TJ RO
II Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense será de 1° a 5 de julho, no CCDH
TJ RO
O Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH) do Tribunal de Justiça de Rondônia, vinculado à Escola da Magistratura do Estado (Emeron), apresenta a ll Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense, que será realizada de 1° a 5 de julho (segunda a sexta-feira), diariamente das 15h às 18h, no auditório do CCDH. O evento celebrará a memória histórica construída pela Justiça em Rondônia há mais de um século e propõe o resgate, preservação e divulgação da história e identidade da instituição, a fim de contribuir para a valorização do patrimônio cultural e documental do PJRO.
Um dos destaques da programação é o Encontro de Memória com os Judiciários do Amazonas e Mato Grosso, pois Rondônia nasceu de um desmembramento dos dois estados vizinhos. Haverá ainda a valorização de servidores(as) aposentados(as) que contribuíram com a construção do Judiciário rondoniense e contarão sobre as memórias institucionais junto com o lançamento do livro “Mitos e Identidade em Nazaré – RO”, da servidora do TJRO Simone Norberto.
O primeiro dia será destinado à aula-palestra “A História a partir de Processos Judiciais Históricos”, com o jornalista e historiador Júlio Olivar, e “Memória, História e Cidadania”, pelo olhar do médico, jornalista e escritor Viriato Moura. No segundo dia de evento, os temas serão a história oral do “Caso Corumbiara”, com o juiz de Direito do PJRO Enio Salvador Vaz, e a “Comarca de Santo Antônio do Rio Madeira: Justiça na região e processos de adoção”, com a graduanda em História pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e estagiária do CCDH, Ingrid Caroline Martins.
No terceiro dia, acontece a mesa redonda mediada pela juíza auxiliar da Presidência do TJRO Karina Miguel Sobral, com o tema “Arquivologia de mãos dadas com a Memória do Judiciário: Práticas e reflexões”. Participam da mesa o juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL), historiador, professor e curador do Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas, Claudemiro Avelino de Souza; o professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Josemar Henrique; a doutora em História e especialista em Arquivo, analista do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Mônica Pádua; e o arquivista do PJRO Felipe Sandes Nogueira.
Exposição “A história pela lente” e apresentações culturais
Para valorizar e incentivar a cultura de Rondônia, durante a semana de realização do evento, haverá algumas apresentações. O primeiro dia contará com o espetáculo “Carimbó, Pau e Corda” e, no encerramento do dia inicial, o Diretor da Escola da Magistratura, desembargador Alexandre Miguel, dará abertura à exposição fotográfica “A história pela lente” em homenagem ao fotógrafo Rosinaldo Machado, que registrou momentos históricos por todo o estado, desde a época do território, e possui mais de 135 mil fotos de sua autoria no acervo do CCDH. No segundo dia de evento, o servidor do interior do estado Marcos Alexandre Santana fará uma apresentação solo de violino e saxofone. Já para o terceiro dia, o espetáculo cênico-musical Vozes da Floresta, com colaborador e servidores(as) do PJRO, se apresentará no momento cultural. No dia seguinte, haverá um pocket show de piano elétrico com o servidor Érico Costa e, para o encerramento da ll Semana da Memória do PJRO, um show do Grupo Minhas Raízes, da comunidade de Nazaré.
Inscrições e certificado
Com 70 vagas por dia, os(as) interessados(as) em participar da ll Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense deverão realizar sua pré-inscrição nos formulários de cada data disponibilizados no site da Emeron (menu Inscrições), que ficarão abertos até todas as vagas serem preenchidas. A confirmação da inscrição será feita por ordem de chegada no evento. O certificado de participação pela Emeron será de acordo com a frequência do(a) participante e, para aqueles(as) que não comparecerem a todos os dias da programação, a certificação será fornecida por dia de evento, ou seja, com a carga horária e atividades equivalentes. Já para quem participar integralmente do evento, será emitida uma única certificação com a carga horária de 15 h/a. Os certificados poderão ser acessados pelo link: emeron.tjro.jus.br/certificados
O evento é destinado a magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) do PJRO, universidades, faculdades, escolas e sociedade em geral. O CCDH fica localizado na Av. Rogério Weber, 2396, Caiari, em frente à Praça das Três Caixas d’água, aberto ao público geral de segunda a sexta, das 10 às 17h. Participe do evento e conheça as exposições disponíveis.
Assessoria de Comunicação Insticiconal
com informações da Emeron
JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.
Fonte: TJ RO
TJ RO
TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO
Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense.
A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou.
Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.
Sobre a medalha
A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.
Assista a solenidade
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ RO
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
Você precisa estar logado para postar um comentário Login