Pesquisar
Close this search box.

Denúncias de fake news no TSE ultrapassam 22 mil

 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, até o momento, ocorreram 22.109 denúncias de fake news relacionadas às eleições, uma média de 185 por dia, e 7 denúncias por hora. Uso de perfis falsos (15.406) e disparos em massas de informações que não são verídicas (2.732) são as denúncias que mais ocorreram no Sistema de Alerta contra fake news do TSE.
Daniel Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET, ressalta que “é importante que o usuário esteja atento ao consumir informações online, pois além de poder acabar recebendo fake news, muitas das mensagens veiculadas deste tipo acabam se utilizando de links e campanhas maliciosas que podem causar prejuízos, como o roubo de dados pessoais e, até mesmo, o comprometimento do dispositivo que está sendo utilizado pelo usuário com algum tipo de malware”.
Assim como existe o Sistema de Alerta do TSE, a ESET alerta que existem outras diversas plataformas de checagem de fatos, investigando e avaliando a qualidade das informações incluídas em uma notícia ou em uma publicação viral nas redes sociais.
A ESET recomenda que, ao receber uma notícia, o usuário sempre verifique a fonte da informação recebida antes de compartilhá-la. Outra forma de contribuir para a verificação dos fatos e o compartilhamento de informações verídicas é monitorar os conteúdos que recebe e enviar às agências de Fact Check quando perceber que pode ser uma informação falsa. Além disso, ao sinal de que alguma mensagem é enganosa, o usuário pode denunciá-la por meio das próprias ferramentas que as redes sociais, como WhatsApp, Twitter ou Instagram, oferecem.
Daniel Barbosa, porta-voz da ESET e especialista em Segurança da Informação, está disponível para entrevistas caso seja necessário.

 

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite nosso site ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esporte

Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu

Publicados

em

No Santiago Bernabéu, o Real Madrid proporcionou um espetáculo de futebol ao golear o Sevilla por 4 a 2 neste domingo, em partida válida pelo Campeonato Espanhol. Kylian Mbappé, Valverde, Rodrygo e Brahim Díaz brilharam com gols para os Merengues, enquanto Isaac Romero e Lukebakio descontaram para a equipe visitante. A ausência do brasileiro Vinicius Júnior, suspenso, não impediu o show madrilenho.

Com o triunfo, o Real Madrid ultrapassou o Barcelona e assumiu a vice-liderança de La Liga, somando 40 pontos em 18 jogos. O Sevilla, por sua vez, ocupa a 12ª posição, com 22 pontos.

A próxima partida do Real Madrid pelo Espanhol será contra o lanterna Valencia, fora de casa, no dia 3 de janeiro, às 17h (de Brasília). Já o Sevilla tem compromisso pela Copa da Espanha contra o Almería, também como visitante, no dia 4 de janeiro, às 13h30. O retorno do Sevilla a La Liga acontecerá no dia 11 de janeiro, contra o Valencia, às 17h.

Antes do apito inicial, uma cena emocionante: o estádio Santiago Bernabéu ovacionou Jesús Navas, que se aposentou dos gramados neste domingo. O ex-lateral coleciona títulos expressivos pela seleção espanhola, incluindo a Copa do Mundo de 2010 e as Eurocopas de 2008 e 2024.

Primeiro Tempo:

O Real Madrid abriu o placar aos 10 minutos com um golaço de Mbappé. Após jogada individual de Rodrygo, o francês recebeu a bola e, de fora da área, mandou um chute certeiro para o fundo das redes.

Aos 18, Lucas Vásquez quase ampliou após bela jogada de Bellingham, mas finalizou para fora.

Um minuto depois, Valverde marcou o segundo gol do Real Madrid, um golaço de fora da área após cobrança de escanteio curta.

Aos 33, Rodrygo recebeu de Lucas Vásquez dentro da área e finalizou com força, marcando o terceiro gol merengue. O Sevilla diminuiu aos 35, com gol de cabeça de Isaac Romero.

Segundo Tempo:

O Real Madrid ampliou logo no início da segunda etapa. Mbappé tabelou com Brahim Díaz, que, livre de marcação, finalizou sem dificuldades para marcar o quarto gol.

Aos 40 minutos, Lukebakio recebeu em profundidade e chutou no canto direito de Courtois, diminuindo para o Sevilla e fechando o placar em 4 a 2.

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA