Pesquisar
Close this search box.

MP/RO

MPRO divulga Carta do Rio de Janeiro, documento resultante do II Congresso Nacional do CNPG

MP/RO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) divulgou nesta quinta-feira (7/11) a Carta do Rio de Janeiro: Os desafios do Ministério Público na Era da Inovação. O documento é um desdobramento de congresso realizado pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), nos dias 28 e 29 de outubro deste ano, na capital fluminense.

O evento teve a presença do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, do Procurador de Justiça Marcelo Lima de Oliveira (Diretor da Escola Superior do MPRO) e do Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago (Chefe de Gabinete da PGJ).

Fruto das tratativas e debates estabelecidos na ocasião, a carta é um instrumento que busca estimular e propor normatizações para a implementação de ações que atendam aos desafios do MP na contemporaneidade e contribuam para o desenvolvimento de recursos tecnológicos no âmbito do Ministério Público brasileiro. O documento é dividido em quatro eixos:

– Sistema de Justiça digital: inteligência artificial, governança digital, proteção de dados e enfrentamento da criminalidade por meios informáticos;

– Estado de Direito Ecologicamente Sustentável, mudanças climáticas e gestão
adequada de desastres socioambientais e problemas estruturais

– Promoção integral dos direitos das vítimas;

– Atuação perante as Cortes Superiores e fortalecimento da cultura de precedentes.

Veja a Carta

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MP/RO

Ministério Público de Rondônia participa de Encontro de Prefeitos e Prefeitas

Publicados

em

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiróz Santiago, representando o Procurador-Geral de Justiça Ivanildo de Oliveira, participou da cerimônia de abertura do “Encontro de Prefeitos e Prefeitas: Transição e Inovação para uma Gestão Eficiente”, nesta quinta-feira (7/11), Em Porto Velho.

O Promotor de Justiça parabenizou os organizadores do evento e teceu elogios à qualidade dos temas que serão abordados no encontro. “As palestras têm temas extraordinários e extremamente pertinentes”. Destacou também a importância de se reunirem em um mesmo espaço os prefeitos que estão deixando o cargo, os prefeitos e prefeitas eleitos e diversas instituições, como o próprio Ministério Público, o Tribunal de Contas, Controladoria-Geral, Assemebleia, Governo do Estado, entre outros.

Em dois dias de evento, estão previstas doze palestras, entre elas uma ministrada pela promotora de Justiça Valéria Canestrini denominada “O Papel do Ministério Público e Sua Interação com as Prefeituras na Promoção da Transparência e da Justiça”. Um painel está previsto como última programação do encontro e versará sobre a transparência na Gestão Pública no cumprimento da Lei de Acesso à Informação e na promoção do Governo Aberto”.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA