Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

CNJ promove a campanha “Sustentabilidade: o futuro a gente faz agora”

TJ RO

Diante da preocupação com o agravamento das crises ambientais que marcaram o país em 2024, o Conselho Nacional de Justiça está promovendo a campanha “Sustentabilidade: o futuro a gente faz agora”. O lançamento aconteceu durante a I Conferência Internacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário, evento que reuniu especialistas, autoridades e membros do Judiciário para discutir medidas concretas em favor do meio ambiente, da sociedade e da boa governança.

Neste ano, a Embrapa identificou 200 mil focos de incêndio em áreas de matas durante o período da seca. Rondônia chegou a declarar situação de emergência devido às queimadas que assolaram todo o estado. Em 2024 também houve a seca histórica dos rios da bacia hidrográfica rondoniense, em especial, o rio Madeira. Enquanto no sul do país, chuvas intensas e tempestades causaram inundações com mortes e milhares de desabrigados.

Para o CNJ, esse cenário de extremos climáticos que o Brasil enfrenta, evidencia a urgência de ações sustentáveis para a preservação da vida no planeta, conscientizando não apenas a sociedade, mas também o próprio Poder Judiciário sobre a importância do tema.

A campanha, elaborada em linguagem simples, destaca exemplos concretos de como aplicar no dia a dia os princípios do conceito ESG (Environmental, Social and Governance), sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança. Entre as iniciativas sugeridas estão o uso eficiente dos recursos naturais, estratégias para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e a promoção de igualdade e ética nas relações institucionais.

Essa iniciativa está homologada a acordos internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e o Acordo de Paris, reafirmando o compromisso do Poder Judiciário com um meio ambiente equilibrado e sustentável para as atuais e futuras gerações.

Acesse a campanha no Portal do CNJ.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA