz.”

SEGURANÇA VIÁRIA

Durante a visita ao município para participar dos festejos, a professora Irene Alves, de Porto Velho, destacou que, apesar do ambiente festivo, o trânsito deve ser levado a sério em qualquer lugar, e saber que o Detran-RO realiza um trabalho voltado ao comportamento seguro, a deixa confiante para aproveitar o festival folclórico. “A segurança viária depende do comportamento de cada um de nós. Em uma festa bonita como o Duelo na Fronteira, a segurança deve estar em primeiro lugar.”

Na tenda do Detran-RO dentro do festival, o objetivo é levar orientações sobre segurança viária através de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras, engajando o público da festa de forma interativa. Ofertando jogos, sorteio de bicicletas e uma pista de carros, os educadores orientam os visitantes para a aplicabilidade de comportamentos que garantem a segurança no trânsito, tais como uso de dispositivos de segurança, respeito ao limite de velocidade, cordialidade e bom senso.

DUELO NA FRONTEIRA

Sensibilização quanto ao risco de beber e dirigir

Uma das principais festas folclóricas realizada no município de Guajará-Mirim, o Duelo na Fronteira tem como destaque, a histórica rivalidade entre os bois-bumbás Malhadinho e Flor do Campo.  A festa é realizada pelo governo de Rondônia, e organizado pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, salientou que, a segurança no trânsito é uma prioridade inegociável. “As ações nas vias foram executadas com ênfase ao tema ‘Álcool x Direção’, que aborda o consumo de bebidas alcoólicas ou substâncias psicoativas associadas à direção de veículos. A ordem é clara: se beber, não dirija. Esse comportamento é essencial para salvar vidas.”

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Geovani Berno e Jarlana Davy
Secom – Governo de Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Candeias do Jamari

Mensagem sobre importância de não misturar álcool e direção é levada para estabelecimentos em Candeias do Jamari

Publicados

em

Objetivo da ação de conscientização no município é reduzir sinistros e salvar vidas

Com o intuito de promover a conscientização sobre a importância de não misturar bebidas alcoólicas e direção, o governo de Rondônia realizou uma ação educativa no município de Candeias do Jamari. As equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) fixaram cartazes em empresas e realizaram atividades pedagógicas de trânsito para os moradores. A ação de rotina faz parte do plano de trabalho da Escola Pública de Trânsito (EPTran) e tem a finalidade de evitar que vidas sejam tiradas em sinistros de trânsito, por irresponsabilidade de quem mistura álcool e direção. 

Os cartazes fixados nas paredes dos estabelecimentos comerciais alertam os cidadãos com a seguinte mensagem: “A chave para chegar bem: passar a chave para quem não bebeu”. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância de não misturar álcool e direção.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que a educação de trânsito é o pilar para um trânsito seguro e consciente, e as atividades rotineiras são fundamentais para resguardar a vida da população. 

ENGAJAMENTO NA AÇÃO

Mensagem é um alerta sobre a importância de evitar álcool e direção

Edna Cláudia, empreendedora do ramo de alimentação há dois anos em Candeias do Jamari, foi uma das empresárias que aceitou passar a mensagem do Detran-RO em seu estabelecimento. “Liberei para conscientizar as pessoas de que bebida alcoólica e direção não combinam, porque a gente sabe que muita gente faz essa mistura e causa acidentes. Se eu posso ajudar a reduzir essas práticas, com certeza irei fazer”, frisou.

Na frutaria do empreendedor Alberone Vieira, o cartaz com a mensagem do Detran-RO também foi fixado. “Apoio qualquer iniciativa que seja benéfica para a sociedade, e este cartaz é muito positivo para todos nós. Estamos aqui, juntos, para ajudar a reduzir os acidentes por conta do álcool e direção”, disse.

REDUÇÃO DE SINISTROS

O diretor da EPTran, Welton Roney, destacou que o trabalho de conscientização e educação de trânsito tem sido contínuo em todo o estado e continuará ativo, a fim de reduzir sinistros e proporcionar um tráfego mais seguro.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, enfatizou que o Departamento tem trabalhado em todos os pilares para reduzir os sinistros de trânsito. “As equipes de engenharia, fiscalização e educação estão em todos os cantos. Nosso objetivo é reduzir os acidentes e salvar vidas.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA