Pesquisar
Close this search box.

Eleições

MP Eleitoral inspeciona locais de votação para retirada de propaganda irregular em Porto Velho (RO)

Eleições

Fiscalização encontrou propaganda irregular nas zonas Leste e Sul da capital rondoniense

O Ministério Público (MP) Eleitoral, pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), realizou inspeção em áreas próximas às escolas, na última quinta-feira (17), nas zonas Leste e Sul de Porto Velho (RO). Os locais da visita foram escolhidos entre aqueles que apresentaram propaganda eleitoral irregular no 1º turno.

A Resolução 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que a propaganda eleitoral em forma de cartaz ou banner é limitada a meio metro quadrado, não sendo permitida mais de uma propaganda em um mesmo local. Apenas no comitê central de candidato a propaganda pode ter até 4 metros quadrados.

“Vários cartazes pequenos, afixados próximos uns dos outros, dão um efeito outdoor e isso é considerado uma forma de burlar a legislação, sendo propaganda irregular”, explica o procurador regional eleitoral Leonardo Caberlon.

Durante a fiscalização, a equipe do MP Eleitoral conversou com moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais, prestando esclarecimentos sobre as limitações da propaganda eleitoral e pedindo a retirada de propagandas irregulares. Muitas pessoas abordadas durante a inspeção afirmaram não conhecer as regras do tamanho e da quantidade de material de propaganda. Nos locais inspecionados, foram encontradas propagandas irregulares dos dois candidatos que concorrem ao cargo de prefeito no segundo turno.

As propagandas eleitorais irregulares não retiradas foram documentadas e encaminhadas pela PRE às Promotorias Eleitorais de Porto Velho para representação junto à Justiça Eleitoral.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Eleições

Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno

Publicados

em

Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos

Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.

Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:

“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.

Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.

Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.

Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA