Cujubim
Ministério Público e Polícia Civil deflagram Operação Anhangá na região de Cujubim
Cujubim
O Ministério Público de Rondônia, por meio de seu Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), e a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Machadinho d’Oeste-RO, deflagraram na manhã desta quarta-feira (11/10), a operação Anhangá, na região de Cujubim.
A operação tem como objetivo o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão (acesso a dados telemáticos e cautelar diversa da prisão) expedidos pelo 2º Juízo de Machadinho d’Oeste-RO contra o principal suspeito de ter destruído, mediante uso de fogo, 264ha de floresta replantada, no interior da Resex Rio Preto Jacundá.
Os mandados estão sendo cumpridos em dois endereços do investigado, sua residência e seu imóvel rural, ambos localizados na cidade de Cujubim/RO, e visam reunir elementos de prova suficientes para sua efetiva responsabilização pelos graves crimes praticados.
Além das buscas e apreensões, foi determinado pelo Poder Judiciário o comparecimento periódico quinzenal do investigado em juízo e a proibição de acesso ou frequência ao interior e proximidades da Unidade de Conservação.
A operação, capitaneada pelo Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de Rondônia (GAEMA/MPRO), 1ª Promotoria de Justiça de Machadinho do Oeste e a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Machadinho do Oeste, conta com o apoio de 30 agentes, também oriundos de instituições parceiras, como a Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental e 2ª Cia do 8º Batalhão da Polícia Militar, a Polícia Técnico-Científica do Estado de Rondônia (POLITEC) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM).
O nome da operação faz referência à mitologia brasileira, segundo a qual, Anhangá era um espírito poderoso, protetor das matas, rios e animais selvagens e que, muito embora pudesse adotar a feição de vários animais, geralmente aparecia como um cervo enorme, de coloração branca, olhos vermelhos como fogo e chifres pontudos, e tinha como objetivo afugentar caçadores e madeireiros da floresta.
Cujubim
Investimentos do Programa de Eficiência Energética chegam ao Hospital Municipal de Cujubim
A população de Cujubim ganhou um importante reforço na infraestrutura de saúde esta semana com a entrega das obras de eficiência energética do Hospital Municipal. A iniciativa, fruto de um investimento superior a R$ 170 mil, foi realizada por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e desenvolvido pela Energisa em Rondônia.
Entre as melhorias implementadas estão o sistema fotovoltaico para geração de energia solar, novos aparelhos de ar-condicionado com selo Procel de eficiência, refrigeradores também certificados e uma iluminação renovada com lâmpadas de LED, que são mais econômicas. Com essas mudanças, já está sendo possível uma economia de 27% na conta de energia, um valor significativo que permitirá ao hospital realocar recursos para outras áreas.
Rosália Oliveira, diretora do hospital, destacou os benefícios dos investimentos, não apenas para a instituição de saúde, mas para toda a comunidade. “Essa redução beneficia tanto os servidores do hospital quanto os pacientes. Com essa economia, será possível direcionar os recursos para outras necessidades”, ressaltou Rosália, que também fez um agradecimento especial à Energisa. “Desde o início das obras até a entrega, fomos tratados com muito respeito e educação pelas equipes da empresa. Somos muito gratos por essa parceria.”
Camila Teixeira Lopes, analista de Eficiência Energética da Energisa, comentou sobre a importância desses investimentos e o compromisso social da empresa com a comunidade de Cujubim. “Para nós, da Energisa, é motivo de orgulho poder contribuir de forma tão direta com a qualidade de vida da comunidade e com o bem-estar dos pacientes. O Programa de Eficiência Energética visa justamente promover o uso racional de energia, e ver os resultados concretos dessa ação em Cujubim nos dá muita satisfação,” afirmou.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE