Pesquisar
Close this search box.

Eleições

Expedito Junior diz que vai perseguir a regularização fundiária com obstinação

Eleições

Da mesma forma que lutou pela transposição e pela criação do mototáxi, candidato ao Senado diz que não recuará até conseguir a regularização fundiária

Em conversas com produtores rurais do Estado, o candidato ao Senado Expedito Junior (PSD), tem levantado a bandeira da regularização fundiária como uma meta pela qual vai lutar com muita dedicação e obstinação com que se empenhou em outras frentes de batalha como a transposição dos servidores federais e a criação da profissão de mototaxista, nas quais saiu-se vitorioso.

“A regularização fundiária é uma condição necessária ao homem do campo, sobretudo em Rondônia. Representa a segurança jurídica no campo, além de permitir ao produtor rural acesso às políticas públicas de assistência técnica, créditos especiais e possibilidade de comercializar sua produção da forma que bem entender”, observa Expedito.

Segundo o candidato, para resolver essa questão que se arrasta desde a criação do Estado, é preciso agir nas duas esferas de poder em perfeita sintonia, entre Estado e União. Conciliador habilidoso, Expedito diz que vai se encarregar de fazer essa ponte.

“Vamos precisar também da Assembleia Legislativa. Por isso é muito importante elegermos uma bancada aliada, vez que a lei de terras de Rondônia só foi aprovada em dezembro de 2020 e ainda precisa ser regulamentada. Nosso candidato a governador, Léo Moraes (Podemos) também tem compromisso com o tema e, ao contrário desse governo atual, fará de tudo para resolver essa situação de uma vez por todas”.

ITERON

Com um território composto, predominantemente, por áreas pertencentes à União, a atuação de Rondônia para a regularização fundiária em áreas federais tem ocorrido por meio de convênio com a União, seguindo regras federais. “Nós temos que ter nosso órgão executor da política no Estado. Eu já tenho conversado bastante com nosso candidato ao governo, Léo Moraes para que em sua gestão assumamos essa responsabilidade”, informa Expedito.

Em 88, ainda durante o governo de Jerônimo Santana, foi criado o Instituto de Terras de Rondônia (Iteron), com a finalidade de ser o executor da política fundiária e, no âmbito do Planafloro o responsável pela implantação do zoneamento sócio-econômico e ecológico do Estado. Após várias irregularidades apontadas na demarcação de terras de reservas, acabou extinto em 94, pelo ex-governador José Bianco.

Mais recentemente, em 2018, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei autorizando a criação do instituto. Em seguida, o atual governador que nada entendia – e, parece que ainda não entende – nada do assunto, vetou a lei. A Assembleia, então, derrubou o veto. Mesmo assim, até o momento não se avançou um palmo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Eleições

Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno

Publicados

em

Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos

Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.

Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:

“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.

Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.

Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.

Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA