Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Operação #AKHAV

Polícia

A Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO, em parceria com a Delegacia Especializada de Repressão aos Furtos e Roubos de Veículos Automotores – DERFRVA, desencadeou na manhã desta quinta-feira Operação Akhav, para cumprimento de prisões e apreensões envolvendo esquema de financiamento em Porto Velho.

As equipes de policiais da DRACO, DERFRVA e DECCV cumprem mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal desta Comarca, sendo 6 em residências e 1 em empresa de venda e aluguel de veículos, todas localizadas em Porto Velho.

A ação desta manhã é resultado de uma investigação de cerca de 3 meses, e teve início a partir de uma denúncia anônima, recebida no “Disque 197 da Polícia Civil”, que dava conta da atuação de um grupo criminoso especializado em um esquema de estelionato praticado para fins de aquisição de veículos em uma concessionária desta capital.

As diligências do SEVIC da DRACO confirmaram os fatos narrados na denúncia, chegando, inclusive, a identificar várias pessoas que teriam servido como “laranjas” para aquisição de veículos. Os estelionatários cooptavam, em sua maioria, egressos do sistema penitenciário, que forneciam documentação necessária para a viabilização dos contratos de financiamento. Após retirar o veículo da concessionária, o laranja recebia sua contrapartida, variando de R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00, e imediatamente repassava o veículo para membros do grupo criminoso mediante procuração registrada em Cartório.

Além disso, ainda no início das investigações constatou-se a prática de outros crimes, conexos ao esquema de estelionato, já que os “veículos finan” estariam sendo deliberadamente fornecidos para outros criminosos os utilizarem em furtos e roubos ocorridos em nossa capital e outras localidades.

De início, acreditava-se que o aperfeiçoamento do esquema criminoso invariavelmente dependeria da participação de uma pessoa responsável pela “preparação” dos documentos para aprovação do financiamento em nome dos laranjas apresentados pela dupla para aquisição de carros. Entretanto, com a evolução da investigação, comprovou-se que, na verdade, os criminosos apenas se aproveitavam da fragilidade das próprias instituições financeiras quando da exigência de documentos para fins de financiamento de veículos automotores.

Até o momento já foram identificados mais de 100 (cem) veículos, adquiridos, de forma fraudulenta, em quase todas das concessionárias desta capital.

Segundo a Polícia Civil, apesar de em um primeiro momento, figurarem as instituições financeiras como vítimas imediatas dos golpes, a sociedade também é lesada, seja pelo desequilíbrio no mercado de venda e aluguéis de veículos, já que os criminosos se locupletariam sem arcar como os custos naturais – e legais – desse ramo do comércio, bem como pelos crimes patrimoniais praticados por criminosos com a auxílio material dos investigados, que alugavam os automóveis para que outros criminosos praticassem roubos e furtos em diversas localidades.

Entre os alvos desta fase da investigação, figuram a dupla de criminosos JAMES F.S. e RAILTON L.S.A que já foram presos e indiciados na “Operação Apocalipse”, deflagrada, em 2013, pelo extinto GCCO/PC/RO. Entre os diversos crimes descobertos na época, foi apurado um esquema milionário de estelionato envolvendo aquisição, dentre outros bens, de imóveis e veículos automotores.

A denominação da operação remete à história de Jacó, em hebraico Yaakhov, que vem do verbo akhav, que significa “suplantar”, “tomar pelo calcanhar”. No dicionário Aurélio, por sua vez, define “suplantar” como “meter debaixo dos pés, prostrar, levar vantagem”.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA

Publicados

em

A 10ª edição da Operação Força Total, idealizada pelo Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), segue sendo executada nos dias 19 e 20 de dezembro, com foco na prevenção qualificada contra o crime. A operação utiliza abordagens estratégicas, barreiras de trânsito e policiamento ostensivo para garantir maior segurança à população.

Na tarde de quinta-feira, 19, uma barreira policial montada na Rodovia Estadual RO-135 próximo ao distrito de Nova Londrina, resultou na prisão de um suspeito de roubo e na apreensão de armas e objetos roubados. Durante o comando de abordagem, os policiais perceberam a aproximação de um veículo Fiat Argo, cujo motorista realizou uma frenagem brusca ao receber a ordem de parada.

O comportamento chamou a atenção dos militares, e logo em seguida, três indivíduos armados desembarcaram do veículo e fugiram em direção a uma área de mata. O motorista também tentou fugir, mas foi rapidamente contido pela equipe policial. Durante inspeção no interior do veículo foi encontrado um revólver calibre 38 e uma carabina calibre 24.

Após a abordagem, os militares foram informados que o condutor do veículo estava envolvido em um roubo ocorrido minutos antes em uma propriedade rural na região. As vítimas relataram ter sido torturadas pelos criminosos, que exigiam informações sobre dinheiro na residência. Itens como roupas, kits de higiene pessoal e outros pertences, encontrados no veículo, foram reconhecidos pelas vítimas como sendo de sua propriedade.

A ação contou com o apoio de equipes da PETRAN, Força Tática, Canil, PATAMO, BOPE e policiais civis, que cercaram a área de mata em busca dos três fugitivos. Apesar dos esforços, os indivíduos ainda não foram localizados.

Com base no reconhecimento das vítimas e nas evidências coletadas, o motorista foi preso em flagrante pelo crime de roubo. A Polícia Militar continua intensificando o patrulhamento na região para localizar os demais suspeitos e reforçar a segurança da população.

Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelos canais oficiais da corporação.

Texto: Seção de Comunicação Social – P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares

Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência Policial

Fonte: PM RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA