Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

Janeiro Branco: campanha convoca sociedade para debater importância da Saúde Mental nas relações humanas

TJ RO

A arte gráfica mostra um fundo azul com o título janeiro branco e a fita branca, ao lado está escrito "quem cuida da mente, cuida da vida!"

Janeiro é o mês das revisões pessoais e do (re)planejamento de vida. É no começo de cada Ano Novo que as pessoas sentem-se inspiradas a refletir sobre o passado, o presente e o futuro das suas vidas e das suas relações. E é neste período de reavaliação que, desde 2014, acontece a Campanha Janeiro Branco.

Em 2023, o movimento completa 10 edições com o objetivo de construir uma cultura da Saúde Mental na humanidade, trabalhando pela psicoeducação dos indivíduos e pela criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais da Saúde Mental.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19 e por antigos tabus, preconceitos e desconhecimentos a respeito dos múltiplos universos da Saúde Mental.

Além de compreender o que é saúde mental na inter-relação da perspectiva individual e coletiva, também é relevante conhecer formas de promovê-la por meio da rede de apoio social e familiar, principalmente nos momentos de situações incontroláveis e que impactam negativamente a saúde mental. Lembrando também, que existem situações passíveis de escolhas, que podem se constituir como fontes de gratificações.

O Poder Judiciário preocupado com a saúde mental de todos, oferece atendimento especializado aos(as) magistrados (as), servidores (as), estagiários (as) e dependentes do TJRO por intermédio do Núcleo Psicossocial da Divisão de Saúde, que funciona no prédio da SGP (antigo Fórum Cívil). “Nós, da Divisão de Saúde, desenvolvemos durante todo o ano ações, atendimentos individuais ou em grupo, mobilizações para estimular e promover a saúde mental. Especialmente neste mês de janeiro, vamos desenvolver ações virtuais e presenciais, pois queremos continuar contemplando magistrados e magistradas, servidores e servidoras, estagiários e estagiárias também das comarcas do interior, inclusive vamos desenvolver uma ação integrada e conjunta de todas as comarcas”, afirma a Psicóloga da Disau, Iuna Pereira Sapia.

Diversas ações foram planejadas para o ano de 2023 para contemplar a diversidade de públicos do PJRO. Confira a programação abaixo:

 

AÇÃO

PÚBLICO ALVO

DATA E HORÁRIO

MODALIDADE

COORDENADORA(S)

PARTICIPANTES

1

Roda de Conversa

“Janeiro Branco: A vida pede equilíbrio!”

Servidores(as) e estagiários(as)

19/01 – 08 às 10h

Virtual 

(Google Meet)

Psicóloga Denise Tofani 

Inscrição Voluntária mediante link: 

(30 vagas)

2

Roda de Conversa

“Janeiro Branco: A vida pede equilíbrio!”

Magistrados(as)

24/01 – 8h às 9h30min

Virtual 

(Google Meet)

Psicóloga Mariangela Aloise e Psiquiatra Ismália Oliveira

Inscrição Voluntária mediante link: 

(30 vagas)

3

Roda de Conversa para Gestores

“Gestores(as): a vida pede equilíbrio também no trabalho!”

Gestores(as)

25/01 – 8h às 9h30min

Virtual 

(Google Meet)

Psicóloga Denise Tofani e Psiquiatra Ismália Oliveira

Serão convocados via SEI e Portal do Servidor

4

Grupo de Mindfulness

“Cultivando saúde mental com práticas de mindfulness”

Magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as)

26/01 – 8h às 10h

Presencial (Sala Multidisciplinar da SGP)

Psicóloga Mariangela Aloise 

Inscrição Voluntária mediante link: 

(30 vagas)

5

Grupo Vivencial

“Liberando as tensões e encontrando o equilíbrio”

Magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as)

30/01 – 11 às 14h

Presencial (Sala Multidisciplinar da SGP)

Psicóloga Denise Tofani 

Inscrição Voluntária mediante link: 

(30 vagas)

6

Roda de Biblioterapia

“As bagagens que nos levam ao equilíbrio”

Magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as)

31/01 – 08 às 10h

Virtual 

(Google Meet)

Psicóloga Denise Tofani e servidora Michele Melo Magalhães

Inscrição Voluntária mediante link: 

(50 vagas)

Fonte: janeirobranco.com.br

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA