Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

Comarca de Ouro Preto do Oeste integra campanha de combate à violência obstétrica

TJ RO

A foto mostra a juíza e profissionais do Nups do dispositivo mesa de debate.

A juíza Simone Melo, da Comarca de Ouro Preto do Oeste, a psicóloga Rose Santos e a assistente social Daiane Maciel, ambas profissionais do Núcleo Psicossocial do Judiciário, integraram, no último sábado, 26 de agosto, o I Fórum de Combate à Violência Obstétrica, um evento da campanha “Quebrando o Silêncio”, sempre voltada às questões ligadas às mulheres.

A campanha, que tem amplitude global, realiza-se todos os anos no quarto sábado de agosto. Por meio de palestras, distribuição de material informativo e fóruns, são abordadas diversas temáticas. Este ano, o debate se voltou à Violência Obstétrica, um mal que atinge inúmeras mulheres mundialmente, sendo, muitas vezes, negligenciado ou considerado normal.

O evento iniciou com uma passeata matinal, visando sensibilizar a população local sobre a gravidade do tema. Em seguida foi realizado o fórum com renomados especialistas, na Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

Colagem de fotos com vários momentos do evento.

“Foi um debate muito produtivo e revelador, porque exteriorizou situações que muitos sequer percebem que se trata de violência, mas que deixam marcas profundas”, esclareceu a magistrada, que deu um enfoque mais jurídico ao fórum, sem deixar de comentar também sua própria experiência no atendimento jurisdicional.

A psicóloga Rose Santos destacou que o fórum foi uma chance de adquirir conhecimento e trabalhar em prol da prevenção. “A iniciativa reflete o comprometimento com uma sociedade livre de violência e abusos. Devemos discutir e trazer à luz esse assunto, porque respeitar o parto é, acima de tudo, respeitar a mulher”, enfatizou.

Daiane Maciel abordou o aspecto da violência institucional relacionada ao tema. “São casos que não chegam de forma direta, mas que podemos perceber, por exemplo, quando chega um processo de guarda. Nas entrelinhas do depoimento, percebemos as marcas que a violência durante a gestação, parto ou pós-parto deixam na mulher e na própria família”, pontuou.

Além da juíza e das profissionais do Nups, participaram, ainda, das discussões a doula Ingred Aragão, o diretor adjunto do Hospital Municipal Rodrigo Santana, e a ginecologista e obstetra Emília Haranda. 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA