Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

Justiça de Rondônia apresenta ações sustentáveis durante IV Encontro de Boas Práticas entre os Tribunais do Bioma

TJ RO

Print mostra apresentação com letras verdes ao centro e juíza no lado direito olhando para tela

Redução do consumo de papel e plástico, utilização de energia renovável e ações de fomento à mudança de atitude entre o público interno foram algumas das iniciativas apresentadas pelo Poder Judiciário de Rondônia n no IV Encontro de Boas Práticas entre os Tribunais do Bioma Amazônico. 

A programação, promovida pelo Poder Judiciário de Roraima, é alusiva à Semana do Meio Ambiente. Durante o evento, o TJRO apresentou a Política de Sustentabilidade da Instituição. 

A apresentação foi aberta pela juíza auxiliar da presidência, Karina Miguel Sobral, presidente do Comitê Gestor do Plano de Sustentabilidade do TJRO. Ela destacou o empenho de servidores e magistrados, que desenvolvem projetos inovadores, de destaque nacional, e refletem o compromisso da Justiça Rondoniense com o meio ambiente. “Esse evento traz um enriquecimento muito grande, pois além de apresentar as práticas que temos, também podemos aprender com as práticas de outros tribunais e evoluir”, destacou a magistrada. 

As ações do TJRO foram apresentadas pela coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental – Nages, Maiara Ribeiro de Moraes, que destacou a publicação do Plano de Sustentabilidade (PS) para o ciclo 2024/2026 e o desenvolvimento de sistema para coleta dos dados do Plano de Sustentabilidade como importantes passos dados pela Justiça. 

A instalação de placas solares em unidades da Justiça para utilização de energia solar também foi pontuada. “Das 23 comarcas do Estado, 17 já estão operando com usinas fotovoltaicas”, disse Maiara. O incentivo ao descarte correto de lixo, ao plantio de mudas e consumo consciente foram outras ações citadas no evento. 

Outros projetos destacados e com bons resultados são desenvolvidos em comarcas do interior do Estado. Em Ji-Paraná, o “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros e Plantando Florestas”, que, no ano passado, venceu o Prêmio Juízo Verde, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça. O projeto foi idealizado pelo juiz Maximiliano Deitos e consiste na destinação de madeira apreendida em operações policiais para construção de viveiros em parcerias com prefeituras. Também no interior do Estado, na comarca de Pimenta Bueno, a “Liga do Bem Viver”, uma iniciativa piloto para a elaboração de um modelo que possa inspirar e ser replicado pelas comarcas do interior as atividades de cuidado com a vida da natureza, sua própria vida e a vida daqueles que o cercam. 

Conheça o Projeto Liga do Bem Viver

Conheça o Projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros e Plantando Florestas” 

Assessoria de Comunicação Institucional 

JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA