Pesquisar
Close this search box.

Eleições

Depois de ter mandato cassado no TRE, Japonês contrata advogados de Porto Velho e Brasília para tentar reverter condenação

Eleições

 

Seis juízes entenderam que houve uso de poder político e conduta vedada na campanha eleitoral de 2020

Após ter o mandato de prefeito cassado no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), em 17 de fevereiro passado, Eduardo Japonês, parece que pretende recorrer da decisão judicial e levar o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para isso, contratou dois renomados advogados: Nelson Canedo Motta, de Porto Velho, e Marilda de Paula Silveira, de Brasília (DF).
Canedo é um renomado e conhecido especialista em Direito Eleitoral da capital e Marilda é professora de Curso de graduação e pós-graduação na área eleitoral, e foi assessora jurídica de Ministros e da presidência do TSE.

O acórdão do julgamento no TRE deve ser publicado nesta semana no Diário Oficial. Enquanto isso, Japonês continua no cargo normalmente.

De acordo com o advogado Juacy Loura Junior, que representou a coligação “Fé e Ação por Vilhena”, Japonês só terá direito de apresentar Embargos e, tão logo o TRE julgue os Embargos, terá que se afastar do cargo da prefeitura. Contudo, o advogado Newton Schramm, que defendeu Japonês no TRE entende que o afastamento do cargo só se dará após o trânsito em julgado do processo no TSE.

ADVOGADO FORMALIZA RENÚNCIA
Também, semana passada, Newton Schramm notificou os ex-secretários municipais Jair Dornellas (Agricultura) e Paulo Coelho (Obras) informando sobre sua renúncia na defesa do caso, por ter sido contratado apenas para representa-los até o julgamento do recurso eleitoral. Jair e Paulo foram condenados na mesma ação julgada no TRE.

A CASSAÇÃO
Por 6 votos a 1, os membros do TRE votaram pela cassação do diploma do prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, e sua vice, Patrícia da Glória, ambos do PV, por crimes eleitorais praticados durante a campanha eleitoral de 2020, quando o mandatário foi reeleito ao cargo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Eleições

Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno

Publicados

em

Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos

Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.

Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:

“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.

Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.

Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.

Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA