MP/RO
MPRO sedia evento para discutir prevenção da gravidez na adolescência
MP/RO
Na manhã desta quinta-feira(22/2) aconteceu o “2º Seminário Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência”, com o tema “Ampliando o olhar e promovendo o cuidado”.
O seminário trouxe um olhar multifacetado sobre o planejamento familiar, que perpassa diversas frentes da nossa sociedade. Devido a isso, um grupo multiprofissional esteve reunido no auditório do MPRO para o evento. “O problema atravessa vários setores da sociedade. É necessário reunir um esforço coletivo para tratar o tema.” informou a organizadora do evento e subgerente do Núcleo de Saúde da Mulher da Semusa, Ana Emanuela.
O Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, com atribuição na curadoria da saúde municipal, sublinhou a importância da temática da prevenção da gravidez na adolescência. Ele destacou que “a gravidez precoce não representa apenas um risco à saúde, mas também se configura como um problema social”. O membro do MPRO ressaltou a necessidade de atuar na prevenção, afirmando que o tema é fundamental e deve ser trabalhado no presente momento para evitar problemas sociais futuros.
Conforme o Promotor Julian Farago, que atua no GAECIV: “todas as ações voltadas para a prevenção da gravidez na adolescência resultam em consequências positivas para a sociedade”. O Promotor destacou que eventos como o seminário promovem essa reflexão necessária. Enfatizou ainda a necessidade de buscar maneiras de reduzir a ocorrência de gravidez indesejada entre os adolescentes, já que a maioria delas não é planejada.
O Promotor disse também que a gravidez na adolescência se configura como um grave problema, que acarreta diversos riscos, como evasão escolar, gravidez de risco e perigo para a saúde e vida tanto da gestante quanto do bebê. Ele mencionou que programas direcionados para tratar desse tema têm obtido resultados positivos, com redução percentual da incidência de gravidez não planejada nessa faixa etária.
Durante a abertura do evento, a Secretária Adjunta de Saúde de Porto Velho, Marilene Penati, disse que ainda há a necessidade de quebrar muitos paradigmas em relação à gravidez na adolescência. Ela ressaltou a existência de muito preconceito em torno do tema, que é frequentemente associado a um tabu ou pecado.
A participação do MPRO no evento, representado pelo Promotores Tiago Nunes e Julian Farago, reforça o compromisso institucional de abordar questões sociais sensíveis a todos e contribuir para a implementação de medidas efetivas para enfrentar esses desafios na sociedade.
MP/RO
MPRO lança portal para aposentados da Instituição
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta segunda-feira (9/12) o Portal do Aposentado, uma plataforma digital voltada para membros, servidores aposentados e pensionistas. O objetivo é facilitar o acesso a serviços e informações, além de fortalecer o vínculo com aqueles que já contribuíram para a instituição.
Funcionalidades
O portal, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, está disponível no site oficial do MPRO e reúne diversas ferramentas de uso cotidiano, como emissão de contracheques, declarações de rendimentos, acesso ao sistema de auxílio-saúde (PASS) e ao recadastramento previdenciário do Iperon. Também estão disponíveis o Diário Oficial do MPRO, notícias institucionais, homenagens a aniversariantes, informações históricas no memorial da instituição e links para associações de classe e requerimentos.
Integração e acolhimento
A plataforma foi desenvolvida sob determinação do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que atendeu a um pedido da Associação do Ministério Público (Ampro), e tem como foco ampliar a integração e o sentimento de pertencimento entre os aposentados e pensionistas do MPRO. Além disso, o portal busca tornar mais ágil a identificação e a solução de demandas dessa comunidade.
Fortalecimento de vínculos
Ao lançar o Portal dos Aposentados, o MPRO reforça seu compromisso com a valorização e o acolhimento de seus ex-colaboradores. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de quem contribuiu para o fortalecimento da instituição ao longo dos anos, garantindo que continuem conectados e amparados.
O direito ao acesso a informações e serviços é essencial para a inclusão digital e cidadania. O MPRO segue atuando na defesa desses princípios, promovendo iniciativas que assegurem o bem-estar de todos que fazem parte de sua história.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE