Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

#CENSO: Pelos cálculos do IBGE, quase 50 mil rondonienses deixaram o estado

Rondônia

Em apenas um ano, o equivalente a população de Guajará-Mirim, ou de Jaru, simplesmente desapareceu de Rondônia, segundo os cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em seu enunciado no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (29), sobre a estimativa populacional brasileira, o IBGE apresenta apuração demográfica em que 48.199 pessoas deixaram o estado. Em 2017, o total era de 1.805.788 habitantes e, agora, o número reduziu para 1.757.589.

A Associação Rondoniense de Municípios – AROM, desde o ano de 2017, já vem alertando sobre a gravidade do encolhimento da população, resultante de uma forma de calcular do IBGE, que altera a quantidade de habitantes se utilizando de dados estatísticos compilados no ano de 2010, sem uma efetiva recontagem populacional. Pelos resultados do instituto, 42 municípios rondonienses sofreram queda populacional e dez registraram aumento entre as 52 municipalidades.

Para AROM, o censo do IBGE pode estar apresentando resultados incompatíveis com a realidade dos municípios, sobretudo por aplicar fórmulas de cálculos que dispensam o recenseamento em que se levanta o quantitativo populacional a partir de cada unidade habitacional. A associação custa acreditar que em 12 meses quase 50 mil rondonienses tenham se evadido, misteriosamente, como que em uma abdução alienígena ou um arrebatamento celestial. Enquanto isso, na prática, os municípios têm redobrado os atendimentos, diante do aumento da demanda social por serviços públicos.

O alerta da AROM quanto ao censo do IBGE é sobre as consequências drásticas que sofrerão as administrações locais, já que, o índice populacional é o principal fator de cômputo pelo governo federal, para realizar os repasses aos municípios brasileiros. O número de habitantes também é preponderante na elaboração de políticas públicas em parceira da União, estados e seus municípios, tais como o financiamento da educação, saúde, assistência social e o desenvolvimento de programas federais de ampliação de oferta de serviços e atendimentos à população.

Para se ter uma ideia da inconsistência do apurado demográfico em Rondônia, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE divulga em seu site uma estatística de eleitorado brasileiro em que o estado apresenta crescimento de votantes, enquanto que a população encolhe nos cálculos do IBGE. Segundo o Tribunal, o estado saltou de 1.164. 265 para 1.175.733 eleitores aptos a votarem, o que representa um aumento real de 11.468 pessoas.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Caravanas de Natal da Coca-Cola se apresentam em três cidades de Rondônia; saiba detalhes

Publicados

em

O Natal vem vindo e para celebrar a magia de uma das épocas mais emocionantes do ano, a Caravana de Natal da Coca-Cola já está percorrendo o país desde o mês de outubro. A partir desta segunda-feira (02/12), Rondônia também vai receber esse momento mágico que ilumina, encanta e emociona o público por onde passa. Este ano, os caminhões iluminados farão três apresentações iniciando em Vilhena (02/12); chegando a Ji-Paraná (03/12) e finalizando na capital Porto Velho (04/12).

Os desfiles natalinos que tem o Papai Noel como protagonista fazem parte da campanha de Natal da Coca-Cola 2024 intitulada “Desperte o Papai Noel que há em você”. Os caminhões desfilarão a partir das 18h, passando por diversas ruas da cidade. No Nordeste, a responsabilidade por espalhar toda essa magia fica por conta da Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território brasileiro.

“As caravanas de Natal da Coca-Cola tiveram recorde de público em 2023, e esse ano esperamos contagiar cada vez mais pessoas com esse espetáculo que já virou uma tradição natalina! Ficamos emocionados e orgulhosos por proporcionar esse momento de alegria genuína num público tão diverso, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos. Contribuir com a construção de memórias felizes de milhares de brasileiros e brasileiras é o verdadeiro sentido do Natal e as caravanas fazem parte disso, pois despertam o espírito natalino e o Papai Noel que existe em cada um de nós”, destaca Natasha Castro, gerente de marketing e experiência e responsável pelas Caravanas Iluminadas da Solar Coca-Cola.

Ao todo, os desfiles natalinos liderados pela Solar devem contar com 7 caravanas simultâneas, passando por 50 cidades em 15 estados brasileiros. Ao todo, serão mais de 8 mil km rodados. Os caminhões farão paradas em shoppings, pontos de venda e pontos turísticos durante 35 dias, com início no dia 27 de outubro, no Crato (CE) e devem finalizar no dia 22 de dezembro, em Natal (RN).

Acompanhe o trajeto

Vilhena (02/12): a partir das 18h, a Caravana de Natal da Coca-Cola sai do Atacadão (Av.Cesar Mazutti) e faz as seguintes aradas: Supermais – Park Shopping Vilhena – Supermercado Irmãos Gonçalves Zona Central – Supermercado Irmãos Gonçalves (Av.Melvin Jones) – Praça Nossa Senhora Aparecida. O percurso completo pode ser conferido no link: https://www.coca-cola.com/br/pt/offerings/christmas/coca-cola-truck?state=21&city=3904&caravan=491 (a rota está sujeita a alterações sem aviso prévio).

Ji-Paraná (03/12): a partir das 18h, a Caravana de Natal da Coca-Cola sai da Fábrica da Solar Coca-Cola e faz as seguintes paradas: Atacadão – IG Shopping – São Joao Supermercado – Praça dos imigrantes – Supermercado IG – Beira Rio Cultural. O percurso completo pode ser conferido no link: https://www.coca-cola.com/br/pt/offerings/christmas/coca-cola-truck?state=21&city=3876&caravan=489 (a rota está sujeita a alterações sem aviso prévio).

Porto Velho (04/12): a partir das 18h, a Caravana de Natal da Coca-Cola sai da Fábrica da Solar Coca-Cola e faz as seguintes paradas: IG Jatuarana 2º / Aramix/ Atacadão / Assai Jorge Teixeira / Espaço alternativo / Shopping Porto Velho / CPA. O percurso completo pode ser conferido no link: https://www.coca-cola.com/br/pt/offerings/christmas/coca-cola-truck?state=21&city=3889&caravan=490 (a rota está sujeita a alterações sem aviso prévio).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA