Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

Campanha Sinal Vermelho presente na Exposição dos 40 anos do TJRO, no shopping

TJ RO

Coordenadoria de Mulheres orienta a população com a divulgação de canais de denúncias

SINALVERMELHO

A Coordenadoria de Mulheres do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia está presente na Exposição 40 anos do Poder Judiciário com a divulgação da Campanha Sinal Vermelho, um instrumento de denúncia contra a violência doméstica e familiar.

Essa Campanha foi criada em junho de 2020, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Posteriormente, em 2021, em razão da Campanha, foi promulgada a Lei Federal n. 14.188/2021, onde dispõe que repartições públicas e entidades privadas deverão realizar campanhas informativas e capacitação permanente dos profissionais pertencentes ao programa.

Com um “X” na palma da mão, a mulher pode pedir ajuda para qualquer estabelecimento privado, onde o atendente irá chamar a polícia. Por isso, um banner com informações importantes está fixado para orientar os cidadãos sobre a mobilização e as formas de agir.

Segundo a Coordenadoria de Mulheres do TJRO, no Brasil, essa ideia abriu uma nova era de enfrentamento à cultura de agressões ao público feminino. O Poder Judiciário de Rondônia aderiu à iniciativa que tem integrado os poderes e a sociedade na luta para tirar o país do estigma de ser o quinto mais perigoso do mundo para a mulher viver.

Dados da pesquisa “Visível e Invisível”, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública junto ao Instituto Datafolha, demonstram que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no Brasil, entre agosto de 2020 e julho de 2021, durante a pandemia da covid19. São 17.000.000 de mulheres que sofreram violência física, psicológica ou sexual nesse período. Esse número representa 24,4% da população feminina, com mais de 16 anos, que reside no Brasil

Shopping

A Exposição de 40 anos do Poder Judiciário de Rondônia apresenta a história e serviços da Justiça rondoniense à população que visita o Porto Velho Shopping. Além de audiências, ações de educação ambiental, mesas de debates e outras atividades, como a orientação aos cidadãos feita pela Coordenadoria de Mulheres do TJRO. São parceiros da ação a  AMB, o CNJ, a Coordenadoria da Mulher, a Associação dos Magistrados de Rondônia, o Fórum Nacional de Violência Doméstica(FONAVID) e o Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COCEVID).

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA