Polícia
Empresário suspeito de praticar mineração ilegal é preso em São Paulo
Polícia
A Polícia Militar de São Paulo prendeu neste domingo (18) o empresário Dirceu Santos Frederico Sobrinho, suspeito de mineração ilegal, no bairro de Moema, localizado na Zona Sul da capital. Ele é dono da empresa FD Gold e presidente da Anoro – Associação Nacional do Ouro – uma instituição sem fins lucrativos. O empresário tinha um mandado de prisão em seu nome, expedido pela Polícia Federal de Rondônia.
Sobrinho é suspeito de mineração ilegal na Amazônia. Em maio deste ano, a Polícia Federal apreendeu 78 kg de ouro – o equivalente a aproximadamente 23 milhões de reais – em Sorocaba, interior de São Paulo.
O metal foi transportado em um avião, que foi apreendido porque a aeronave é objeto de investigação em outro inquérito policial. O ouro apreendido estava, na época, sendo escoltado por policiais militares de São Paulo que dirigiam carros da empresa FD Gold.
O empresário deu uma declaração sobre a origem do ouro em um vídeo enviado pela assessoria de sua própria empresa, e alegou que ele tinha origem legal. “Todo ele foi comprado sob permissão de lavra garimpeira concedida, que não pertence a área indígena, que não pertence a garimpos ilegais” afirmou.
Segundo a Polícia Federal, o ouro provavelmente é proveniente do Mato Grosso e do Pará, e o material foi encaminhado para realização de perícia.
Em 2018, Dirceu Santos Frederico Sobrinho, que já filiou-se ao PSDB, concorreu como primeiro suplente do senador Flecha Ribeiro. Durante sua campanha, afirmou que o garimpo precisava de mudanças, e comentou: “minha empresa recolhe todos os tributos, todos os encargos. E vai continuar trabalhando de forma correta, digna e séria.”
Após sua prisão, o empresário foi levado para a carceragem da Polícia Federal de São Paulo, e o processo acontece em sigilo.
Um estudo divulgado em 2020 revelou que 100% dos indígenas Munduruku – que habitam a Amazônia, o Mato Grosso e o Pará – estão contaminados por mercúrio utilizado no garimpo, que facilita a separação do ouro e partículas de outras substâncias. Entretanto, o metal é tóxico e os danos causados pelo contato com ele podem levar à morte.
Outros povos indígenas também são vítimas da contaminação de mercúrio. Os Yanomami e Ye’keuna também sofrem as consequências do garimpo ilegal.
Um estudo produzido pela Hutukara Associação Yanomami (HAY) e Associação Wanasseduume Ye’kwana (SEDUUME) apresentou que, no ano de 2020, 500 hectares de Floresta Amazônica foram desmatados, o que corresponde a mais de 3.300 campos de futebol.
Durante a pandemia, o garimpo ilegal não deixou de realizar vítimas. Em entrevista ao Brasil de Fato, Marcelo Barbosa, Articulador Social da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser) e militante do Movimento Pela Soberania Popular da Mineração (MAM) de Minas Gerais, afirmou que a disseminação de coronavírus em terras indígenas pode estar diretamente ligada à mineração e garimpo.
Polícia
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA
A 10ª edição da Operação Força Total, idealizada pelo Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), segue sendo executada nos dias 19 e 20 de dezembro, com foco na prevenção qualificada contra o crime. A operação utiliza abordagens estratégicas, barreiras de trânsito e policiamento ostensivo para garantir maior segurança à população.
Na tarde de quinta-feira, 19, uma barreira policial montada na Rodovia Estadual RO-135 próximo ao distrito de Nova Londrina, resultou na prisão de um suspeito de roubo e na apreensão de armas e objetos roubados. Durante o comando de abordagem, os policiais perceberam a aproximação de um veículo Fiat Argo, cujo motorista realizou uma frenagem brusca ao receber a ordem de parada.
O comportamento chamou a atenção dos militares, e logo em seguida, três indivíduos armados desembarcaram do veículo e fugiram em direção a uma área de mata. O motorista também tentou fugir, mas foi rapidamente contido pela equipe policial. Durante inspeção no interior do veículo foi encontrado um revólver calibre 38 e uma carabina calibre 24.
Após a abordagem, os militares foram informados que o condutor do veículo estava envolvido em um roubo ocorrido minutos antes em uma propriedade rural na região. As vítimas relataram ter sido torturadas pelos criminosos, que exigiam informações sobre dinheiro na residência. Itens como roupas, kits de higiene pessoal e outros pertences, encontrados no veículo, foram reconhecidos pelas vítimas como sendo de sua propriedade.
A ação contou com o apoio de equipes da PETRAN, Força Tática, Canil, PATAMO, BOPE e policiais civis, que cercaram a área de mata em busca dos três fugitivos. Apesar dos esforços, os indivíduos ainda não foram localizados.
Com base no reconhecimento das vítimas e nas evidências coletadas, o motorista foi preso em flagrante pelo crime de roubo. A Polícia Militar continua intensificando o patrulhamento na região para localizar os demais suspeitos e reforçar a segurança da população.
Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelos canais oficiais da corporação.
Texto: Seção de Comunicação Social – P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares
Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência Policial
Fonte: PM RO
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE