Pesquisar
Close this search box.

MP+ Seguro

Golpe do Chapolin contra veículos

MP/RO

A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e Assessoria Bombeiro Militar (ASBM) e compõe o pacote de ações do projeto, buscando promover aumento no nível de proteção de membros e servidores do MPRO.

Utilizando um aparelho semelhante ao controle remoto de portões de garagem ou até mesmo o próprio controle, criminosos conseguem desativar o travamento das portas e alarmes do veículo, deixando poucos rastros visíveis da ação criminosa. É o chamado golpe do “Chapolin”, apelido dado ao dispositivo ilegalmente adquirido em sites de compras internacionais.

O dispositivo é ativado quando o proprietário do carro está prestes a travar o veículo. Nesse momento, os ladrões acionam o “Chapolin” simultaneamente com a ação da chave do dono do carro.O aparelho gera um sinal eletromagnético que confunde o alarme, fazendo com que ele não emita o som de travamento.

Neste caso, o objetivo dos criminosos é um só: furtar objetos de valor que estejam no carro. Rádios, estepes, mochilas, tablet, notebook, celulares estão entre os itens mais cobiçados pelos bandidos.

Seguindo dicas simples de segurança, dá para praticamente evitar o golpe do “Chapolin”. Confira as principais delas:

  1. Não deixe objetos de valor no carro. Se for necessário deixar algum item, tente escondê-lo.
  2. Fique atento ao sinal do alarme. Se o alarme não emitir som quando você acionar o controle remoto, é possível que o golpe esteja sendo aplicado.
  3. Tente abrir as portas do carro. Não tranque o carro a distância e, tente abrir as portas antes de se afastar dele para se certificar que elas estão trancadas.
  4. Instale um sistema de alarme moderno. Alguns modelos geram códigos distintos a cada vez que são ativados, dificultando a clonagem feita pelo dispositivo.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MP/RO

MPRO lança portal para aposentados da Instituição

Publicados

em

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta segunda-feira (9/12) o Portal do Aposentado, uma plataforma digital voltada para membros, servidores aposentados e pensionistas. O objetivo é facilitar o acesso a serviços e informações, além de fortalecer o vínculo com aqueles que já contribuíram para a instituição.

Funcionalidades

O portal, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, está disponível no site oficial do MPRO e reúne diversas ferramentas de uso cotidiano, como emissão de contracheques, declarações de rendimentos, acesso ao sistema de auxílio-saúde (PASS) e ao recadastramento previdenciário do Iperon. Também estão disponíveis o Diário Oficial do MPRO, notícias institucionais, homenagens a aniversariantes, informações históricas no memorial da instituição e links para associações de classe e requerimentos.

Integração e acolhimento

A plataforma foi desenvolvida sob determinação do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que atendeu a um pedido da Associação do Ministério Público (Ampro), e tem como foco ampliar a integração e o sentimento de pertencimento entre os aposentados e pensionistas do MPRO. Além disso, o portal busca tornar mais ágil a identificação e a solução de demandas dessa comunidade.

Fortalecimento de vínculos

Ao lançar o Portal dos Aposentados, o MPRO reforça seu compromisso com a valorização e o acolhimento de seus ex-colaboradores. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de quem contribuiu para o fortalecimento da instituição ao longo dos anos, garantindo que continuem conectados e amparados.

O direito ao acesso a informações e serviços é essencial para a inclusão digital e cidadania. O MPRO segue atuando na defesa desses princípios, promovendo iniciativas que assegurem o bem-estar de todos que fazem parte de sua história.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA