RONDÔNIA RURAL SHOW
Judiciário entrega mudas florestais durante a Rondônia Rural
RONDÔNIA RURAL SHOW
Projeto da comarca de Ji-Paraná é feito em parceria com órgãos de fiscalização e prefeituras
Centenas de pessoas receberam mudas de espécies nativas, como Samaúma, Mogno, Mirindiba, Timboril e Paricá em ação realizada pelo Poder Judiciário de Rondônia durante a 11ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná. As plantas são oriundas de viveiros construídos por meio de parceria dos Juizados Especiais Criminais de Ji-Paraná, órgãos de fiscalização e prefeituras.
Para a cozinheira Maria Helena, a doação de mudas é uma ação muito boa, pois possibilita o reflorestamento e incentiva a preservação da natureza. Além dos negócios e aprendizado disponibilizados na feira agropecuária, o cuidado com o meio ambiente também esteve em evidência no estande do TJRO. Ao todo, foram 500 mudas nativas disponibilizadas para distribuição, que foram cultivadas no Viveiro da Prefeitura de Ji-Paraná.
A distribuição visa incentivar as pessoas que visitaram o estande do Tribunal de Justiça a atuar no reflorestamento e arborização das cidades, especialmente em áreas degradadas pela ação humana, além de fornecer informações sobre o Fórum Digital da Justiça de Rondônia, que é vencedor do Prêmio Innovare e que foi recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para implantação em todo o país.
Segundo o juiz Maximiliano Deitos, idealizador do projeto envolvendo as mudas, a construção e manutenção dos viveiros municipais é feita a partir da destinação de madeiras apreendidas durante a fiscalização de órgãos como a Polícia Rodoviária Federal e o Ibama. A iniciativa faz parte do projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas” dos juizados especiais criminais da Comarca de Ji-Paraná, foi vencedor do prêmio Juízo Verde, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).
Reflorestamento
O projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, busca incentivar a construção ou revitalização de viveiros municipais em Rondônia, contribuindo para a produção de mudas florestais e a restauração de áreas degradadas, incluindo lixões desativados, matas ciliares, urbanização e nascentes de rios. Na etapa inicial, em 2022, foram implantados 12 viveiros, e após reuniões com outros municípios, o projeto expandiu-se com a adesão de 25 municípios divididos em 3 regionais para uma melhor coordenação das atividades. Ao todo já são 37 municípios parceiros.
Assessoria de Comunicação Institucional
JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.
Fonte: TJ RO
Rondônia
Uso consciente da água foi orientado pela Caerd na 11ª Rondônia Rural Show Internacional
Durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, realizada de 20 a 25 de maio no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, técnicos da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) alertaram sobre a importância do uso consciente da água. A Região Norte do Brasil enfrenta uma situação preocupante com a intensificação do fenômeno El Niño, com previsão de estiagem mais severa neste ano em comparação à observada em 2023.
O estande da Caerd foi palco para discussões essenciais sobre a sustentabilidade e a gestão dos recursos hídricos, e informações foram compartilhadas pelos técnicos durante visitas ao laboratório e a Estação de Tratamento de Água (ETA) instalada no local. Visitantes e autoridades conheceram de perto o processo de captação de água do Igarapé Nazaré, responsável pelo abastecimento de todo o Centro Tecnológico Vandeci Rack, sobre o tratamento e a distribuição de água potável.
O presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão destacou acerca das ações desenvolvidas pela Companhia durante a feira. “Estamos diante de um desafio coletivo, precisamos estar conscientes da conservação dos recursos hídricos. A água é um bem finito e essencial, e precisamos usá-la de forma responsável para garantir que não falte a ninguém”, afirmou.
DESAFIO DO EL NIÑO
O fenômeno climático El Niño é caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico, que influencia padrões climáticos em várias partes do mundo. Na Região Norte, isso significa chuvas escassas e temperaturas mais elevadas, resultando em estiagens prolongadas e redução significativa dos níveis dos rios, que são as principais fontes de abastecimento de água.
De acordo com o diretor técnico e operacional da Caerd, Lauro Fernandes, a seca deste ano deve ser mais intensa do que a de 2023, e requer uma preparação ainda maior por parte da população e das autoridades. “Temos reforçado a necessidade de medidas emergenciais e de longo prazo, a fim de garantir o abastecimento de água em todas as áreas afetadas, pois a expectativa para 2024 é preocupante. Estamos em discussões também com o Comitê de Crise Hídrica, instituído pelo governo de Rondônia, para debater todas as estratégias necessárias para enfrentarmos este período”, pontuou.
EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO
Um dos pontos altos das visitas guiadas no estande da Caerd foi a oportunidade de educar a população sobre o uso racional da água. Estudantes e autoridades receberam orientações sobre pequenas mudanças que podem fazer uma grande diferença, como consertar vazamentos, reduzir o tempo de banho e reaproveitar a água da chuva para atividades que não exigem água potável.
Para a química da Caerd, Joelma Ferreira, o compromisso é que a água chegue até as casas com qualidade e tratada com os melhores recursos disponíveis. “A responsabilidade de preservar a água é de todos nós. Pequenas ações como evitar desperdícios e reparar vazamentos podem ter um impacto significativo”, frisou.
CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL 2024
2º Dia do evento – Parte II – Parte III
5º Dia do evento – Parte II – Parte III
Fonte: Governo RO
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia5 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE
Você precisa estar logado para postar um comentário Login