Pesquisar
Close this search box.

MP/RO

MPRO participa de lançamento da Política de Linguagem Simples do Poder Judiciário

MP/RO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) esteve presente nesta quarta-feira (27/11) ao ato de lançamento da Política de Linguagem Simples do Poder Judiciário de Rondônia. O instrumento normatizará práticas comunicacionais mais acessíveis, inclusivas e compreensíveis, ampliando o alcance dos cidadãos à Justiça.

Realizado no auditório do prédio-sede da Instituição, em Porto Velho, o evento foi conduzido pelo Presidente do

Evento foi realizado na sede do MPRO

Tribunal de Justiça, Desembargador Raduan Miguel Filho, e, representando o Ministério Publico, participou do evento a Promotora de Justiça Edna Capeli de Oliveira, Diretora de Controle Institucional (CONI) da Corregedoria-Geral do MPRO, além de magistrados e representantes de instituições.

A integrante do MPRO parabenizou o Poder Judiciário local pela iniciativa, afirmando que a política democratiza a prestação dos serviços judiciários, garantindo que todos, independentemente de formação escolar e classe social, entendam seus direitos e deveres, seja no curso de processos judiciais ou na vida em sociedade.

Ao falar sobre sua experiência como professora de Letras, Edna Capeli relatou existir uma visão equivocada de que a linguagem falada é diferente da linguagem escrita e isso acaba representando uma barreira, um entrave para acessar determinados espaços da sociedade, quando, na verdade, a linguagem é instrumento de conexão para a cidadania.

“Criou-se a ideia de que temos duas línguas, a falada e a escrita, uma coloquial e a outa, culta, mas a linguagem é única. Por isso, o uso da linguagem simples, utilizada de forma compreensível, funciona como farol de longo alcance para a população”, afirmou.

Cerimônia – Ao lançar oficialmente a política, o Presidente do TJRO destacou que o instrumento normatiza uma prática há muito executada pela instituição, em especial, em ações itinerantes e projetos voltados aos mais vulneráveis, a exemplo da Justiça Rápida. “A linguagem simples dará mais humanização Justiça, fazendo com que seja mais efetiva ao cidadão”, ressaltou.

A cerimônia teve a presença do Diretor da Escola da Magistratura, Desembargador Alexandre Miguel; do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Gilberto Barbosa; da Juíza Auxiliar da Presidência, Valdirene Clementele; e do Subdefensor Público-Geral, Marcus Édison.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MP/RO

MPRO lança portal para aposentados da Instituição

Publicados

em

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta segunda-feira (9/12) o Portal do Aposentado, uma plataforma digital voltada para membros, servidores aposentados e pensionistas. O objetivo é facilitar o acesso a serviços e informações, além de fortalecer o vínculo com aqueles que já contribuíram para a instituição.

Funcionalidades

O portal, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, está disponível no site oficial do MPRO e reúne diversas ferramentas de uso cotidiano, como emissão de contracheques, declarações de rendimentos, acesso ao sistema de auxílio-saúde (PASS) e ao recadastramento previdenciário do Iperon. Também estão disponíveis o Diário Oficial do MPRO, notícias institucionais, homenagens a aniversariantes, informações históricas no memorial da instituição e links para associações de classe e requerimentos.

Integração e acolhimento

A plataforma foi desenvolvida sob determinação do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que atendeu a um pedido da Associação do Ministério Público (Ampro), e tem como foco ampliar a integração e o sentimento de pertencimento entre os aposentados e pensionistas do MPRO. Além disso, o portal busca tornar mais ágil a identificação e a solução de demandas dessa comunidade.

Fortalecimento de vínculos

Ao lançar o Portal dos Aposentados, o MPRO reforça seu compromisso com a valorização e o acolhimento de seus ex-colaboradores. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de quem contribuiu para o fortalecimento da instituição ao longo dos anos, garantindo que continuem conectados e amparados.

O direito ao acesso a informações e serviços é essencial para a inclusão digital e cidadania. O MPRO segue atuando na defesa desses princípios, promovendo iniciativas que assegurem o bem-estar de todos que fazem parte de sua história.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA