Pesquisar
Close this search box.

Mundo

ÁGUA NÃO CORRE PARA CIMA: RIO MADRE DE DIOS É UM DOS PRINCIPAIS AFLUENTES DO RIO MADEIRA SOBE ESTÁ EM ALERTA LARANJA NO PERU

Mundo

 

 

Após as chuvas que ocorreram na região de Porto Maldonado no Peru, o nível de água do Rio Madre de Dios registrou um aumento nos últimos dias, aproximando-se do status de alerta laranja, relatado o Senamhi ( é uma  agência anexa ao Ministério do Meio Ambiente do Peru).

Ontem de manhã, o nível de água registrado pela estação hidrométrica Amaru, da bacia do rio Madre de Dios, é de 13,66 metros e é de 1,34 m. Abaixo do nível de alerta laranja, mostrando comportamento ascendente para as próximas dias; o que poderia afetar o nível do Rio Madeira.

O SENAMHI informa que, a partir da tarde de quinta-feira 04 até a noite de domingo, 07 de janeiro, serão apresentadas precipitações de intensidade moderada das montanhas do norte de Piura para as terras altas do sul de Puno, bem como em toda a floresta alta. Espera-se que as chuvas mais intensas sejam registradas nos dias 05 e 06 de janeiro nas terras altas do norte, acumuladas entre 20 a 25 mm / dia, também no declive oriental do planalto central e sul entre 04 e 05 de Janeiro os valores chegarão entre 15 a 25 mm / dia. As chuvas nas montanhas e na selva serão acompanhadas por choques elétricos e rajadas de vento. Da mesma forma, há uma probabilidade de chuva leve por transferência ao longo da costa norte durante os dias 05 e 06, do departamento de La Libertad a Tumbes.

Início do evento: quinta-feira, 4 de janeiro de 2018 às 12:00 (horário local)
Fim do evento: segunda-feira, 8 de janeiro de 2018 às 00:00 (horário local)
Período de validade do aviso: 84 horas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mundo

De Rondônia para a China: café robusta amazônico é apresentado por Marcos Rocha ao mercado asiático

Publicados

em

 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, está promovendo o nome do estado na 7ª Feira Internacional de Exportação e Importação, em Xangai, China. A participação de Rondônia no evento tem como principal destaque o café robusta amazônico, que vem chamando a atenção e conquistando elogios de baristas renomados ao redor do mundo.

Em um estande oficial de Rondônia, a espécie robusta amazônico se destaca como um verdadeiro embaixador da qualidade e autenticidade regional, reforçando o papel da produção familiar no cenário global. A originalidade e o sabor inconfundível, representam, não apenas o estado, mas também a tradição e a sustentabilidade da produção local.

De acordo com os dados fornecidos pela Embrapa, nos últimos três anos, Rondônia tem apresentado crescimento significativo nas exportações de café:

Em 2022 foram exportadas aproximadamente 105 mil sacas de 60 kg de café verde. Já em 2023 o estado ultrapassou, também, a marca de 100 mil sacas exportadas, com um total de 111,8 mil sacas de 60 kg de café verde, gerando receitas da ordem de US$ 17,6 milhões. Esse volume representou um aumento de 6% em relação a 2022.

Agora, no final de 2024 a estimativa é de que a produção ultrapasse a marca de 3,2 milhões de sacas, conforme dados divulgados no primeiro levantamento da safra de café 2024, realizado pela Conab.

Obs.: dados de comparativos anuais realizados até o ano de 2023, visto 2024 ainda não estar fechado. FONTE: COMEX STAT E SEDEC (2024).

Em mensagem enviada especialmente à população de Rondônia, diretamente do estande, na feira em Xangai, o governador Marcos Rocha expressou o orgulho de apresentar o café ao mercado internacional: “Nosso Estado se destacou na 7ª edição da Feira Internacional de Exportação e Importação, aqui em Xangai, na China, ao apresentar a força dos nossos cafés robusta amazônico. Essa produção de base familiar tem conquistado o mercado internacional, sendo um verdadeiro símbolo de qualidade e comprometimento com a sustentabilidade.
É um orgulho poder levar o nome de Rondônia e o sabor único de nossos cafés para o mundo. O feedback positivo que recebemos é uma prova de que estamos no caminho certo, oferecendo aos nossos produtores, novas oportunidades de expandir seus negócios e fortalecer a cafeicultura local”.

A participação de Rondônia na feira ressalta a capacidade do estado de competir e inovar no mercado internacional, ao mesmo tempo em que valoriza o trabalho dos produtores locais, colocando o café de Rondônia em uma vitrine de prestígio global.
Estão participando também da feira, em Xangai, o secretário de estado da Agricultura, Luiz Paulo e o presidente da Caferon, Juan Travain.

Texto e fotos: Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA