O desembargador Gilberto Barbosa foi eleito presidente do Colégio Permanente de Corregedores e Corregedoras-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE) na quinta-feira, 21 de novembro. A oficialização aconteceu durante o Encontro Nacional dos Corregedores, realizado em Manaus (AM).
O corregedor do TJRO destacou que a honra traz visibilidade para Rondônia e para a Região Norte no cenário nacional. “Essa eleição, não se tenha dúvida, deve ser vista como marco que destaca a força e competência do nosso estado. Para nós, que representamos uma região tão rica e desafiadora, essa conquista simboliza a valorização do trabalho árduo em prol da modernização e humanização do Judiciário. Essa liderança, não apenas coloca Rondônia em evidência, mas notadamente fortalece o compromisso de integrar as realidades do Norte ao diálogo nacional. Seguiremos firmes na missão de promover a Justiça eficiente e acessível para todos”, disse o corregedor do TJRO.
Encontro Nacional dos Corregedores
Representado pelo corregedor do TJRO e novo presidente do CCOGE, o Poder Judiciário de Rondônia está presente no 94º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais de Justiça (Encoge) e no 6º Fórum Nacional Fundiário, realizado no estado do Amazonas nesta semana.
Este ano, o encontro tem como foco a promoção de direitos fundamentais, gestão de questões fundiárias e ambientais e o fortalecimento do papel da Corregedoria de Justiça. Mais de 250 corregedores, juízes auxiliares e assessores dos Tribunais de Justiça confirmaram presença no encontro.
O CCOGE
O Colégio foi criado em 1994 com a missão de aperfeiçoar e melhorar a prestação dos serviços judiciais e extrajudiciais no âmbito do 1º grau de jurisdição dos estados e do Distrito Federal.
Também atua pela fixação de diretrizes, uniformização de métodos e critérios administrativos, pelo respeito às peculiaridades regionais, incentivando o intercâmbio de boas práticas adotadas pelas corregedorias gerais, com foco na celeridade processual e aproximação da Justiça com a população, bem como pela defesa da autonomia das corregedorias gerais de todo o país.
Assessoria de Comunicação Institucional