Pesquisar
Close this search box.

Eleições

DEPUTADO É ACUSADO DE FAZER UM LARANJAL NA ELEIÇÃO NO ACRE E RESVALA EM ACM NETO

Eleições

Repasse de 240 mil do DEM para candidata laranja teve assinatura do presidente do partido
Ciro Gomes (PDT) não quer aproximar-se de Lula e do PT e namora o DEM, com quem tentou, em vão, uma aliança na eleição de 2018. Sinal do interesse é a disposição do PDT de filiar o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates. O chefe de Prates e prefeito da capital baiana é o presidente do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto. Em quem investigação de laranjismo eleitoral no Acre acaba de resvalar.
A assinatura de ACM Neto consta do repasse de 240 mil reais da direção do DEM para uma policial militar do Pará, que concorreu a deputada estadual do Acre em 2018. Uma operação da Polícia Federal (PF) em 20 de novembro buscou e apreendeu documentos para provar que a candidatura da PM Sonia de Fátima Silva Alves foi laranja do chefe do DEM acreano, Alan Rick, deputado federal.

A suspeita de laranjismo de Sonia em favor de Rick foi noticiada por CartaCapital em agosto. Na época, havia no DEM quem dissesse que o laranjismo tinha tido a ciência de ACM Neto. A aposta de 240 mil em Sonia não teria sido feita pela direção do partido sem negociação com Rick, o líder do DEM no Acre. A mulher de Rick, Michele de Araújo Miranda, é a tesoureira estadual da sigla.

A assinatura de ACM Neto no repasse para Sonia faz parte da prestação de contas da campanha da ex-candidata. Foi revelada nesta segunda-feira 25 pela Folha. Há ainda uma segunda assinatura, a do tesoureiro nacional demista, Romero Azevedo, segundo o jornal.

O dinheiro dado a Sonia saiu do fundo público eleitoral a que os partidos tinham direito. Era da cota destinada a mulheres. Se o beneficiário final da grana foi homem, houve aí, em tese, três ilícitos. Desvio de verba pública por quem se beneficiou do dinheiro. Falsidade ideológica por parte do inventor da candidatura. E uso de documentos falsos por quem registrou a candidatura.

Apesar de ter recebido 240 mil reais do DEM, Sonia teve apenas seis votos na eleição, o voto mais caro do País, conforme notícia de fevereiro da Folha.

Há pistas de que a candidatura da PM esteve serviço de Rick, como mostrou CartaCapital em agosto. Sonia e Rick contrataram a mesma pessoa (Jacob Gomes de Almeida Junior), e por valor igual (10 mil reais), para criar peças publicitárias gráficas. Usaram a mesma contadora (Juliana Fernandes do Nascimento), e por pelo valor igual (300 reais). Tiveram o mesmo fornecedor de adesivos e cartazes, S. Cardoso Silva (Rick gastou 343 mil, Sonia 4 mil). Houve ainda 39 mil reais dados por Rick a Sonia, para gasolina e diesel.

Outra pista é um certo aluguel de carro por Sonia. A policial gastou 6 mil reais com a locação de um automóvel Strada, placa NAA-2082. O dono era um candidato concorrente a deputado estadual, Nesio de Carvalho, do PSDB. O tucano disputou a eleição em parceria com Rick. É comum que um candidato a deputado federal e outro a estadual se juntem e um peça voto para o outro. Há imagens eleitorais a mostrar a dupla lado a lado na eleição.

No inquérito da PF, também revelado pela Folha, sobre o caso, o delegado Jacobo Guilherme da Silveira Farias de Melo, não tem dúvida sobre a responsabilidade do chefe do DEM no Acre.

“Sendo Alan Rick o beneficiado direto com os gastos de campanha da candidata e tendo ele, ao mesmo tempo, controle do comitê financeiro, que é quem responde civil e criminalmente pelas irregularidades, parece sinalizar que, sem eximir os demais membros do comitê de parte da responsabilidade, Alan Rick Miranda é responsável pelas irregularidades identificadas”, diz um relatório do delegado.

ANDRÉ BARROCAL
CARTA CAPITAL

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Eleições

Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno

Publicados

em

Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos

Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.

Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:

“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.

Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.

Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.

Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA