Pesquisar
Close this search box.

Saúde

INFLUENZA E SARAMPO – Profissionais de saúde recebem capacitação para aplicação de vacinas

Saúde


Profissionais serão vacinados dentro das unidades municipais e dos hospitais particulares de Porto Velho

Profissionais recebem orientações para aplicação das vacinasNa próxima segunda-feira (11) terá início a vacinação contra influenza e sarampo nos profissionais de saúde dentro das unidades municipais e dos hospitais particulares de Porto Velho. Para que o trabalho seja mais uma vez realizado com êxito, vários trabalhadores da área participaram de uma capacitação na tarde de quarta-feira (6), na secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

“Hoje a gente traz aqui enfermeiros, técnicos em enfermagem, pessoal da saúde do trabalhador e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), entre outros, para uma capacitação, para eles conhecerem as vacinas, saber as reações vacinais, o que fazer diante de cada uma e, principalmente, que eles nos ajudem nesse intuito, de proteger os próprios profissionais”, destacou a gerente de imunização, Elizeth Gomes.

O objetivo, além da capacitação, é a prevenção dos profissionais, desafogar as unidades de saúde e fazer com que os trabalhadores não saiam dos seus locais de trabalho, mas que sejam vacinados no mesmo ambiente. “Isso facilita a vida deles e a nossa também, para evitar aglomerações nas unidades. A gente tenta fazer isso para que fique da melhor maneira possível”, comentou.

A enfermeira Surama Bastos participou da capacitação

INFORMAÇÕES

Durante o treinamento os profissionais recebem todas as orientações possíveis com relação a vacina que vão trabalhar, como administrar, os componentes, as reações, e qual a cepa que mudou, entre outras informações. “Sabemos que a cepa que mudou é a H3N2, que foi incluída na vacina da gripe este ano”, disse Elizeth Gomes.

Ela acrescenta que a vacina da influenza a ser aplicada é denominada trivalente, desenvolvida para combater os vírus H1N1, H3N2 e influenza B.

“Para nós é essencial que tenhamos multiplicadores dentro das unidades do município e particulares, pois quando chegar alguém com uma reação vacinal eu já tenho um profissional, enfermeiro ou técnico capacitado para atender o paciente, saber reconhecer os sintomas, acalmar a pessoa e informar que nas primeiras 24 horas alguma reação é esperada, mas que não precisa se preocupar”, finalizou a gerente de imunização.

Gerente de enfermagem do Hospital do Amor, a enfermeira Surama Bastos, que também participou da capacitação promovida pela Semusa, enalteceu a iniciativa.

“O conhecimento da sintomatologia das vacinas é algo que causa alguma estranheza na população. Muitas das vezes essas reações da vacina podem levar a população a uma unidade básica de saúde desnecessariamente. Um profissional bem instruído com relação a esses sintomas pós-vacina vai ajudar muito a evitar aglomerações nas unidades básicas e nos outros hospitais também”, avaliou.

Texto: Augusto Soares
Fotos: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Casais revelam fetiches mais populares de 2024, de acordo com pesquisa do Bumble

Publicados

em

Em 2024, a tara escolhida como favorita foi continuar o sexo depois do orgasmo

Assim, uma nova pesquisa realizada pelo aplicativo de relacionamento Bumble com 4 mil pessoas indicou que correntes e chicotes não excitam mais as pessoas. Em 2024, a tara escolhida como favorita foi continuar o sexo depois do orgasmo.

O segundo fetiche mais escolhido foi ter relações na sacada do apartamento, considerado ao ar livre. Já o terceiro, foi fazer sexo enquanto jogavam videogame. E na quarta posição está acordar um ao outro com sexo oral. Uma tara pouco conhecida surgiu em quinto lugar: muitos afirmaram que malhar juntos nus funcionava bem como um “pré-aquecimento”.

A pesquisa revelou que geração atual prefere uma abordagem mais calma e dócil do sexo. Dentre as atividades sexuais escolhidas, por exemplo, o carinho ficou em primeiro lugar. Outros mimos também foram citados: incluindo dias spa em casa, “ficar na banheira de um hotel com uma vista incrível” e sexo no chuveiro.

Quanto a brinquedos sexuais, apenas 43% dos entrevistados da geração Z disseram que estariam abertos a isso. Em comparação, 54% daqueles das gerações mais antigas afirmaram usar algum tipo de apetrecho para apimentar as experiências no quarto.

POSIÇÕES FAVORITAS

No geral, as posições sexuais favoritas dos casais foram: ajoelhado (74%), cara a cara (72%), ângulo reto (70%), cowgirl (59%) e sexo oral (56%). Já as menos populares escolhidas foram cachorrinho (53%), sessenta e nove (52%) e anal (50%).

 

Outro detalhe mencionado pela pesquisa é que a geração Z apresenta duas vezes mais probabilidade de escolher a posição “missionário” como a preferida, em comparação aos usuários da geração Y e da geração X.

 

Fonte: O Globo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA