Pesquisar
Close this search box.

Polícia

OPERAÇÃO ALERTA: PM e órgãos de fiscalização flagram festas clandestinas com dezenas de pessoas em Porto Velho

Polícia

A irresponsabilidade de boa parte da população continua alta em Porto Velho, segundo constatação da operação realizada pelo Governo do Estado como forma de frear o avanço do Coronavírus na cidade. Na noite deste sábado, dezenas de pessoas foram flagradas em eventos no centro e Zona Leste da Capital.

Segundo a Secretaria de Comunicação, em apenas um único estabelecimento comercial, um bar frequentado pela classe média de Porto Velho, no centro do Município, 26 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) foram lavrados. Uma equipe da Polícia Militar (PM) que atua na “Patrulha Covid-19” passou pelo local e estranhou a movimentação. “As portas estavam fechadas, mas percebemos movimento e achamos melhor averiguar”, contou um dos policiais.

Os militares bateram à porta, os clientes fizeram silêncio na tentativa de dissuadí-los, mas acabaram sendo flagranteados. A quase 10 quilômetros dali, na zona Leste da capital, uma festa de aniversário que acontecia na rua Sheila Regina foi interrompida pelos agentes públicos que estavam na “Operação Alerta”. Uma denúncia anônima relatou que a aglomeração estava sendo liderada pelo proprietário de uma distribuidora de bebidas do bairro. Ao chegarem no local, os agentes da operação perceberam o momento em que a porta da distribuidora foi fechada. Pelo menos 50 pessoas estavam pelas calçadas bebendo, com som mecânico, churrasqueira acessa, fazendo uso de narguilés e ninguém utilizava máscara.

Um homem assumiu a responsabilidade pelo evento. Visivelmente bêbado, ele disse, inicialmente, que era empresário, mas logo em seguida apresentou outra profissão e durante lavratura do TCO confessou trabalhar em uma oficina de motos. O homem relatou que era seu aniversário e que todas as pessoas presentes ao evento eram seus parentes. Ele colaborou com o Corpo de Bombeiros Militar e com a PM e a festa acabou logo em seguida.

Dezenas de garrafas vazias estavam jogadas pela calçada, indicando que o grupo estava bebendo no local há certo tempo.

Os agentes engajados na “Operação Alerta” também acabaram com uma aglomeração no Skate Park, local bastante frequentado por pessoas que gostam de fazer caminhadas, corridas e jovens que andam de bicicleta e skate.

No momento da abordagem no local, os agentes encontraram dezenas de jovens em momento de descontração. Ao perceberem a chegada das autoridades, os jovens (nenhum de máscara) se dispersaram rapidamente.

As equipes de fiscalização atestam ser inconcebível o posicionamento de grande parte das pessoas autuadas e orientadas na noite deste sábado. A maioria dos flagranteados declarou ter ciência da importância de manter o distanciamento social e das regras sanitárias, sabendo que o Estado vive um momento de muito estresse na rede de saúde, que todas recomendações das autoridades têm o objetivo de evitar aglomeração, mas ainda assim acabam deixando a razão de lado e saem para se divertir em eventos variados.

É comum donos de empresas perceberem a aproximação dos veículos utilizados na Operação e apressarem-se pra fechar a portas, a fim de evitar autuações e até mesmo interdições quando necessário. Uma equipe da PM iniciou suas atividades de combate às aglomerações às 18 horas e passou a noite na missão. As três equipes que atuam na “Operação Alerta” também trabalharam até a madrugada, checando denúncias, conferindo condutas de estabelecimentos e autuando pessoas e empresas que estão em discordância com as orientações do decreto estadual.

A “Operação Alerta” liderada pelo Corpo de Bombeiros Militar, contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil (PC), da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Prefeitura de Porto Velho, por intermédio do Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Fazenda, Secretaria Municipal de Saúde e Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos.

Balanço

Na terceira noite da “Operação Alerta”, 32 estabelecimentos comerciais foram visitados pelas equipes, dos quais 18 estavam sem funcionamento, nove foram notificados, quatro estavam em situação regular, 39 Termos Circunstanciados de Ocorrência foram lavrados, uma interdição foi registrada, três orientações feiram feitas e uma autuação registrada.

Embora as equipes de campo da Operação realizam várias atividades fiscalizatórias, o foco principal do grupo é promover a conscientização e garantir meios de que a Saúde Púbica possa atender a população de modo mais eficiente possível. “A orientação da “Operação Alerta” é sempre o não aglomerar”, enfatiza o coronel bombeiro militar, Gilvander Gregório de Lima.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA

Publicados

em

A 10ª edição da Operação Força Total, idealizada pelo Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), segue sendo executada nos dias 19 e 20 de dezembro, com foco na prevenção qualificada contra o crime. A operação utiliza abordagens estratégicas, barreiras de trânsito e policiamento ostensivo para garantir maior segurança à população.

Na tarde de quinta-feira, 19, uma barreira policial montada na Rodovia Estadual RO-135 próximo ao distrito de Nova Londrina, resultou na prisão de um suspeito de roubo e na apreensão de armas e objetos roubados. Durante o comando de abordagem, os policiais perceberam a aproximação de um veículo Fiat Argo, cujo motorista realizou uma frenagem brusca ao receber a ordem de parada.

O comportamento chamou a atenção dos militares, e logo em seguida, três indivíduos armados desembarcaram do veículo e fugiram em direção a uma área de mata. O motorista também tentou fugir, mas foi rapidamente contido pela equipe policial. Durante inspeção no interior do veículo foi encontrado um revólver calibre 38 e uma carabina calibre 24.

Após a abordagem, os militares foram informados que o condutor do veículo estava envolvido em um roubo ocorrido minutos antes em uma propriedade rural na região. As vítimas relataram ter sido torturadas pelos criminosos, que exigiam informações sobre dinheiro na residência. Itens como roupas, kits de higiene pessoal e outros pertences, encontrados no veículo, foram reconhecidos pelas vítimas como sendo de sua propriedade.

A ação contou com o apoio de equipes da PETRAN, Força Tática, Canil, PATAMO, BOPE e policiais civis, que cercaram a área de mata em busca dos três fugitivos. Apesar dos esforços, os indivíduos ainda não foram localizados.

Com base no reconhecimento das vítimas e nas evidências coletadas, o motorista foi preso em flagrante pelo crime de roubo. A Polícia Militar continua intensificando o patrulhamento na região para localizar os demais suspeitos e reforçar a segurança da população.

Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelos canais oficiais da corporação.

Texto: Seção de Comunicação Social – P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares

Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência Policial

Fonte: PM RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA