Pesquisar
Close this search box.

Guajará-Mirim

Bolívia reabre atividade comercial e autoriza trânsito em municípios vizinhos ao Brasil

Guajará-Mirim

O governo boliviano autorizou a entrada e trânsito de cidadãos bolivianos e estrangeiros, bem como a reabertura da atividade comercial nos municípios de Cobija, Guayaramerín, San Matías, Puerto Suarez e Puerto Quijarro.

A medida foi anunciada nesta terça-feira, 1º de setembro, por meio de nota conjunta dos ministérios das Relações Exteriores, Governo e Defesa, atendendo ao disposto no Decreto Supremo nº 4.314 sobre pós-confinamento, em vigor a partir da mesma data.

“Outros municípios serão agregados a esta lista quando os estados ou municípios vizinhos garantirem o tratamento recíproco aos cidadãos bolivianos, com coordenação prévia por meio do Itamaraty”, disse a nota pública divulgada nesta terça-feira.

Porém, o tráfego de estrangeiros e nacionais está sujeita ao cumprimento obrigatório dos requisitos de biossegurança estabelecidos. Entre essas condições está a certificação do teste de análise específica (PCR) para Covid-19, com resultado negativo.

O decreto determina que o teste só deverá ser realizado por laboratório legalmente estabelecido no país de origem, com validade não superior a 7 (sete) dias da data de entrada prevista e endossado pelo respectivo consulado boliviano.

Assim, os interessados em entrar em território nacional por via terrestre, fluvial ou lacustre, deverão se apresentar nos pontos de controle de migração e cumprir com os requisitos tradicionais de entrada.

A medida vale para bolivianos e estrangeiros residentes na Bolívia, além de pessoas pertencentes a missões diplomáticas, missões especiais, organismos internacionais, especialistas e técnicos de diferentes áreas.

Vale lembrar que na última quarta-feira (26), o governo brasileiro publicou portaria que prorroga a restrição à entrada no país de estrangeiros de qualquer nacionalidade por via terrestre ou transporte aquaviário, medida que vigora até 26 de setembro.

Com informações do jornal El Deber.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Guajará-Mirim

FESTIVAL E CULTURA: Cultura e oportunidade de negócios, festival Duelo na Fronteira movimenta economia regional

Publicados

em

O Duelo na Fronteira, promovido pelo governo de Rondônia, tem se consolidado como um dos maiores eventos culturais e turísticos da região, trazendo impacto direto na economia local. Durante os dias do festival, Guajará-Mirim e cidades vizinhas registraram um aumento expressivo no fluxo de visitantes, gerando renda, emprego e oportunidades para comerciantes e prestadores de serviço.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do impacto econômico imediato, o evento contribui para fortalecer a imagem da região como um destino turístico atrativo, incentivando investimentos e parcerias a longo prazo. “O sucesso do festival Duelo na Fronteira é prova de como a cultura e o turismo podem ser poderosas ferramentas para o desenvolvimento econômico sustentável”, ressaltou.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS 

Os hotéis da cidade estão com lotação máxima, enquanto moradores aproveitam a alta demanda para alugar casas e quartos. “Desde o anúncio do festival, todos os nossos quartos foram reservados. Muitos clientes, inclusive, começaram a nos procurar meses antes para garantir hospedagem”, afirmou João Silva, gerente de um dos principais hotéis da cidade.

O setor gastronômico também colhe frutos. Restaurantes, lanchonetes e food trucks tiveram aumento no movimento. “Nunca vendemos tanto em tão pouco tempo! É uma oportunidade única para mostrar o que Guajará-Mirim tem de melhor e fidelizar clientes”, disse Maria Fernanda, proprietária de uma tradicional lanchonete local.

O festival projeta, ainda, o mercado informal. Artesãos, vendedores ambulantes e taxistas relataram um crescimento no faturamento. “Montei uma barraca no festival e vendi tudo no primeiro dia. E já corri para repor o estoque”, frisou Ana Paula, artesã que trabalha com artigos em couro e madeira.

EMPREENDEDORISMO 

Outro destaque da programação é a Feira do Empreendedor, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Com uma estrutura moderna e planejada, a Feira tem sido um ponto estratégico para pequenos empreendedores divulgarem produtos e serviços para centenas de visitantes do evento. “A missão é oferecer oportunidades aos empreendedores locais expandirem os negócios. O evento é uma vitrine para o talento e a criatividade da região”, destacou o secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, o festival é um exemplo de como o investimento em cultura traz benefícios amplos à sociedade. “O Duelo na Fronteira vai além do entretenimento, movimenta toda a cadeia produtiva, desde o turismo até o comércio local, além de gerar emprego e renda para população. Eventos como esse, mostram que a cultura é uma força econômica poderosa e que devemos continuar fortalecendo essas iniciativas”, destacou.

O festival celebra a diversidade cultural da região, e também reforça a importância de iniciativas que promovam a integração entre cultura e economia, beneficiando toda a comunidade. A união entre as ações da Sejucel e Sedec consolida o evento como um modelo de fomento econômico e desenvolvimento local.

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA