TJ RO
Em Visita técnica ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará, TJRO busca fortalecimento da política de justiça restaurativa
TJ RO
Entre 16 e 21 de setembro de 2024, os servidores Luciana Lima Martins e Roger Andrade Bressiani, do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), realizaram uma visita técnica ao Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Mediada pela juíza Josineide Pamplona, pelo professor Nirson Medeiros (UFPA), o objetivo foi conhecer as práticas de justiça restaurativa nas comarcas de Belém e Santarém, especialmente em conflitos socioambientais e fundiários, visando aprimorar a atuação dos facilitadores do TJRO.
A visita integra o projeto “Vozes da Floresta: Círculos de Diálogos para a Paz”, da Coordenadoria de Justiça Restaurativa do TJRO, que busca contribuir para a prevenção e resolução de conflitos, acesso à justiça e cidadania de povos e comunidades tradicionais que vivem na região do Baixo Madeira e em territórios da Comarca de Porto Velho. O TJPA foi escolhido pela sua vasta experiência e atuação no tratamento de conflitos dessa natureza.
Em Belém, os servidores visitaram o “Espaço Acolher”, no Fórum Criminal, onde se realizam práticas restaurativas com homens autores de violência doméstica, através do projeto “Novos Caminhos”, e o “Porto Seguro”, no Fórum Cível, que aplica essas práticas em processos da Vara de Família. Também conheceram a “Casa Amarela”, onde abriga práticas de JR para resolução de conflitos familiares e comunitários, e o projeto “Usina da Paz”, voltado à inclusão social e prevenção da violência. Além disso, visitaram a Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA), onde são formados facilitadores em justiça restaurativa.
A equipe participou ainda do I Seminário Internacional de Agriculturas Amazônicas na Universidade Federal do Pará (UFPA), com palestras sobre conflitos fundiários e justiça restaurativa. O destaque da visitação foi à Clínica de Direito à Cidade, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento da Amazônia (PPGDDA) da UFPA que atua na resolução de conflitos territoriais e socioambientais na Amazônia, que realiza um trabalho multidisciplinar voltado à resolução de conflitos territoriais, direito à moradia e justiça socioambiental na Amazônia, onde também foi apresentada a cooperação entre a Universidade e o TJPA que envolve discente, docentes e instituições parceiras a fim de traçar estratégias de resolução de conflitos e justiça restaurativa nesses casos. Em Santarém, a equipe visitou a Vara de Violência Doméstica e Familiar e Vara de Família, onde são aplicadas práticas restaurativas em casos de violência doméstica e conflitos familiares.
Na comunidade indígena Solimões, no Baixo Tapajós, sob a orientação do professor Maike Kumaruara (UFOPA/CJUA), a equipe conheceu práticas restaurativas voltadas à resolução de conflitos comunitários e ao resgate cultural da comunidade indígena. A equipe do TJRO participou de uma dessas práticas com membros e lideranças da comunidade.
A visita técnica permitiu um intercâmbio de experiências entre os Tribunais de Justiça do Pará e Rondônia, ampliando o conhecimento sobre práticas restaurativas em diversas áreas, sobretudo envolvendo questões fundiárias e socioambientais. As atividades desenvolvidas reforçam a importância da justiça restaurativa como ferramenta de resolução de conflitos e fortalecimento social.
Assessoria de Comunicação Institucional
JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.
Fonte: TJ RO
TJ RO
TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO
Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense.
A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou.
Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.
Sobre a medalha
A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.
Assista a solenidade
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ RO
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
Você precisa estar logado para postar um comentário Login