Colunistas
MDC MARCA PRESENÇA NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO EM SÃO PAULO
Colunistas
O Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC) – O AMOR curando a ALMA! participou, nos últimos dias, da 27ª Bienal Internacional do Livro no Parque do Anhembi em São Paulo/SP; fazendo-se representar por seu Idealizador, o Procurador da República Reginaldo Trindade. A participação foi da maior relevância para fazer o movimento ainda mais conhecido e, acima de tudo, destacar a gravidade da depressão e demais doenças da alma, assim como a urgente necessidade de acabar com o preconceito com que são vistas pela sociedade e pontuar a importância de se buscar ajuda.
No ensejo foram travados contatos com escritores de todo o país e até do exterior, os quais, em sua esmagadora maioria, ficaram muito impressionados com a causa que move o grupo e com a sua própria existência; comprometendo-se a ajudar no abençoado esforço. O MDC conversou, ainda, com escritoras e representantes das coordenações estaduais da AJEB (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil), sendo, inclusive, convidado, por algumas delas a visitar os respectivos estados em futuro breve.
Para o Idealizador Reginaldo Trindade, foi um momento absolutamente precioso no trabalho do MDC de chamar a atenção do Brasil e do mundo para a gravidade da depressão e a imperiosa necessidade de que sociedade e governo ajam à altura de suas responsabilidades a propósito. “Para quem sabe o valor dos livros (e eu sou uma prova viva disso; devo quase tudo na vida aos livros; até mesmo a minha recuperação no quadro depressivo passou, em larga medida, pelos livros), é abençoado demais poder estar num ambiente dessa magnitude (maior feira de livros de toda a América Latina), falando de uma causa que é do interesse de toda a humanidade”; finalizou Trindade.
SETEMBRO AMARELO. Desde a última semana o MDC tem intensificado as atividades atinentes ao Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida. No dia 06 de setembro Reginaldo Trindade falou para dezenas de servidores da SEGEP – Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas de Rondônia, inclusive para o próprio Superintendente, Coronel Sílvio Luiz Rodrigues da Silva. Já na última quarta-feira, 11, o Idealizador do MDC visitou o Instituto Cultural e Educacional Espírita André Luiz, em Porto Velho/RO – ICEAL, ensejo em que participou de um evento sobre o Setembro Amarelo com várias mulheres da ONG Rosas que Falam, que há mais de cinco anos fazem um trabalho maravilhoso com a temática do cuidado com a saúde mental e emocional. Nessa ocasião, o público-alvo foi composto por, aproximadamente, 40 idosos, alguns dos quais admitiram expressamente estarem enfrentando o Mal do Século.
SETEMBRO BRANCO E VERMELHO DO MDC. Na próxima semana, a partir do dia 19, o MDC fará, sob a ponte do Rio Madeira, o seu próprio evento a propósito desse mês de tamanho simbolismo na luta contra o preconceito e pela valorização da vida. O evento consistirá em um ciclo de orações, pensamentos positivos e boas energias em prol de intenções previamente escritas em livro pelo MDC e por todas as pessoas que quiserem declinar suas aspirações. Nesse trabalho serão ofertados cultos, missas, apresentações culturais, testemunhos etc., tudo com o propósito de destacar a importância da espiritualidade na luta contra a depressão e/ou realçar bons sentimentos, tais como, a paz, a serenidade, o equilíbrio, a vida, o amor, a compaixão, a empatia etc., no processo terapêutico.
Maiores informações sobre o evento pelo WhatsApp (69) 99268-6491 e (69) 9 8117-3923.
ENTENDA O QUE É O MDC. O MOVIMENTO DOS DEPRESSIVOS CONHECIDOS (MDC) – O AMOR CURANDO A ALMA! é um esforço que já congrega centenas de pessoas. Ele parte da premissa de que a sociedade trata muito mal a depressão, enxergando-a como frescura, preguiça, falta de Deus, quando, na verdade a depressão é uma doença e uma mais maiores causas de mortalidade (pelo suicídio) em todas as faixas etárias.
O MDC possui tríplice objetivo: esclarecer a sociedade; combater o preconceito, visto não só sob o prisma da sociedade, mas, também, debaixo da perspectiva de cada adoecido, para que cada pessoa possa ter a confiança e tranquilidade de assumir sua condição, até porque isso é muito libertador. Finalmente, o terceiro objetivo do MDC é ajudar, o máximo que for possível, com a ajuda de Deus, as pessoas que tanto têm sofrido com depressão e outras doenças da alma.
Se você precisa de ajuda, talvez nós possamos socorrê-lo. Se você quer nos ajudar, com certeza poderá fazê-lo. Para ajudar e/ou ser ajudado, mande uma singela mensagem de WhatsApp para o celular (69) 9 8438-5550. Venha fazer parte do movimento que vai tomar conta de Porto Velho, do interior do Estado e, se Deus quiser (e ele vai querer, até porque o movimento é dEle!), de outros estados da federação e mesmo do exterior!
FONTE: Grupo de Mídia e Marketing do MDC
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia4 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO6 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia5 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE