Eleições
Crescimento de Hildon na pesquisa Ibope gera enxurrada de fake news contra candidato tucano
Eleições
Com a divulgação da segunda rodada de pesquisas do Ibope, apontando a liderança ascendente e uma grande possibilidade de vitória em primeiro turno do prefeito Hildon Chaves, uma enxurrada de fake news passou a ser espalhadas em grupos de Whatsapp e Facebook na tentativa de desequilibrar a campanha do candidato que luta pela reeleição.
O setor jurídico da campanha de Hildon Chaves já detectou as origens das falsas notícias e está acionando a Justiça Eleitoral para cessar a tentativa de desmonte da campanha. Pelo menos dois candidatos, que apareceram empatados tecnicamente na sondagem do ccccc tentam armar arapucas judiciais e divulgar inverdades em portais contratados na internet.
Um dos ataques ao candidato Hildon Chaves aconteceu no fim de semana. O tucano foi acionado judicialmente por uma coligação e o magistrado que cuida do caso nem julgou a matéria, mas os portais contratados pelos adversários passaram a divulgar que a candidatura estava cassada. Hildon Chaves lamentou o uso de mentiras para tentar desestabilizar sua candidatura e pediu que respeitem o protocolo assinado na OAB de Rondônia prometendo uma campanha limpa e pautada por propostas sérias ao eleitorado.
A assessoria de Hildon Chaves informou que ele segue sua campanha apresentando dados reais sobre o crescimento da cidade de Porto Velho. “Enquanto nos programas eleitorais, muitos prometem, a gestão do prefeito já vem fazendo”, detalham.
Uma candidata prometeu regularização fundiária, mas omitiu que foram entregues mais 10 mil documentos de propriedade com averbação para as famílias. Um outro candidato promete levar melhorias para a agricultura, mas é outro que também esqueceu que a atual gestão levou mais de 4 mil toneladas de calcário, máquinas, sementes e ainda cuidou do transporte da produção das famílias do campo até as feiras livres e mercados públicos. “Nossa campanha é pautada pela seriedade apresentando a população nosso trabalho. Sabemos que há muito o que fazer e por isso estamos colocando novamente nosso nome à disposição do eleitor, pois queremos fazer muito mais nos próximos quatro anos”, disse Hildon Chaves.
Pesquisa
A pesquisa citada na reportagem foi divulgada pela Rede Amazônica (TV Rondônia) na última quarta-feira (25) com os seguintes dados:
• Hildon Chaves (PSDB): 30%
• Vinícius Miguel (Cidadania): 16%
• Cristiane Lopes (PP): 10%
• Dr. Breno Mendes (Avante): 6%
• Lindomar Garçon (Republicanos): 6%
• Pimentel (MDB): 6%
• Coronel Ronaldo Flores (Solidariedade): 5%
• Ramon Cujuí (PT): 2%
• Sargento Eyder Brasil (PSL): 1%
• Leonel Bertolin (PTB): 1%
• Samuel Costa (PC do B): 1%
• Pimenta de Rondônia (PSOL): 0%
• Edvaldo Soares (PSC): 0%
• Geneci Gonçalves (PSTU): 0%
• Branco/ Nulo: 10%
• Não sabe/ Não Respondeu: 6%
Dados técnicos da pesquisa:
A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica
Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos
Entrevistados: 504 eleitores
Pesquisa realizada entre 26 a 28 de outubro
Registrada na Justiça Eleitoral: RO-04876/2020.
O nível de confiança utilizado é de 95%.
Margem de erro: 4%.
Eleições
Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno
Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos
Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.
Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:
“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.
Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.
Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.
Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE