Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

Lançamento de política e programa de Linguagem Simples do TJRO marca compromisso com garantia de acesso à Justiça

TJ RO

Linguagem Simples Lançamento

Representantes de instituições do sistema de Justiça participaram do lançamento da Política e do Programa de Linguagem Simples do Poder Judiciário de Rondônia, nesta quarta-feira, 27. A cerimônia, com a presença de membros da Defensoria Pública (DPE-RO) e do Ministério Público do Estado (MPRO), firmou o compromisso da instituição com a simplificação da comunicação para garantir os direitos fundamentais. A política foi lançada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel Filho, o diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), desembargador Alexandre Miguel, e o corregedor-geral, desembargador Gilberto Barbosa.

 O lançamento oficial aconteceu um dia após a publicação da Política de Linguagem Simples no Diário da Justiça. “Estamos dando um passo crucial para aproximar o Judiciário da sociedade”, declarou o presidente, desembargador Raduan Miguel Filho. 

colagem simples linguagem lancamento1

 “A linguagem não pode ser um obstáculo ao exercício dos direitos. Pelo contrário, deve ser uma ponte. Nosso dever é sermos claros, compreensíveis e acessíveis”, afirmou o corregedor-geral. Responsável pela comissão que instituiu a política, a juíza auxiliar da presidência do TJRO, Valdirene Clementele, destacou que ações para simplificar a linguagem já estavam em desenvolvimento. Foram cadastradas 31 iniciativas que levaram ao reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que conferiu o Selo Linguagem Simples ao TJRO. 

 O programa também prevê a realização de formações de magistrados(as) e servidores(as) para a simplificação da linguagem, promovidos por meio da Emeron. “Essa é uma iniciativa que representa mais do que uma adequada técnica às diretrizes do CNJ e uma transformação cultural que reforça nosso compromisso com os princípios constitucionais de acesso à Justiça, inclusão social e cidadania”, pontuou o diretor da Emeron, Alexandre Miguel. 

 O subdefensor público-geral de Rondônia, Marcus Edson de Lima e a promotora de Justiça Edna Capeli, também representaram a Defensoria Pública e o Ministério Público, e enalteceram a iniciativa do Judiciário rondoniense. 

Programação 

A cerimônia de lançamento contou com palestras dos juízes do TJRO, Inês Moreira da Costa, com o tema “A necessidade da utilização de linguagem simples sob o ponto de vista da Teoria da Comunicação”, e do juiz Jorge Luiz Gurgel do Amaral, com o tema “A rede mundial de comunicação clara e simples: Uma causa social em favor da cidadania”. A co-gestora do Programa de Linguagem Simples do TJ do Tocantins, Roberta Maciel Ismael, apresentou estratégias para comunicação clara no Poder Judiciário do Tocantins. Ao final, a política do TJRO foi lançada pela servidora que integrou a comissão responsável pela elaboração, Fernanda Lemos de Matos Mendes, cuja dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (PPG/DHJUS), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), trata do tema. 

Conheça Resolução que Institui a Política e o Programa de Linguagem Simples do Poder Judiciário do Estado de Rondônia

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA