MP/RO
Crise hídrica é debatida entre Ministério Público e Corpo de Bombeiros
MP/RO
O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (30/1), a visita do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Nivaldo de Azevedo, que veio acompanhado do Coordenador de Planejamento e Orçamento, Tenente Coronel BM Wândrio Bandeira dos Anjos.
A reunião tratou da crise hídrica em Rondônia, que provocou a decretação de estado de emergência ainda em 15 de dezembro do ano passado em Rondônia, e a criação de um Comitê para o monitoramento, acompanhamento e tomada de decisões. O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros destacou que uma das razões da visita foi buscar apoio do Ministério Público, assim como vem fazendo com outras instituições e órgãos públicos, para que juntos possam colaborar na tomada de decisões.
A preocupação das instituições é que no atual período, as chuvas na região estão ocorrendo em baixa frequência, o que reduz a capacidade das bacias e dos lençóis freáticos. 2024 é o segundo ano do fenômeno El Niño, que tem um ciclo aproximado de três anos. Espera-se que o fenômeno comece a perder intensidade a partir de junho, período em que se inicia o verão no estado, o que deve levar a uma época ainda mais quente e seca na região.
O Comandante do Corpo de Bombeiros ponderou que os dados são embasados nos boletins meteorológicos da Agência Nacional de Águas (ANA), Censipan e INPE. Daí a necessidade de os órgãos se anteciparem, preparando os municípios para as respostas necessárias.
A participação do MPRO no Comitê de Crise Hídrica foi garantida pelo Procurador-Geral de Justiça, que enfatizou a importância da prevenção e de medidas que possam minimizar impactos gerados pela seca e a falta de água em Rondônia.
O PGJ já nomeou membros da instituição para comporem e atuarem junto ao Comitê. São eles o Coordenador do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, e os Promotores de Justiça Naiara Ames de Castro Lazzari, Bruno Ribeiro de Almeida e Pedro Colaneri Abi-Eçab.
Ao final da reunião, o Procurador-Geral foi presenteado com uma mini estátua personalizada, confeccionada para homenagear e agradecer pelo comprometimento com a corporação, e retribuiu com um exemplar do livro de sua autoria “Águas da Amazônia Contaminadas por Mercúrio”, resultado de sua tese de doutorado.
MP/RO
MPRO lança portal para aposentados da Instituição
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta segunda-feira (9/12) o Portal do Aposentado, uma plataforma digital voltada para membros, servidores aposentados e pensionistas. O objetivo é facilitar o acesso a serviços e informações, além de fortalecer o vínculo com aqueles que já contribuíram para a instituição.
Funcionalidades
O portal, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, está disponível no site oficial do MPRO e reúne diversas ferramentas de uso cotidiano, como emissão de contracheques, declarações de rendimentos, acesso ao sistema de auxílio-saúde (PASS) e ao recadastramento previdenciário do Iperon. Também estão disponíveis o Diário Oficial do MPRO, notícias institucionais, homenagens a aniversariantes, informações históricas no memorial da instituição e links para associações de classe e requerimentos.
Integração e acolhimento
A plataforma foi desenvolvida sob determinação do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que atendeu a um pedido da Associação do Ministério Público (Ampro), e tem como foco ampliar a integração e o sentimento de pertencimento entre os aposentados e pensionistas do MPRO. Além disso, o portal busca tornar mais ágil a identificação e a solução de demandas dessa comunidade.
Fortalecimento de vínculos
Ao lançar o Portal dos Aposentados, o MPRO reforça seu compromisso com a valorização e o acolhimento de seus ex-colaboradores. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de quem contribuiu para o fortalecimento da instituição ao longo dos anos, garantindo que continuem conectados e amparados.
O direito ao acesso a informações e serviços é essencial para a inclusão digital e cidadania. O MPRO segue atuando na defesa desses princípios, promovendo iniciativas que assegurem o bem-estar de todos que fazem parte de sua história.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia4 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO6 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia5 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE