Colunistas
HISTÓRIA É A CIÊNCIA DAS UTOPIAS QUANDO SE REFERE À DATAS, IDEOLOGIAS E MITOS.
Colunistas
Os construtores do mito “Chico Mendes” esqueceram ou não quiseram ouvir os moradores antigos de Xapuri.
Chico Mendes era filho de seringueiro, mas nunca foi seringueiro de fato.
O sindicalismo era um escape estratégico para um homem que se negou ao trabalho duro nos seringais.
Os antigos de Xapuri descrevem Chico Mendes como um homem de palavra cativante, amante da cachaça e da vida promíscua.
Os antigos comerciantes de Xapuri reclamavam de que ele não era acostumado a honrar as suas contas.
Recebi confidências da primeira família de Chico Mendes que arrepiam os cabelos…
Chico Mendes é um produto de ONG’s internacionais que sempre quizeram internacionalizar a Amazônia. Ele sempre foi um inimigo do Brasil, sempre agindo em busca de palco pelo mundo, sempre a serviço de sua própria causa, de sua própria glória…
Precisamos urgentemente reparar esse erro histórico e devolver a Amazônia brasileira para os brasileiros!!!
Foi um erro terrível a morte de Chico Mendes, ninguém tem o direito de fazer justiça com as próprias mãos, mas condenar os madereiros e empresários do agronegócio por limpar a floresta para produzir o alimento que é colocado todos os dias sobre nossas mesas, é também um crime imperdoável…
Eu vivi a construção do Estado de Rondônia. No ano de 1974 ajudei meu pai distribuindo medicamentos para os colonos do interior. Ele era o administrador das unidades de saúde de Vila Ariquemes até Vila de Vilhena. Eu contava os cadáveres de nossos heróis que desbravaram Rondônia, cheguei a contar nove corpos de pessoas que morreram de malária na pedra e no chão do necrotério do Hospital Nossa Senhora Aparecida em Vila Rondônia (Ji-Paraná), onde residimos por quatro anos…
O Acre cansou das mentiras do “governo da florestania”. O orgulhoso povo acriano quer recuperar o tempo perdido, esse povo é brasileiro por opção e muitos morreram para que isso fosse possível. O Acre tem as terras mais férteis do Brasil e pouca gente sabe que a acidez do solo de Tarauacá e Feijó é de 6,5%.
Precisamos preservar nossa riqueza florestal, mas precisamos também de alimentos…
A história de que desmatando a Amazônia virará um deserto é pra inglês ver. Rondônia (que também é Amazônia) trabalha com agricultura à mais 40 anos e agora que ficou bom para plantar soja…
Eu sei que a biodiversidade amazônica é a nossa maior riqueza, mais o ônus de protegê-la nos obriga a redimensioná-la. Várias áreas de proteção ambiental já não possuem mata nativa, o Estado perdeu o poder de lhes dar proteção. Sempre estamos precisando de áreas maiores porque somente nos autorizam trabalhar com 20% de nossas terras…
Isso tudo tem que mudar rapidamente, precisamos proteger as plantas que no futuro servirão de remédio contra o câncer, mas precisamos também colocar arroz e feijão à mesa, pois sem eles não teremos a sorte de morrer com câncer, morreremos antes disputando um pedaço de pão…
Amadeu Hermes
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE