Colunistas
Hildon Chaves, a Caerd e as promessas não cumpridas pelo governo
Colunistas
E ainda, Chefe da Casa Civil é denunciado ao Ministério Público por supostamente favorecer a esposa em contratos públicos
Campanha
Nas eleições de 2016 o mote da campanha de Hildon Chaves foram as parcerias público-privadas, famosas PPPs. No centro dos debates estava a Caerd, empresa que pertence ao governo do Estado mas que não é dona do serviço, apenas concessionária como qualquer outra. E é nesse ponto que começam os problemas. Ao menos do prefeito. A questão toda é que a Caerd vem pressionando a prefeitura para se manter como concessionária na capital, alegando que agora em 2017 consegue dar início às obras de expansão da rede de esgotos e ampliação da distribuição de água. Promessa vazia, assim como todas que foram feitas pela presidente Iacira Azamor, cuja especialidade é o desmonte da companhia.
Porém
Hildon não deveria dar essa chance à Caerd não. A companhia sofre com desmandos da atual presidente, que criminosamente vem causando prejuízos e não vai ter tempo hábil para cumprir o que prometeu, de novo. A prefeitura pode, a qualquer tempo romper o contrato com a empresa, que nunca compriu nenhuma promessa. Além do mais, se Hildon quiser, de fato, resolver o problema de uma vez por todas, deve começar a produzir o edital, iniciar as audiências públicas e prosseguir como se a Caerd não existisse. Seria, sem dúvida, o melhor para Porto Velho.
Falando em prefeitura
Inegável a competência de Ivonete Gomes à frente da secretaria municipal de Esportes. Vem mostrando que não está para brincadeiras e finalmente a pasta que sempre foi cabide de apadrinhados, está servindo de exemplo que, quando se quer fazer, se faz. E bem feito.
Ainda a Caerd
A companhia vem sendo sistematicamente condenada em ações indenizatórias pelo simples fato de perder prazos processuais, ou por não enviar prepostos às audiências na justiça. É ou não uma gestão criminosa?
Indeferido
O Ministério Público Eleitoral havia recorrido da decisão da justiça eleitoral que autorizou a diplomação de Juliana Roque, prefeita eleita em Pimenta Bueno em 2016. Na última segunda-feira, o TRE negou provimento ao recurso e manteve a decisão.
Em Brasília
O cientista político João Paulo Saraiva Leão Viana lança nesta terça-feira na Embaixada do Estado Plurinacional da Bolívia, seu livro, “A Bolívia no Século XXI: Estado Plurinacional, Mudanças de Elites e [Pluri]Nacionalismo. A obra conta ainda com a participação de Clayton M. Cunha Filho e foi editada pela Editora Appris. O evento acontece às 19h30min. João Paulo é um dos mais proeminentes cientistas políticos em Rondônia.
No Ministério Público
Foi protocolada há cerca de duas semanas mais uma denúncia contra o Chefe da Casa Civil do governo de Rondônia, Emerson Castro, por favorecimento a empresa de sua esposa, Binha Rios em contratos com o governo. O MP vem dormindo em berço esplêndido quando o assunto é Emerson Castro, essa não foi a primeira denúncia e possivelmente não será a última. Entre 2015 e 2016, a Lumiar recebeu pouco mais de R$ 1.415 milhão em contratos públicos. E nem vamos falar do passado pouco mais distante.
Composto interrompe produção de proteína ligada ao Alzheimer
Em condições normais, a proteína tau ajuda a manter a estabilidade dos axônios, as longas estruturas tubulares que ligam uma das extremidades de um neurônio a outros e por onde ele transmite seus sinais. Em algumas pessoas, no entanto, estas células cerebrais começam a fabricar versões defeituosas da proteína, que vão se acumulando em emaranhados em seu interior e acabam por danificá-la, levando à morte os próprios neurônios que ela deveria ajudar proteger, no que é considerado dos primeiros marcadores biológicos do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como o mal de Alzheimer. Diante disso, cientistas acreditam que, se puderem controlar a produção da proteína, talvez seja possível barrar ou mesmo reverter estes danos, abrindo um novo caminho para o tratamento destas chamadas taupatias. E é justamente isso que fizeram pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Washington em St. Louis, no estado americano do Missouri. Usando uma nova abordagem que emprega moléculas conhecidas como oligonucleotídeos antissentido, eles conseguiram reduzir a fabricação da tau, e consequentemente a formação de seus emaranhados no interior dos neurônios, nos cérebros de camundongos geneticamente modificados para produzirem versões defeituosas da proteína humana, assim como diminuir os níveis da proteína no sistema nervoso de macacos em um teste subsequente. CLIQUE AQUI para ler a reportagem abrangente sobre a descoberta.
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia5 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE