Pesquisar
Close this search box.

Ariquemes

Agentes e auxiliares de trânsito da regional de Ariquemes são capacitados para atuarem na operação Lei Seca em Rondônia

Ariquemes


Treinamento contempla aulas teóricas e práticas

Agentes e auxiliares de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) da Regional de Ariquemes participaram na segunda-feira (14), de um treinamento sobre novos métodos de atuação da operação Lei Seca Presente, que passou a ser mais dinâmica e com resultados mais eficientes com investimentos tecnológicos. A capacitação foi realizado por uma equipe da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) no auditório da Circunscrição Regional de Trânsito de Ariquemes.

O diretor Técnico da Dtfat e coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, explica que a operação Lei Seca Presente passou por reformulação nos modos operacionais com a introdução do etilômetro Alcolizer que detecta teor de álcool por aproximação. “Com investimentos tecnológicos conseguimos inovar a forma de trabalhar com resultados como nunca visto antes”, afirmou.

O Alcolizer é um bafômetro passivo, chamado assim, porque ao contrário do etilômetro tradicional não há necessidade de ser assoprado. O aparelho consegue captar no ar se a pessoa está sob efeito de álcool ou não.

Segundo a coordenadora de Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), Samia de Lima Almeida, a capacitação consiste em treinar agentes e auxiliares de trânsito sobre a nova forma de trabalhar na operação Lei Seca Presente com o novo equipamento que vai auxiliar e dar agilidade na abordagem de motoristas com suspeita de estar dirigindo sob efeito alcoólico.

Agentes e auxiliares são treinados para atuarem na Lei Seca

Os participantes também aprenderam como que funciona a Central de Consultas do Sistema de pesquisa da autarquia Detrannet, controle de abordagens de veículos nas baias, preenchimento correto do Auto de Infração de Trânsito (AIT), além de conhecimentos e interpretações das leis que compõe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Após a parte teórica do treinamento os agentes e auxiliares de trânsito foram para a rua simular uma operação Lei Seca Presente para avaliar o aprendizado e sanar as dúvidas que surgiram durante a simulação da operação.

Além do diretor de Fiscalização, Welton Ribeiro, o treinamento contou também com a participação da coordenadora do Renainf, Samia de Lima Almeida, do auxiliar em fiscalização de trânsito, Joe Araújo dos Santos e do agente de trânsito, Johelyton Hartmann Saldanha que revezaram nas aulas teóricas e práticas onde foram abordados temas como: manuseio correto do etilômetro, utilização e higienização do aparelho, manual do usuário, onde foi abordada a forma correta de tratar o cidadão durante a abordagem, preenchimento de auto de infração, além de outros temas relacionados a operação Lei Seca.

Participaram da capacitação servidores da Regional de Ariquemes, que abrange ainda os municípios de Rio Crespo e Cacaulândia.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Ariquemes

Instituto reformou e ampliou a lavanderia e os banheiros femininos e masculinos, além de elaborar projeto de novos alojamentos para 200 alunos

Publicados

em

Após atuação do Ministério Público Federal (MPF), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promoveu melhorias nas instalações de seus alojamentos no Campus Ariquemes (RO). Agora, os alunos que lá residem poderão contar com lavanderia privativa, ampliação, liberação e adaptação de banheiros femininos, com instalação de fechaduras nas portas, e manutenção preventiva nos interruptores da residência masculina, dentre outras providências. O Instituto informou, ainda, que está andamento a elaboração de projeto para a construção de novos alojamentos para mais 200 alunos.

O MPF passou a apurar as más condições dos alojamentos após receber denúncia do pai de uma aluna, menor de idade, informando que o alojamento em que as estudantes ficavam funcionava em uma sala improvisada e não em um cômodo apropriado, como um quarto, com banheiros em número insuficiente e sem ventilação. As condições precárias faziam com que as alunas tivessem que usar o sanitário de uma quadra de futebol, sem segurança adequada. Além disso, o banheiro do quarto dos meninos estaria com vasos quebrados e portas danificadas, entre outros problemas.

Ao receber a notícia, o MPF pediu a colaboração do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) para que designasse um servidor para realizar uma inspeção no local, que constatou as condições inadequadas dos alojamentos. Com base no relatório da inspeção, o MPF cobrou informações do IFRO sobre as medidas a serem adotadas para a correção dos problemas.

Em resposta, o Instituto explicou que adotou as providências citadas para ampliar e melhorar as instalações atuais dos alojamentos, bem como enviou relatório com fotos para comprovar as reformas efetuadas. O IFRO relatou que tem sofrido com bloqueios e cortes orçamentários, além da redução crescente da Lei Orçamentária Anual destinada à instituição. Ainda assim, afirmou que tem buscado recursos junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC) para implementar projetos de construção de novos alojamentos.

Projeto de novos alojamentos — O Instituto informou que está em andamento a elaboração dos projetos básico e executivo da nova residência estudantil do Campus Ariquemes, voltados para a construção de novos alojamentos femininos e masculinos, com área total de 1.883 m² (941,50 m² para cada alojamento).

De acordo com o IFRO, a demanda de obra visa à construção de alojamentos para 100 alunos masculinos e 100 alunas femininas e é uma ferramenta essencial para atender à crescente demanda e garantir que os estudantes possam se concentrar em seus estudos sem a preocupação constante com a moradia. No momento, o IFRO ressaltou que não dispõe de orçamento suficiente para atender a essa demanda, mas que busca o apoio da SETEC para viabilizar a execução da obra.

IFRO — O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia é uma instituição especializada na oferta de educação profissional e tecnológica que atua, ainda, na educação básica e superior, na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e serviços em estreita articulação com a sociedade.

 

Assessoria de Comunicação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA