Pesquisar
Close this search box.

Artigo

Dia da Terra: Novas soluções para transformar velhos hábitos

Artigo

Neste 22 de abril, o mundo celebra o Dia Mundial da Terra. E neste ano, o evento que nos faz refletir sobre o que devemos fazer para conter as mudanças climáticas e tornar o meio  ambiente mais sustentável, tem como slogan “Planeta versus Plástico”.

De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), se houver cooperação entre os países e as empresas, é possível reduzir a poluição plástica em 80% até 2040.

O estudo revela ainda que segundo uma análise de ciclo de vida, em 2015 os plásticos estavam ligados à produção de 1,7 gigatoneladas de CO2 equivalente (GtCO2e), e em 2050 este número aumentará para aproximadamente 6,5 GtCO2e, o que representa 15% do orçamento global de carbono.

Sem sombra de dúvidas, o plástico é uma matéria prima de extrema importância para o desenvolvimento e o avanço de vários setores da sociedade, como saúde, aviação, tecnologia entre outros. Por isso é importante que haja uma avaliação de como esse material continuará presente em nossas vidas trazendo equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade.

Em algumas partes do mundo, a discussão sobre o uso consciente do plástico está mais avançada e já tem metas propostas. Este é o caso da União Europeia (UE), que proibirá, a partir de 2030, plásticos de uso único em cafés e restaurantes. Em seis anos, todas as embalagens nos países-membros da UE deverão ser recicláveis, e até 2035 as mesmas embalagens deverão ser recicladas de forma efetiva, impulsionando assim uma economia circular.

O plástico não precisa continuar sendo o vilão do século se encontrarmos soluções eficazes para lidar, de forma ambientalmente correta, com ele. Por meio de uma abordagem circular, é possível tornar a cadeia de valor do plástico mais sustentável.

De acordo com o relatório do PNUMA, é necessário investir em tecnologias que apoiem produções sustentáveis e adoção de alternativas por empresas e governos para transformar a maneira como lidamos com esta importante matéria-prima.

E essas tecnologias e soluções já existem. Hoje, transformamos resíduos em recursos por meio de operações de recuperação de materiais (reciclagem) e também da valorização energética, e isso tudo fomentando uma economia verde, sustentável e de baixo carbono.

Acredito que este é o momento para dedicar esforços à ecologização, à transformação, e não apenas ao que já é “verde”. Portanto, conciliar a economia e a ecologia é o melhor caminho para continuarmos a desenvolver nossa sociedade ao mesmo tempo em que preservamos o meio ambiente.

Mas para alcançar essa meta, é preciso trabalharmos em equipe e unir esforços entre indústrias e governos. Somente dessa forma poderemos, de fato, celebrar o dia 22 de abril.

Por enquanto, essa data ainda nos cobra mais consciência ambiental e visão estratégica para traçar um futuro mais inclusivo e igualitário para todos os seres que habitam o Planeta Terra.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Artigo

JAILTON DELOGO FALA DA HISTÓRIA, DAS DIFICULDADES, E QUE PODE SER FEITO PARA MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Publicados

em

Pela forte atuação dos movimentos, mostrando o reconhecimento a quem lutou e quem continua a lutar, para garantir que os direitos sejam assegurados, e os estigmas enfrentados, a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992 instituiu o dia internacional da pessoa com deficiência. No dia 3 de dezembro, mais uma vez foi comemorado esta data para essas pessoas especiais. Dr.Delogo, publicou vários vídeos nas redes sociais, demonstrando como foi a caminhada dessas pessoas ao longo do tempo. “Antigamente as famílias escondiam as pessoas com deficiência, elas viviam nos fundos de suas casas, no escuro de seus quartos. Hoje não, a realidade é outra, os colegas vão à luta, não ficamos mais escondidos, porem esbarramos na falta de oportunidades, na falta de sensibilidade das pessoas no emprego, na escola e na lida cotidiana”, afirmou o ativista.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, ou outro tema voltado para a pessoa com deficiência, o perfil pode ser acessado por meio da busca @jailtondelogo

https://www.instagram.com/jailtondelogo/?igsh=bTg0czJqMTF6ajdn&utm_source=qr#

Novamente a TV Rondônia em edição especial, na terça feira dia 03/12, exibiu para todo o estado no jornal bom dia, o quadro momento da inclusão, destacando todo o tempo, que o lugar da pessoa com deficiência não é onde a sociedade quer colocar, mais sim, onde elas podem chegar.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA