Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

Centro Cultural e de Documentação Histórica do TJRO abre as portas para a classe artística 

TJ RO

Fotografia mostra público em pé e artista ao centro

Em comemoração ao primeiro aniversário, durante todo o mês, espaço terá programação especial

Localizado no centro da cidade, o Centro Cultural e de Documentação Histórica do TJRO, o CCDH, comemora este mês o primeiro aniversário no novo espaço, com uma programação especial iniciada na última sexta-feira, 7. O evento, aberto ao público, contou com a participação da classe artística. Criado com o intuito de preservar a memória do Judiciário do Estado, o Centro está aberto à visitação o ano inteiro e disponível para que artistas possam expor suas obras. 

A performance do artista Botôto foi uma das atrações que marcaram o início das comemorações. Após a apresentação com interação do público, Botôto também abriu a exposição de suas obras e fez a entrega de artes para o acervo da instituição. O ator agradeceu a oportunidade: “Sem políticas públicas não somos nada”, exaltou. 

Botôto recebeu das mãos do diretor da Escola da Magistratura de Rondônia, Emeron, desembargador Raduan Miguel Filho, o certificado de exposição no espaço. Com o ato simbólico, o desembargador homenageou a classe artística. “O CCDH já faz parte do circuito cultural, turístico e histórico de Porto Velho, e o espaço está de portas abertas para todos os artistas”, anunciou o diretor. 

A cerimônia também teve apresentação musical, com o servidor do TJRO, Wagner Santos, que tocou grandes sucessos da música popular brasileira em clarinete. 

ccdhaniversi

Programação 

A programação segue esta semana com novas apresentações. No dia 14 de outubro haverá a apresentação de um grupo de cordelistas, que recitará a sua arte. Por fim, no dia 21, será exibida a cena teatral “Esperança Garcia”, inspirada na mulher negra escravizada que é considerada a primeira mulher advogada do Piauí, no século XVIII. Em ambas as datas, após as apresentações, os artistas realizarão um bate-papo com o público. Artistas, pesquisadores, estudantes, historiadores e todas as pessoas interessadas em realizar atividades ligadas à cultura e/ou memória, além de participar de toda a programação, podem propor atividades artístico-culturais, projetos de pesquisa e extensão e outros, a serem desenvolvidos no CCDH.

No local estão presentes, também, as fotografias que fazem parte da narrativa da criação do Estado e municípios de Rondônia. A exposição permanente “Sete Samurais” tem fotografias, documentos, mobiliários e outros artigos do acervo do Poder Judiciário. O horário de funcionamento do local é das 10h às 17h. 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA