Colunistas
Coluna Espaço Aberto
Colunistas
Se templo religioso for sinônimo de fé, Rondônia abriga o maior número de fiéis do mundo
RELIGIÃO
O entendimento pode ser dúbio. Tanto pode significar que o Estado de Rondônia está com pecadores em excesso que precisam se penitenciar ou há fiéis sobrando com muitas “casas” para conversar com Deus.
DEVOÇÃO
Oficialmente o que se sabe é que a região Norte já é um reduto natural de religiosos, – principalmente de evangélicos -, onde o conservadorismo já existia, bem antes da pregação Deus, Pátria, Família.
TAMANHO
O que não se tinha conhecimento é de que havia uma proporção exagerada de templos em relação a locais com igual ou maior necessidade de abrigos acolhedores.
LEVANTAMENTO
Segundo dados do Censo 2022, divulgados na sexta-feira passada pelo IBGE, Rondônia tem duas vezes mais estabelecimentos religiosos do que unidades de saúde e de ensino somadas.
LEVANTAMENTO
E a proporção realmente é significativa. Em todo o estado existem cerca de 206 pessoas para cada igreja, enquanto são mais de 835 pessoas por escola e de 820 habitantes por hospital.
EM DETALHES
Pela primeira vez, o IBGE mapeou todas as coordenadas geográficas e os tipos de edificações.
EDUCAÇÃO
No caso de escolas, creches e universidades, foram contabilizados no estado 1.893 estabelecimentos de ensino, resultando em cerca de uma unidade para cada 835 habitantes.
SAÚDE
No caso dos hospitais, clínicas e pronto socorro, foi constatado que em Rondônia existem 1.927 estabelecimentos de saúde.
PARÂMETRO
Se toda a população do estado for dividida pela quantidade de unidades de saúde, cada ponto deve atender 820 pessoas.
TEMPLOS
Agora os números mais impressionantes. O IBGE identificou em Rondônia 7.670 estabelecimentos religiosos. Isso dá cerca de 206 habitantes por unidade.
TEMPLOS 2
O Censo entende como estabelecimento religioso igrejas, templos, sinagogas e terreiros, por exemplo, de todas as religiões.
PONTUAL
A cidade de Corumbiara, do prefeito Leandro Vieira, o Leandro da Saúde, revelou a impressionante marca de 76,72 habitantes por igreja ou estabelecimento religioso.
PONTUAL 2
Considerando que a cidade de Corumbiara tem pouco mais de 7 mil e 500 habitantes, o levantamento do IBGE apontou quase 100 estabelecimentos religiosos no município.
OPINIÃO
Diante de um lugar com crença tão fervorosa, sugiro ao ilustre prefeito, que já anunciou que é candidato à reeleição, mudar seu slogan. De Leandro da Saúde para Leandro da Fé.
ALERTA
Falando em saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem destacado a importância dos alunos atualizarem o cartão vacinal para o ano letivo.
ALERTA 2
A médica pediatra Lidiane Cavalcante diz que o momento de volta às aulas e a retomada do convívio social deixam o público infanto juvenil mais exposto a vírus e bactérias que geram diversas enfermidades.
RETORNO
A pediatra enfatiza ainda que durante o período de férias muitas famílias viajam para diversas localidades do Brasil, o que pode causar a transmissão de uma série de doenças.
PREVENÇÃO
A médica aponta que as doenças, principalmente as infecciosas, são preveníveis. Podem ser evitadas ou amenizadas com a vacinação.
CARTÃO VACINAL EM DIA
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra as doenças. Em Porto Velho, os imunizantes são ofertados, gratuitamente, em todas as unidades de saúde da capital. Confira aqui o horário e endereço dos locais de imunização.
VARIADAS
Mais de 18 vacinas estão disponíveis para proteger contra poliomielite, sarampo, gripe, covid-19, rubéola, caxumba, entre outras doenças.
MAIS MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Além da vacinação, outras medidas preventivas podem ser adotadas, tanto pelos pais quanto pela escola. São cuidados rotineiros de higienização e conscientização pessoal que auxiliam no combate a propagação de vírus e bactérias.
COLÉGIO
Na escola, é recomendado que os ambientes estejam sempre bem higienizados e ventilados e que os alunos sejam incentivados a usar álcool em gel e lavar as mãos com água e sabão.
FAMÍLIA
Para os pais, a recomendação é que, mediante qualquer sintoma, a criança seja avaliada por um médico, que pode recomendar afastamento temporário do ambiente escolar para evitar a transmissão em caso de confirmação de doenças infecciosas.
AÇÕES
Com o objetivo de aumentar os índices de imunização, a Semusa desenvolve diferentes estratégias. Uma das iniciativas é a intensificação da vacinação nas escolas, realizada pelas equipes de saúde através do Programa Saúde na Escola (PSE).
TEM MAIS
Além disso, a Divisão de Imunização da Semusa também realiza ações estratégicas fora das unidades de saúde, a exemplo das vacinas itinerantes nas zonas rurais e distritos de Porto Velho.
ORGANIZAÇÃO
Segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, as ações são pensadas de forma estratégica com foco em imunizar o maior número de pessoas.
MOBILIDADE
A Prefeitura de Porto Velho vai alterar temporariamente algumas rotas dos ônibus que fazem o transporte coletivo no próximo sábado (10), quando acontecerá o desfile da Banda do Vai Quem Quer.
MOBILIDADE 2
As alterações nas rotas do transporte vão acontecer no período das 12h à meia-noite, para facilitar o deslocamento dos veículos e pedestres, minimizando interrupções causadas pelos eventos carnavalescos.
MOBILIDADE 3
As medidas adotadas pela Semtran também focam na necessidade de controle e organização do trânsito, nos circuitos dos desfiles dos blocos de rua.
MUDANÇAS
No caso do transporte coletivo, as rotas serão desviadas pela Av. Duque de Caxias, Farquar e Pinheiro Machado.
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE