A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) dá continuidade nesta semana ao ciclo de lives “O uso da IA no Poder Judiciário”, iniciado em outubro. A série de 25 transmissões, sempre às 13h no canal da Emeron (youtube.com/EscolaEmeron) e que segue até dezembro, visa fornecer uma formação básica e nivelamento sobre inteligência artificial (IA) ao público interno do Tribunal de Justiça do Estado. As lives têm duração mínima de 20 minutos e os(as) participantes, além de poderem enviar perguntas aos convidados(as) pelo chat ao vivo, recebem certificação da Emeron mediante preenchimento de formulário disponibilizado na descrição do vídeo durante cada live.
Programação
Nesta terça-feira, 19, o coordenador do projeto e Vice-diretor da Emeron, juiz Johnny Gustavo Clemes, receberá o juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Rodrigo Martins Faria para mais uma conversa sobre o tema Ética e IA, iniciado com os(a) três convidados da semana passada. Os magistrados debaterão a IA e a tomada de decisão ética, abordando o impacto nas decisões automatizadas e como garantir a justiça e a equidade nos sistemas de IA.
Titular da 2ª Vara Criminal de Betim, Rodrigo é mestre em Direito (2024) e especialista em Inovação Judicial (2022) pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), tendo sido coordenador do laboratório de inovação do TJMG de 2022 a 2024 e integrante do Centro de Inteligência do Conselho Nacional de Justiça. O magistrado é docente e orientador de formação inicial e permanente na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) do TJMG, além de professor universitário e autor e coautor de diversos livros e artigos jurídicos.
Já na quinta (21), também às 13h, o próprio juiz Johnny Clemes fará a primeira das lives com o tema Ferramentas de IA para o Dia a Dia, sobre como elas podem facilitar tarefas diárias. Doutor em Ciência Política pela UFRGS, Johnny atuou como professor de graduação e pós-graduação em diversas instituições de Rondônia, lecionando atualmente em cursos da Emeron, onde também é coordenador da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM), além de tutor em EaD e conteudista pela Enfam.
Na semana que vem, fechando as lives de novembro nos dias 26 e 28, o tema das ferramentas de IA terá continuidade com as presenças do especialista em vendas de alta perfomance Gabriel Baeta, da Adapta, e do CEO do Judiciário Exponencial (J.Ex), Ademir Piccoli. O advogado e idealizador do J.Ex já participou do ciclo no último dia 5, quando abordou a IA no contexto jurídico, com casos de sucesso de tribunais que já utilizam IA e os resultados obtidos com a implementação.
Em dezembro, os temas serão a cultura de inovação com a inteligência artificial e a experiência com IA por magistrados(as) e servidores(as) do TJRO. Todas as lives ficam disponíveis para visualização posterior no //www.youtube.com/@EscolaEmeron/streams>”
Asssessoria Comunicação Institucional