Pesquisar
Close this search box.

Noite de cinema

Cine Sustentável Sicredi leva cinema, cultura e sustentabilidade para Cacoal (RO)

Cacoal

 Projeto busca criar espaços alternativos para a difusão cultural nas populações do interior

 

A magia do cinema e a mensagem da sustentabilidade se unem no Cine Sustentável Sicredi, que chega a Cacoal neste domingo (16), às 18h30, no Parque Sabiá. O projeto itinerante, que já percorreu diversos cantos do Brasil, oferece ao público uma noite gratuita de lazer e cultura, com direito a oficina de fotografia e exibições de filmes ao ar livre.

 

O projeto visa democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento, levando cinema e atividades educativas para comunidades do interior do país. A programação conta com uma oficina lúdica de fotografia aberta ao público. Os participantes receberão instruções básicas sobre fotografia e colocarão seus conhecimentos em prática, registrando diferentes olhares sobre a cidade de Cacoal. As fotos serão editadas e transformadas em um vídeo que será exibido durante o evento.

 

A noite será finalizada com uma sessão ao ar livre, com a exibição de três filmes:

Documentário da Cidade: Uma produção da Cinear, com direção de Inácio Neves;

Sobre Amizade e Bicicletas (curta-metragem de ficção): Dirigido por Júlia Vidal, o filme conta a história de dois amigos que vivem uma aventura emocionante;

O Parque dos Sonhos (longa-metragem infantil): Uma comédia dirigida por Dylan Brown.

 

As sessões de cinema do Cine Sustentável Sicredi utilizam exclusivamente energia solar fotovoltaica, uma fonte de energia limpa e renovável. Além disso, haverá distribuição gratuita de pipoca para o público presente, antes e durante as sessões de cinema.

 

Cine Sustentável Sicredi: democratizando o acesso à cultura

 

O Cine Sustentável Sicredi é uma realização conjunta da Cinear Produções, Muito Mais Promoções e Ministério da Cultura, com o patrocínio da Fundação Sicredi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. É uma iniciativa que visa levar cultura e entretenimento para diversas regiões do país, abrangendo uma grande extensão territorial. Desde 2023, o projeto tem proporcionado sessões de cinema em praças públicas, atingindo cidades dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Goiás.

 

Além de Cacoal, o Cine Sustentável Sicredi ocorrerá em outras cidades de 5 a 29 de junho, incluindo Jatei, Ribas do Rio Pardo e Alcinópolis no Mato Grosso do Sul; São José do Povo, Pontes e Lacerda, Colíder e Santa Rita do Trivelato no Mato Grosso; Ipueiras no Tocantins; e Aragarças e Orizona em Goiás.

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 8 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

 

Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 243 municípios e possui 323 agências, para o atendimento a mais de 1,252 milhão de associados.

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br

Redes Sociais: Facebook ,Instagram , LinkedIn , YouTube,

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cacoal

MPRO consegue decisão favorável para que Cacoal destine e trate resíduos sólidos de forma adequada

Publicados

em

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve, na segunda-feira (21/10), decisão judicial que impõe ao Município de Cacoal a obrigação de corrigir práticas de descarte de lixo, realizando a destinação adequada dos resíduos sólidos e recuperando áreas degradadas. A medida visa garantir o direito ao meio ambiente equilibrado, atendendo às normas de preservação ambiental.

O MPRO iniciou o processo após constatar falhas na gestão municipal de resíduos sólidos desde 2011. Inspeções revelaram que o lixo urbano vinha sendo despejado irregularmente em áreas a céu aberto, como no lixão localizado na RO-383, sem qualquer tratamento. Relatórios técnicos indicaram que o local ainda recebe resíduos e carece de medidas de recuperação, colocando em risco o meio ambiente e a saúde pública.

 

Direito ao meio ambiente

 

Conforme a Constituição, todos têm o direito a um ambiente sustentável, cabendo ao poder público tomar medidas para a sua proteção. A Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que os municípios elaborem planos para a gestão dos resíduos e proíbe a existência de lixões a céu aberto. Além das normas federais, legislações estaduais e municipais reforçam essa obrigação, exigindo a destinação adequada dos resíduos e a recuperação de áreas afetadas.

 

Atuação do MPRO

 

O MPRO segue empenhado em assegurar que o Município de Cacoal cumpra suas responsabilidades, de modo a minimizar danos ambientais e preservar os recursos naturais para as gerações atuais e futuras. A atuação do Ministério Público busca fortalecer a fiscalização e garantir que o direito ao meio ambiente equilibrado seja respeitado.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA