Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

II Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense será de 1° a 5 de julho, no CCDH

TJ RO

O Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH) do Tribunal de Justiça de Rondônia, vinculado à Escola da Magistratura do Estado (Emeron), apresenta a ll Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense, que será realizada de 1° a 5 de julho (segunda a sexta-feira), diariamente das 15h às 18h, no auditório do CCDH. O evento celebrará a memória histórica construída pela Justiça em Rondônia há mais de um século e propõe o resgate, preservação e divulgação da história e identidade da instituição, a fim de contribuir para a valorização do patrimônio cultural e documental do PJRO.

Um dos destaques da programação é o Encontro de Memória com os Judiciários do Amazonas e Mato Grosso, pois Rondônia nasceu de um desmembramento dos dois estados vizinhos. Haverá ainda a valorização de servidores(as) aposentados(as) que contribuíram com a construção do Judiciário rondoniense e contarão sobre as memórias institucionais junto com o lançamento do livro “Mitos e Identidade em Nazaré – RO”, da servidora do TJRO Simone Norberto.

O primeiro dia será destinado à aula-palestra “A História a partir de Processos Judiciais Históricos”, com o jornalista e historiador Júlio Olivar, e “Memória, História e Cidadania”, pelo olhar do médico, jornalista e escritor Viriato Moura. No segundo dia de evento, os temas serão a história oral do “Caso Corumbiara”, com o juiz de Direito do PJRO Enio Salvador Vaz, e a “Comarca de Santo Antônio do Rio Madeira: Justiça na região e processos de adoção”, com a graduanda em História pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e estagiária do CCDH, Ingrid Caroline Martins.

No terceiro dia, acontece a mesa redonda mediada pela juíza auxiliar da Presidência do TJRO Karina Miguel Sobral, com o tema “Arquivologia de mãos dadas com a Memória do Judiciário: Práticas e reflexões”. Participam da mesa o juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL), historiador, professor e curador do Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas, Claudemiro Avelino de Souza; o professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Josemar Henrique; a doutora em História e especialista em Arquivo, analista do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Mônica Pádua; e o arquivista do PJRO Felipe Sandes Nogueira.

Exposição “A história pela lente” e apresentações culturais

Para valorizar e incentivar a cultura de Rondônia, durante a semana de realização do evento, haverá algumas apresentações. O primeiro dia contará com o espetáculo “Carimbó, Pau e Corda” e, no encerramento do dia inicial, o Diretor da Escola da Magistratura, desembargador Alexandre Miguel, dará abertura à exposição fotográfica “A história pela lente” em homenagem ao fotógrafo Rosinaldo Machado, que registrou momentos históricos por todo o estado, desde a época do território, e possui mais de 135 mil fotos de sua autoria no acervo do CCDH. No segundo dia de evento, o servidor do interior do estado Marcos Alexandre Santana fará uma apresentação solo de violino e saxofone. Já para o terceiro dia, o espetáculo cênico-musical Vozes da Floresta, com colaborador e servidores(as) do PJRO, se apresentará no momento cultural. No dia seguinte, haverá um pocket show de piano elétrico com o servidor Érico Costa e, para o encerramento da ll Semana da Memória do PJRO, um show do Grupo Minhas Raízes, da comunidade de Nazaré.

Inscrições e certificado

Com 70 vagas por dia, os(as) interessados(as) em participar da ll Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense deverão realizar sua pré-inscrição nos formulários de cada data disponibilizados no site da Emeron (menu Inscrições), que ficarão abertos até todas as vagas serem preenchidas. A confirmação da inscrição será feita por ordem de chegada no evento. O certificado de participação pela Emeron será de acordo com a frequência do(a) participante e, para aqueles(as) que não comparecerem a todos os dias da programação, a certificação será fornecida por dia de evento, ou seja, com a carga horária e atividades equivalentes. Já para quem participar integralmente do evento, será emitida uma única certificação com a carga horária de 15 h/a. Os certificados poderão ser acessados pelo link: emeron.tjro.jus.br/certificados

O evento é destinado a magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) do PJRO, universidades, faculdades, escolas e sociedade em geral. O CCDH fica localizado na Av. Rogério Weber, 2396, Caiari, em frente à Praça das Três Caixas d’água, aberto ao público geral de segunda a sexta, das 10 às 17h. Participe do evento e conheça as exposições disponíveis.

Assessoria de Comunicação Insticiconal

com informações da Emeron

JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA