Colunistas
“O PODE DA CANETA”, AINDA É DO DR HILDON
Colunistas
FILOSOFANDO
“A vida é uma história contada por idiota, cheia de som e de fúria, sem sentido algum.” WILLIAM SHAKESPEARE (1564/1616), poeta, dramaturgo, ator e escritor inglês que acabou se transformando no mais influente dramaturgo do mundo.
E A BASE?
O novo prefeito da capital rondoniense, o tucano Hildon Chaves, está nesta fase inicial da gestão movimentando-se muito (se comparado ao antecessor que foi inerme) e prometendo também. O primeiro mês de sua posse ainda não terminou e já temos colocados na praça projetos encruados ao longo de décadas, tais como recuperação da EFMM (e não só da praça de mesmo nome), rodoviária internacional, recuperação de estradas distritais, remoção de moradores de áreas de risco, uma festa de arromba para comemorar os 102 anos de vida da capital (dia 24), isto sem falar na doação de um terreno para construção de um novo shopping, etc. Nesse rosário de promessas nem uma palavrinha, ainda, sobre o Ceasa, tema consagrado na sua campanha.
COMO MÚSICA
Acreditar que tão cedo assim o prefeito já viabilizou investimentos para tocar tantos projetos é meio difícil, especialmente para quem mantém os pés fincados na realidade. As declarações do prefeito e de seus acólitos podem soar como música nos ouvidos de quem viveu os últimos sob os efeitos das desastradas gestões dos petralhas e da inerte Turma do Quibe. Finalmente temos um prefeito ágil, que vai às ruas e faz pelo menos limpeza de praças públicas.
VENDER ILUSÃO
Mas dai a acreditar que o novo prefeito já conseguiu dinheiro às pampas para intervenções mais contundentes na extinção dos entraves ao nosso desenvolvimento e melhoria das condições urbanas da cidade há uma longa distância. Enquanto o novo prefeito não trilhar pelo roteiro das prioridades que nortearam sua campanha, inclusive a da devassa sobre os ralos por onde se escoaram os recursos municipais, pelas medidas de saneamento das finanças públicas combatendo praticas como a do empreguismo é melhor ficar um pé atrás, entendo tudo isso como a tentativa de se “vender uma ilusão”.
É PRECISO MAIS
Não será com declarações como as feitas nesse período pelo Ocampo à frente da cultura – vibrando com a “doação” de 400 mil reais para o carnaval – que conseguiremos empolgar investidores a acreditar que vale a pena colocar seu dinheirinho por aqui. Porto Velho tem que fazer mais do que isso para recuperar a credibilidade dos investidores do próprio estado, do país e internacionais.
Ainda somos a cidade das praças e logradouros dominados pela pirataria e camelôs. O mesmo acontece com as calçadas. Em relação ao trânsito nada mudou: ainda prevalece a indústria das multas e o cidadão continua sem ter como estacionar seu veículo, especialmente o centro, com as vagas dominadas especialmente pela ditadura dos motoqueiros. Os terrenos baldios estão por toda a parte, a sinalização de trânsito é caótica, isso para não se falar da falta de sinalização com placas de ruas, etc, etc.
SILÊNCIO
Robson Oliveira – um dos melhores jornalistas rondonienses – foi o grande assessor político de Hildon Chaves durante a campanha. Imaginava-se seu aproveitamento num cargo importante da nova gestão municipal. Isso não aconteceu. Robson, pelo visto, preferiu continuar suas atividades como advogado muito prestigiado e excelentemente remunerado na banca de outro nome de destaque da advocacia local, Diego Vasconcelos.
Como jornalista Robson fez uma profunda observação sobre os desacertos da comunicação (social) política do novo prefeito em relação às críticas feitas por analistas políticos e em veiculações de sites da internet especializados em conteúdos políticos. Um estranhíssimo silêncio tomou conta do gabinete, dando ideia de que há um sentimento de mágoa dos novos áulicos em relação ao jornalista que foi recente guru de Hildon.
PUXASAQUISMO
Há uma tendência de quem gravita ao redor do prefeito em demonizar ou desqualificar os críticos do novo bambambã da cidade. Para Robson isso revela um “excesso” de puxa-saquismo ou mesmo intolerância gerada pela ignorância de como se processa a verdadeira comunicação política num ambiente democrático e republicano. As ponderações do “guru” de Hildon durante a campanha caiu num vácuo inesperado.
A CANETA
Uma pessoa acostumada a conviver sempre com os “tycons” nas entranhas do poder falava ontem que é um erro de avaliação superestimar a influência do presidente regional do PSDB, o ex-senador e empresário Expedito Júnior, nos arraiais que cercam o novo prefeito da capital rondoniense. Segundo ele, Hildon ainda mantém para si “o poder da caneta”. Pode até ouvir os tucanos mais emplumados mas só decide de acordo com suas próprias convicções.
UMA E OUTRA COISA
Tenho acompanhado os caminhos escolhidos por alguns escribas da mídia local em relação ao novo prefeito Hildon Chaves. Muitos já fazendo uma oposição declarada ao tucano substituto da Turma do Quibe na prefeitura. A posição da coluna é a mesma que norteia sua existência de várias décadas: a independência em relação ao núcleo do poder.
A gente não pode ser oposição que tudo está errado, enquanto tem algumas coisas certas, por menor que sejam. Mas também não dá para ser situação que diz que tudo está certo, quando há coisas erradas. É claro que a coluna não concorda com a criação e nomeação de tantos cargos desnecessários, como essa estória de “uma casa” militar na prefeitura.
OLHOS BRILHANTES
Até agora a coluna espera explicações do novo prefeito capazes de convencer de que um norte programático está mesmo em curso.
Não há motivo para esconder: a coluna contribuiu – e muito – para o resultado do processo eleitoral. Não ficou apenas na torcida por Hildon Chaves. Engajou-se na sua bandeira. E assim crê que as melhorias exigidas pela população de Porto Velho virão a médio e longo prazos. Certamente Hildon terá um monte de projetos interessantes.
Ainda não é momento de se decepcionar com algumas decisões calcadas (pelo menos aparentemente) na insegurança (própria da falta de experiência) e no desejo centralizador. Pelo menos nas fotos, dá pare ser ver que o novo prefeito tem brilhos nos olhos e capacidade de se empolgar.
SENSAÇÃO RUIM
Não dá para imaginar como a população de Vilhena consegue conviver com tantos exemplos de corrupção nos entremeios de sua política. Sei não, mas imagino que episódios como o da posse de vereadores presos por corrupção (e mesmo assim eleitos pelo voto) como aconteceu nos últimos dias reforçam a sensação de impunidade que ainda paira sobre nossos políticos.
Com toda a repercussão que esses fatos tiveram na imprensa não só local, mas também nacional, chega a ser bizarro que a nova prefeita da cidade de Vilhena tenha nomeado parentes na atual gestão; numa clara demonstração de que o nepotismo se mantém em várias práticas de Rondônia como uma prática inexpugnável.
PERDIDOS
Se o genial Plínio Marcos ainda estivesse por aqui, certamente escreveria uma nova versão de sua peça mais famosa, desta vez em homenagem a Rodrigo Maia e Jovair Arantes: “Dois perdidos numa política suja”.
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia5 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE