MP/RO
Ferramenta tecnológica potencializa atuação do MPRO em grau de recurso
MP/RO
Pensando no ecossistema tecnológico do Ministério Público de Rondônia (MPRO), o Núcleo Recursal (NURE), em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), desenvolveu um painel analítico que consolida dados e permite sua interpretação de forma objetiva e simples.
O uso do painel é exclusivo para servidores do NURE durante suas atividades laborais. A equipe de desenvolvimento iniciou os trabalhos ainda em 2023 para disponibilizá-lo no primeiro trimestre de 2024. A operacionalização do portal começou em fevereiro e atualmente o projeto está na fase de refinamento.
A DTI, a partir da solicitação do NURE, desenvolveu o painel para a automatização dos dados do núcleo. A nova ferramenta é capaz de fazer a união e parametrização de tabelas ajudando no controle de prazos, apontando os processos que estão próximos do vencimento, o desempenho por mês do que foi despachado e a quantidade de feitos por tema. Também disponibiliza ao gestor a noção das demandas individuais de todos os integrantes da equipe.
Segundo o NURE, a ideia surgiu devido ao aumento exponencial dos processos que tramitam no Núcleo Recursal. A exemplo disso, em 2021 tramitaram no NURE 1.145 processos, em 2022 foram 2.072 e em 2023 o número saltou para 4.167 processos.
A intenção final é que o portal permita à equipe gerenciar as informações necessárias para o trâmite processual, como escala de prazos, controle de produção, acompanhamento das intimações no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e nos Tribunais Superiores.
Logo, segundo informado pelo Diretor do Núcleo Recursal, Procurador de Justiça Airton Pedro Marin Filho, o trabalho que anteriormente era feito de forma manual, por meio de planilhas, agora pode ser calculado de forma automática pelo painel, trazendo celeridade ao cotidiano dos servidores. “O aumento significativo da interposição de recursos e acompanhamento destes exige do NURE monitoramento efetivo e acompanhamento em tempo real, a fim de assegurar a presteza e eficiência das atividades desenvolvidas”, comentou o Procurador de Justiça.
O NURE — O Núcleo Recursal (NURE) é um órgão do MPRO com atuação perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF). Compete ao núcleo a articulação com as Procuradorias e Promotorias de Justiça para que as demandas de interesse ministerial relacionadas à proteção da ordem jurídica, dos direitos difusos e coletivos e do Estado Democrático de Direito sejam delineadas com a melhor qualidade e efetividade junto aos Tribunais Superiores.
Compete ao NURE fazer o controle das decisões proferidas pelo Tribunal de Justiça e/ou Turma Recursal, para efetivar a revisão de julgados que não perfilem com os interesses institucionais. Cabe ao NURE, ainda, a oposição de embargos de declaração e a interposição de agravos e de agravo internos ou regimentais, além de outras medidas judiciais pertinentes; e a manutenção de sistema de acompanhamento e controle das decisões judiciais e dos prazos recursais.
MP/RO
MPRO lança portal para aposentados da Instituição
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta segunda-feira (9/12) o Portal do Aposentado, uma plataforma digital voltada para membros, servidores aposentados e pensionistas. O objetivo é facilitar o acesso a serviços e informações, além de fortalecer o vínculo com aqueles que já contribuíram para a instituição.
Funcionalidades
O portal, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, está disponível no site oficial do MPRO e reúne diversas ferramentas de uso cotidiano, como emissão de contracheques, declarações de rendimentos, acesso ao sistema de auxílio-saúde (PASS) e ao recadastramento previdenciário do Iperon. Também estão disponíveis o Diário Oficial do MPRO, notícias institucionais, homenagens a aniversariantes, informações históricas no memorial da instituição e links para associações de classe e requerimentos.
Integração e acolhimento
A plataforma foi desenvolvida sob determinação do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que atendeu a um pedido da Associação do Ministério Público (Ampro), e tem como foco ampliar a integração e o sentimento de pertencimento entre os aposentados e pensionistas do MPRO. Além disso, o portal busca tornar mais ágil a identificação e a solução de demandas dessa comunidade.
Fortalecimento de vínculos
Ao lançar o Portal dos Aposentados, o MPRO reforça seu compromisso com a valorização e o acolhimento de seus ex-colaboradores. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de quem contribuiu para o fortalecimento da instituição ao longo dos anos, garantindo que continuem conectados e amparados.
O direito ao acesso a informações e serviços é essencial para a inclusão digital e cidadania. O MPRO segue atuando na defesa desses princípios, promovendo iniciativas que assegurem o bem-estar de todos que fazem parte de sua história.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia4 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO6 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia5 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE